No inicio de Setembro de 2008, Charles McCarty visita Vila Real. Acompanhado pela vila-realense que entretanto rumara às terras de Sua Majestade, percorre o circuito, ou melhor revive a pista que em 1966, 1967 e 1968, havia pisado como piloto.
O seu melhor lugar acontece em 1967, onde com uma maior experiência e um melhor conhecimento do traçado, obtêm o 4º lugar, com um Brabham BT 18. Steve Matchett, o seu companheiro de desgraça, abandona, depois de ter obtido o 3º tempo dos treinos, com um ultrapassado BT 15. No ano anterior, o acidente quase o deixa na ruína, ou não fosse a colaboração de vários beneméritos durante a entrega de prémios.
Em 1968, voltou a não ser feliz, Charles foi obrigado a abandonar na 6º volta.
Na actual Ponte de Ferro sobre o rio Corgo, recorda o seu acidente ocorrido durante a sua primeira participação. Na sequência de um contacto com a berma da ponte e consequente despiste, seguido de um toque do seu compatriota Steve Matchett, na 11ª. volta, espalham os destroços dos seus Brabham ao longo da Ponte Metálica. Entretanto, alguns pedaços saltam os resguardos da ponte, em direcção ao rio. Espectadores e elementos de segurança, aguardam impacientemente que nenhum piloto tivesse a infelicidade de acompanhar algumas dessas partes.
Imediatamente os bombeiros constatam somente a existência de alguns destroços espalhados pela encosta, uma vez que os respectivos pilotos nada sofreram além do tremendo susto.
Alguns pedaços dos bólides foram posteriormente recolhidos e guardados em várias residências, incluindo uma roda pertencente ao formula 3, ainda se encontra bem guardada.
Resultadosdas suasparticipações:
Charles McCarty
1966 Nº 28 BT 18 Acidente
1967 BT 18 Nº 92 4º lugar
1968 BT 18 Nº 23 Abandonou.
Steve Matchett
1966 Nº 3 BT 15 Acidente
1967 Nº 98 BT 15 abandonou.
A partir de então, tem visitado a barbearia situada na curva mais famosa de Vila Real, a curva da Salsicharia, ou melhor, o Sinaleiro, a mítica curva que depois de 1958, proporcionou inúmeras e variadas emoções quer a pilotos e fotógrafos ou espectadores.
É nesse local que se encontra o livro “Circuito Internacional Automóvel de Vila Real Recordações de corredores” com algumas opiniões de pilotos, entre os quais as de McCarthy, nos anos de 1966 ou 67 e 1968, onde se pode ler:
“Eu achei a organização da corrida de alto calibre. Os fiscais das bandeiras fizeram um excelente trabalho. Para o próximo ano eu penso que deviam considerar os seguintes melhoramentos:
A superfície da pista em alguns pontos está irregular e deveria ser recoberta.
A grelha de partida deveria ser mais afastada. Os carros estão perigosamente juntos à partida.
“Eu estou muito contente com a corrida e espero voltar no próximo ano.”
Charles Mc Carty
1968
“Como sempre o meu circuito favorito na minha cidade com pessoas muito simpáticas.”
Charles Mc Carty
Local de encontro de pilotos, entusiastas e curiosos á procura de novidades ou recordações, amavelmente disponibilizadas por Joaquim Teixeira, coleccionador, expositor e divulgador do nosso maravilhoso circuito e quem sabe encontrar Charles Mc Carty a cortar o cabelo.
Assim encontrei no jornal O Comercio do Porto de Segunda-feira 11de Julho de 1966, uma desenvolvida reportagem sobre o acidente ocorrido no Domingo.
Algumas imagens do XIII Circuito Internacional de Vila Real
Na legenda deve retirar-se o nome de Charles McCarty, em virtude de não ter sido reconhecido pelo próprio.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ferrari 330 P4 - Ferrari ...
. Packard V12 Speedster Le ...
. Renault 8 1964 - Um olhar...
. BMW 645i Coupé - Um olhar...
. 196º Encontro de Clássico...
. Ferrari 400 Superamérica ...
. Salmson S4E 1938 - Carros...
. Austin A 35 Seven 1958 - ...
. Fiat 131 Abarth - Os Noss...
. Lamborghini Countach LP 5...
. Ferrari Dino 246 - Ferrar...
. Auburn Boat Tail Speedste...
. 195º Encontro de Clássico...
. Mitsubishi Lancer Evo VII...
. TVR Tuscan T 440R Dream c...
. Ferrari Testa Rossa 1984 ...
. Bucciali TAV-32 1932 - Ca...
. 195º Encontro de Clássico...
. 1659ª Fiat 850 1967 – Os ...
. Porsche 803 GT3 - Um olha...
. 1656ª Ferrari 125 S – Fer...
. Lagonda LG 6 Drophead Cou...
. Alfa Romeo Giulietta - Um...
. Saleen S7R - Um olhar sob...
. 195º Encontro de Clássico...
. Lancia Astura Pininfarina...
. Ford Anglia Fascinante 19...
. Maserati Coupé - Um olhar...
. Ferrari Enzo Ferrari Cole...
. 195º Encontro de Clássico...
. Hispano-Suiza H6C 45 CV N...
. José António Meireles 202...
. MGB - Um olhar sobre as m...
. Lancia Lybra - Um olhar s...
. Ford GT 40 2002- Um olhar...
. Ferrari Colection - Um ol...
. Bugatti 57 SC Atlantic - ...
. Fiat 124 Sport - Um olhar...
. Toyota Célica - Um olhar ...
. 194º Encontro de Clássico...
. Chevrolet Corvette C6-Z51...
. Ferrari Colection - Um ol...