IPA 300 1958 - Fabrico Nacional - Porto de Mós
Um em bom estado, o outro não.
O IPA de um modo geral pode ser considerado como uma evolução do Lusito, no qual foram aplicadas as ideias principais, iniciadas certamente na sequência do auxílio prestado pelo Engº Monteiro Conceição, na sua oficina de metalomecânica, em Porto de Mós, aquando de uma pequena avaria surgida durante uma viagem do pequeno protótipo, em 1954.
Destinado a motorizar uma pequena família e alguma bagagem, é um automóvel novo do qual foram construídos e desenvolvidos dois protótipos, um 2+2 o DD-85-80 e um belo coupé o BD-94-94.
O motor escolhido foi o British Anzani de 2 cilindros , 2 tempos e 15 cv, que equipava os pequenos automóveis comerciais ingleses Astra.
O IPA 300, era um elegante coupé apresentado na Feira das Industrias Portuguesas em1958, era a estrela do certame, que contou com a presença de Presidente da Republica General Craveiro Lopes e de Marcelo Caetano.
O 2+2 foi entretanto acabado e também recebeu o livrete provisório para circulação e experiencias.
A licença de fabricação em serie nunca seria emitida, uma vez que já se pensava na montagem no nosso pais de veículos em Kit CKD (completly knocked down) provenientes de outros países.
Um belo exemplar do nosso parque automóvel
O coupé
O IPA 300 no Museu do Caramulo, durante a exposição Automóveis Portugueses.
O 2+2
Num trabalho de divulgação do Museu do Caramulo, na AutoClássico Porto 2009, Patricio Patrício Gouveia conversava com os visitantes que por lá apareciam e pretendiam as mais diversas informações.
IPA Fabrico Nacional Porto de Mós
Saber mais
Auto Foco nº 514 de 28 de Janeiro de 2010
O artigo em duas paginas intitulado a “A efémera estrela da industria nacional “ como sempre assinada por José Barros Rodrigues
O livro Automóveis Portugueses, editado pelo Museu do Caramulo, amplamente ilustrado com fotografias da época.
Uma oportuna actualização
As variantes planeadas para a gama IPA
O descapotável e o familiar 325.
In Auto Foco nº 528 de 6 de Maio de 6 de Maio de 2010
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Lamborghini Countach 5000...
. AEC Double Decker RT - Um...
. Abarth 031- Um olhar sobr...
. Bugatti T 59 - Um olhar s...
. Ferrari GTO David Piper -...
. Elizalde Tipo Rainha Vict...
. Daytona cabriolet - Um ol...
. Porsche 944 - Um olhar so...
. Chevrolet Corvette Pace C...
. 168º Encontro de Clássico...
. Dodge Pick Up Sun Club - ...
. Rolls Royce Corniche - Um...
. Itala - Um olhar sobre as...
. Chevrolet Camaro 1983 - U...
. Bugatti Atalante azul - U...
. Porsche Cup - Um olhar so...
. Bugatti Royale - Um olhar...
. Cadillac Coupe de Ville 1...
. Packard Sedan 1935 - Um o...
. Mercedes Benz 190 16 S - ...
. Lotus Eleven streamlined ...
. Airflow - Um olhar sobre ...
. Chevrolet Corvette C4 - U...
. 168º Encontro de Clássico...
. Bentley Continental- Um o...
. Lada Niva - Um olhar sobr...
. Citroen 15 CV 1952 - Um o...
. Mercedes-Benz (Adenauer) ...
. 167º Encontro de Clássico...
. Lande Rover Correios ingl...
. Lada Samara- Um olhar sob...
. Peugeot 605 - Um olhar so...
. Packard Super Eight 1937 ...
. Buick Special 1958 "Sweep...
. YA3 - Um olhar sobre as m...
. Citroen dois cavalos - Um...
. Final da Volta a Portugal...
. Bugatti T 57 Tank - Um ol...
. Bugatti T59 - Um olhar so...
. Bugatti Royale- Um olhar ...
. Bugatti Type 23 - Um olha...
. Ferrari 512 BB- Um olhar ...
. 167º Encontro de Clássico...
. Honda z - Um olhar sobre ...
. Triumph TR 3S - Um olhar ...