Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

MG Especial 1952

 

MG, MG Especial ou o MG Canelas

Mais um exemplar único construído em Portugal e que não foi referenciado com o nome do seu criador, o engenheiro mecânico José Jorge Canelas. Conhecido como MG Especial, este elegante automóvel de corrida foi construído no ano de 1954.

José Jorge Canelas em MG na Rampa de Santa Luzia em 1952

 

No inicio dos anos 50º  fez algumas provas com o um MG TC, aquele que foi o primeiro modelo do pós-guerra da Morris Garage, sucessor do TB, idêntico a seu antecessor, agora com  três velocidades sincronizadas, tavões hidráulicos e habitáculo 10 cm mais largo. Conforme os dados da época, com um motor idêntico ao do TB, capaz de atingir 125 km/h.


Duas taças

Rampa da Penha 1952 - 1º do IIIº Grupo

Rampa do Gradil 1952 - III grupo  - 1º classificado


Mais três taças

Rampa da Pena  1952
Campeonato de condutores 1956
Rampa de Santa Luzia 1952  1º do III Grupo


Insatisfeito com as performances do MG TC, iniciou uma serie de modificações no qual resultou num novo automóvel.

Para o desenho da carroçaria recorreu aos trabalhos do seu colega no Instituto Superior Técnico, António Andrade, também engenheiro que gostava de delinear novos automóveis.

O chassis original não correspondia aos seus desejos e um novo chassis tubular começou a ganhar corpo, numa oficina improvisada nos Olivais.

Idealizou um novo chassis utilizando tubos em aço cromo – molibdénio soldados nas instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.

A carroçaria em alumínio foi executada a mão segundo os desenhos do seu amigo e adaptados no local com a sua ajuda, às dimensões do carro.

Quando terminado era um automóvel muito diferente do original, mais baixo, elegante e muito original, ao ponto de Dennis Jenkinson num artigo da Motorspor o considerar como um exemplo de engenharia e de qualidade de acabamento.



 

Inscrito, não compareceu no Circuito da Boavista em 1954 para a IIº Taça Cidade do Porto, devido a problemas de alimentação do motor..

A primeira prova do novo automóvel foi então o Circuito de Monsanto onde José Canelas obteve o sétimo lugar.


No ano seguinte, 1955, no Circuito da Boavista e na IIIª Taça cidade do Porto a classificação seria a seguinte:

1º - Joaquim Filipe Nogueira Porsche Spyder 1500

2º Wolfgang Seidel Porsche Spyder 1500

3º Ernest LautenschlagerPorsche  Spyder 1500

4º Joaquim Correia de Oliveira Olda

5º Jorge Canelas  MG

Ficha técnica:

Motor - 4 cil.;

Cilindrada - 1500 cc;

Caixa de velo. - 4 velocidades;

Chassis Nº 2949;

Peso 550 kg;

95 cv;

Velocidade máxima - 195 km/h

 

 

 

 

 

 

 


O MG Canelas no Museu do Caramulo, durante a exposição Automóveis Portugueses.

 


O seu  fabuloso desenho, lembra em muito o futuro Ferrari Testa Rossa de 1957

Saber mais


Auto Clássico Dezembro de 1992

 


Motor Clássico Nº 25

Encontrámos o MG Canelas


Motor Clássico Nº 26

"Desenhei o MG Canelas" António Andrade


publicado por dinis às 02:15
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17
18


26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Chevron B23 - Um olhar so...

. Eduardo Santos na sua pas...

. LOLA T292 Gitanes - Um ol...

. Datsun 240 Z SCCA- Um olh...

. ​Lynk & Co Cyan Racing co...

. TCR World Tour 2023

. Ford Capri RS - Um olhar ...

. BMW M1 Le Mans - Um olhar...

. BMW M1 Sauber Basf silhue...

. 163º Encontro de Clássico...

. Bugatti Royale type 41 We...

. CAVR 2º Exposição de Mini...

. Chevron B36 ROC - Um olha...

. Toyota Celica 1600 GT - U...

. Alfa Romeo Scuderia Ferra...

. Lincoln Model L 1928 - Um...

. 163º Encontro de Clássico...

. Bugatti 57 S Atalante des...

. Renault 5 Turbo - Um olha...

. Peugeot 205 Heller 1987- ...

. MG TC - Um olhar sobre as...

. Peugeot 505 - Um olhar so...

. Bugatti T 50 - Um olhar s...

. Porsche Kremer K2 grupo 5...

. 163º Encontro de Clássico...

. Tyrrell F1 008 Elf - Um o...

. Moskvitch, o habitante de...

. ZIL 117 - Um olhar sobre ...

. Volga em russo Волга - Um...

. Opel Manta 400 - Um olhar...

. Circuito Internacional de...

. Bugatti Royale 41 Kellner...

. Monteverdi Hai 450 SS - U...

. 161º Encontro de Clássico...

. Bugatti Type 55 Roadster ...

. 36º Encontro Motard Carna...

. Um modelo Russo - Um olha...

. Renault 4L Fourgonnette  ...

. 36º Encontro Motard Carna...

. Fiat Ritmo cabriolet  - U...

. 161º Encontro de Clássico...

. BMW M1 Le Mans 1983 Warst...

. Lancia Rallye Evo 2, uma ...

. Renault Fuego - Um olhar ...

. Packard  38  Phaeton - Um...

. Ferrari T 1975 - Um olhar...

. Bugatti  T 59 - Um olhar ...

. Lancia 037 Rally Vila Rea...

. Peugeot 505 - Um olhar so...

. Circuito Internacional de...

.arquivos

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub