No âmbito das comemorações do cinquentenário do Mini, encontram-se expostos de 20 a 26 de Junho de 2009, vários exemplares deste mítico automóvel no Centro Comercial Dolce Vita Douro, em Vila Real.
As fotos foram obtidas com um telemóvel pelo meu filho.
É neste espaço único e magnifico que iniciativas como estas, permitem fomentam o lazer e a recuperação de veículos antigos.
Com o objectivo de homenagear o emblemático citadino britânico, símbolo de uma geração contemporânea da mini-saia, rock’n’roll, da Barbie e dos Buggy , podemos encontrar vários modelos então produzidos, incluindo um originário de Angola e um exemplar do mini moke, inicialmente destinado às forças militares, acabou por ser oferecido aos particulares, como veículo de lazer.
Produzido em Inglaterra, pelas fábricas da Morris e Austin, continuou a sua realização na Austrália e mais tarde em Portugal (Industria de Montagem Automóveis), com kits KDK, finalmente em Itália manufacturado pela Cagiva.
No exterior, vários tem sido os modelos que temporariamente ali permanecem muitos deles ainda em uso, mostram a sua extraordinária capacidade de adaptação aos tempos modernos provando como o projecto de Alec Issigonis, entusiasmou e continua a entusiasmar multidões.
Produzido por duas marcas e baptizado com dois nomes diferentes (Austin Seven e Morris Minor) rapidamente foi apelidado de Mini e impressionando pelas suas reduzidas dimensões: 3,05 metros de comprimento, 1,40 metros de largura e 1,35 metros de altura.Podendo levar quatro pessoas, sem tanto conforto e pouca bagagem.
Marcas como a Riley com o Elf, Wolseley e o Hornet proporcionaram algumas modificações de carroçaria, enquanto outras se limitaram a copiar como a espanhola Authi (Automóviles de Turismo Hispano Ingleses S.A), a italiana Innocenti ou os argentinos Mini Cord.
O piloto John Cooper, convenceu a BMC (British Motor Corporation, grupo fabricante do veículo) a lançar uma versão desportiva do carro. Nascia, assim, o famoso Mini Cooper, presença constante em todas as competições mundiais que fizeram as delícias de milhares de pilotos e candidatos a pilotos, em todo o mundo.
Em Vila Real vários foram os pilotos que nos deliciaram com as suas proezas, podendo destacar nomes como: Manuel Lopes Gião, Ernesto Neves, Alfredo César Torres, Bernardo de Sá Nogueira ou Mário Gonçalves e o seu estranho protótipo.
Serviu de base para modelos como o Mini Marcos, Unipower, Deep Sanderson entre outros.
Satisfez os desejos de Ralph Broad's com o Broadspeed GT, ou Radford e o Mini de Ville,aos exóticos Ogle Fletcher GT , aristocráticos Beauford, ou aos modelos de corrida como Landar R6 ou ASP 1300S.
No inicio dos anos setenta o Mini Clubman, originou o 1275 GT, o Mini de estrada mais desportivo.
Ao longo dos anos, o Mini ganhou oficialmente poucas modificações, mas foi certamente um dos modelos mais transformado em todo o mundo.
O primeiro Mini 1959, um Morris Minor branco, de placa 621 AOK,estava á venda por apenas £496 e era capaz de atingir os 115 km/h de velocidade máxima e a última unidade saiu da linha de montagem a 4 de Outubro; tinha o nº 5.387.862.
Antes da produção ter sido transferida para Longbridge, entre 1959 e 1968, foram fabricados em Cowley, 602 817 Mini.
Algumas conversões em Beach Car, idealizadas por Dick Burzi e destinados aos serviços de praia, utilizados tanto por particulares, como por Hotéis e resortes em zonas de férias.
Conversões em Beach Car idealizadas por Dick Burzi.
Alec Issigonis ao volante de una destas adaptações.
Em 1970, os emblemas da Austin e da Morris desaparecem no novo modelo. A partir de então os carros passaram a chamar-se unicamente MINI.
Nomes como Steve McQueen, Paul Newman e Clint Eastwood, os Beatles George Harrison e John Lennon, o piloto Niki Lauda e até Enzo Ferrari, o mítico fundador da Ferrari, todos eles tiveram e eram entusiastas do Mini e eu também.
De um simples esboço num guardanapo de papel até aos nossos dias, passaram 50 anos e mais de 5 Milhões de minis foram entretanto transaccionados.
Cronologia
<w:lsdexception shadin="" name="Medium" unhidewhenused="fals
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ferrari 312 PB - Um olhar...
. BMW Isetta - Um olhar sob...
. Fiat Abarth 2000 Pininfar...
. Morris Bull Nose 1923 Spo...
. O Azulinho de José Luis M...
. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...
. Abarth 1000 bialbero - Um...
. Voisin 17 CV "Carene".- U...
. Seat 850 Sport - Um olhar...
. James Bond 007 Aston Mart...
. Mc Laren M8 A can Am - Um...
. Panhard & Levassor 6 Cil ...
. Ford Capri 2900 Injection...
. Alfa Romeo Carabo Bertone...
. Toyota de You Only Live T...
. Ferrari 512 M Sunoco - Um...
. Alfa Romeo Canguru - Um o...
. Chevrolet Corvette Pininf...
. Jaguar E - Um olhar sobre...
. Renault AG Town Car 1910 ...
. Isso Grifo 7 Litre - Um o...
. Ford Mustang Rally «Spa S...
. Alfa Romeo P 33 Pininfari...
. Circuito de Vila Real 195...
. Cadillac El Dorado1967 - ...
. O Showman continua. Tom C...
. Mercedes SS Torpedo Fecha...
. A ler a Topos & Clássicos...
. Maserati Quatro Porte - U...
. Tiago Monteiro O WTCR est...
. Vauxhall Cresta - Um olha...
. Porsche 917-10 Can Am 197...
. Bentley Continental Sport...
. Alfa Romeo 33 Protótipo "...
. Maserati Indy - Um olhar ...
. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...
. 6º Encontro Virtual de Cl...
. Jaguar 3.4 - Um olhar sob...
. De Dion Bouton 1890 Vis à...
. Alfa Romeo 33/3.1970 - Um...
. Ford T 1915 - Um olhar so...
. Chevron B 16 - Um olhar s...