Adams Probe 16 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
O Probe 16 foi a estrela da época do cineasta Stanley Kubrick autor do filme "A Laranja Mecânica" em 1970
Modelo real
A imaginação de época foi materializada no Probe, projetado e construído pelos irmãos Adams ao aplicarem o seu conceito sobre os extremos do estilo. Dennis e Peter, que numas pequenas instalações, à beira do rio em Bradford-on-Avon, onde o estilista Peter, o engenheiro Dennis, tem que fazer os carros funcionar.
O primeiro Probe o 15, tinha apenas 29 polegadas de altura um perfil tão baixo que as portas não poderiam ser instaladas e obrigava os automobilistas deveriam subir na cabine pelo teto lateral,
Feito de uma mistura de compensado e resina e utilizando a mecânica do Hilmann Imp de 900 cc teria dado ao Probe uma velocidade maxima de 85 MPH nada espetacular.
O Probe 16 veio logo a seguir, era cinco centímetros mais alto que o original e estava equipado de um motor Austin 1800 mais potente. A carroçaria manteve o sentimento celestial da ficção científica e do improviso que se encaixava perfeitamente no início dos anos setenta. A entrada continuava a ser feita por um teto de vidro deslizante.
O trabalho foi divulgado num folheto pelo The Daily Telegraph Magazine e o Instituto de Fabricantes de Automóveis e Transportes Britânicos, onde o Probe 16 é um coupé futurista e empolgante e agora movido por um motor Leyland 1800 montado atrás.
Como os carros de corrida do Grande Prêmio, o Probe 16 tem rodas menores na frente, 10 polegadas e de 13 polegadas, atrás. “Era apenas uma fantasia particular conseguir algo o mais baixo possível e fazer o que fosse necessário para conseguir isso”, disse Dennis.
Dos três Probe 16 construídos, o primeiro exemplar, (AB / 2, placa MJO 145H), foi vendido ao famoso compositor americano Jim Webb e acredita-se que tenhase tenha incendiado, um destino comum para carros com motor central da época.
O segundo Probe 16 (AB / 3, placa PWV 222H) foi concluída em 1969 e exibida no London Motor Show de 1969, onde dividiu o stande com a Marcos uma vez que os irmãos Adams já trabalharam para Marcos o Marcos 1600.
O segundo Probe foi vendida originalmente para o baixista Jack Bruce e posteriormente oferecido a Corky Laing, o baterista da banda 'Mountain'.
Mais tarde, tornou-se propriedade de um colecionador canadense e designer de automóveis, Dr. Clyde Kwok, até 1983. Desde então, está na coleção particular de Phil Karam.
A terceira e única outra foi o Probe 16 (AB / 4, com a placa JFB 220H) foi exibida no 'Pollock Auto Showcase' nos EUA até ter voltado ao Reino Unido por volta de 1990, por Colin Feyerabend, onde está passando por uma reconstrução e restauração completas
Três exemplares feitos, dos quais se acredita que apenas 2 sobreviveram. Um deles encontra-se no Museu Automotivo Petersen em Los Angeles, Califórnia,
Modificação na miniatura
As rodas foram substituídas pelas dos pequenos fórmulas da Champion.
Miniatura
Abre o tejadilho.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico Whizzwheels.
Fabricante Corgi Toys
Pat. App. Nº 3396/69
Série
Referencia nº 384
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está cravada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Inglaterra
Anos de fabrico 1969 a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Paddock do Circuito inter...
. Circuito Internacional de...
. Desfile de Clássicos na A...
. As novas cores da rotunda...
. Ford Taunus 17 MP3 Cabrio...
. Vamos dar uma volta ao ci...
. Rafael Lobato e o Toyota ...
. As garagens particulares ...
. Auto Union Typ C - Um olh...
. Renault Clio S1600 - Um o...
. Porsche 911 GT3 Cup - Um ...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 1490ª – Fiat 600 Jolly Ca...
. Assim vale apena ver as m...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 188º Encontro de Clássico...
. Lancia Fulvia 1972 - Um o...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Um outdoor a anunciar as ...
. Ford RS 200 K Grundel - U...
. Porsche 911 Carrera 4 S 1...
. Mercedes 180D 1962 - Um o...
. Renault 12 Break - Um olh...
. Toyota Celica 4WD 1983 - ...
. Talbot Sumbean Lotus G. F...
. As minhas 24 horas de Le ...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 911GT! Le Mans 19...
. Austin FX4 Dublin 1980 - ...
. Ford Escort RS Cosworth 1...
. Novas cores para as antig...
. A cortar o cabelo e falar...