Abarth 1000 bialbero - Um olhar sobre as minhas miniaturas
A característica mala aberta, era fantástica e muito racing.
Modelo real
O Fiat Abarth 1000 Bialbero revela a habilidade Carlo Abarth ao apresentar um verdadeiro carro de corrida com chassis e a maior parte da mecânica do Fiat 600,
O primeiro Abarth baseado no Fiat 600 a ser equipado com um motor de 982 cc derivado do motor do 600 foi o Berlinetta com carroceria Zagato, semelhante em aparência aos modelos 750 e 850 Monza iniciada em 1957 com o 750 Record Monza, fruto da colaboração com o Eng. Gioachino Colombo, ex-designer da Ferrari, Maserati e Bugatti, estudou uma cabeça de cilindro com duas árvores de comando no cabeçote.
A carroceria é derivada da do 750 Zagato mas a colaboração entre Carlo Abarth e Zagato cessou e Carlo Abarth encomenda uma nova carroceria a Beccaris com um design foi ainda mais racionalizado é quando o Eng. Mario Colucci e o próprio Abarth decidem que as palavras “Carrozzeria Abarth” deveriam ser afixadas nas partes laterais de cada modelo.
Abarth apresentou o 1000 Bialbero no Salão Automóvel de Turin 1961, com o seu motor de quatro cilindros DOHC em linha, de 982c.c. e 91 cv, carburador Weber duplo “twin-choke”, caixa manual de quatro velocidades e travões de disco à frente e de tambor atrás.
É com a introdução da dupla árvore de cames no motor Abarth de 982c.c. que surge o “Bialbero” 1000 – “bialbero” quer dizer literalmente duas árvores, em italiano. Este motor era um derivado do que equipava o Fiat 600, mas com uma cilindrada e curso maiores, aliados a uma cabeça DOHC, com câmaras de combustão hemisféricas e uma taxa de compressão maior
Nesse ano, o 1000 Bialbero ganhou o prémio Compasso d'Oro de design com a seguinte motivação: “Per la qualità eccellente del disegno, la spregiudicatezza delle soluzioni adottate e l’intelligenza di ogni dettaglio.”
Abarth venceu o título do Campeonato de Fabricantes de 1962 para a classe 'até 1000cc' da Divisão I. Em 1963, as atualizações e modificações no carro continuaram, incluindo a forma geral. O capô do motor foi alongado, o que acrescentou maior estabilidade na velocidade. Uma nova caixa de cinco velocidades foi instalada, o que ajudou a melhorar a velocidade máxima. Abarth terminaria a temporada de 1963 com uma vitória repetida nas corridas da Divisão 1.
Para a temporada de 1964, a categoria Divisão 1 permitia carros de até 1300cc. A Abarth mudou sua atenção para seu modelo 1300 GT com motor Simca, que foi lançado em 1962
Modificação na miniatura
Pintado de vermelho, baseado numa gravura da época em que os faróis também estavam com a mesma cor
Miniatura
O Abarth 1000 estava pintado de prateado com decalques N 182 e matricula TO83 1045 e o emblema grande da Abarth, pneus bem moldados, interior preto, suspensão firme e vidros transparentes. Faróis prateados e traseiros pintados
Na caixa alemã colocaram um adesivo 'IMPORT MARKLIN' e ao lado do Nº 4 tinha um outo adesivo com o No 1911 na aba final.
De lado está gravado Fiat Abarth 1000, quando na realidade ra em decalques.
Disponíveis em duas cores: vermelho pastel e cinza prateado,
No capô dianteiro Abarth e os números de corrida ("182" ou "186") nas portas e no capô traseiro.
Na caixa alemã colocaram um adesivo 'IMPORT MARKLIN' e ao lado do Nº 4 tinha um outo adesivo com o No 1911 na aba final.
Abre as portas, e o capô do motor.
Disponível em vermelho pastel e cinza prateado,
Motor e interior detalhado
Com suspensão.
As rodas têm pneus de borracha
Fabricante Mercury
Série
Referencia nº 41
Material –zamac
Material da placa de base – zamac
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão.
País – Itália
Anos de fabrico a
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