MG, MG Especial ou o MG Canelas
Mais um exemplar único construído em Portugal e que não foi referenciado com o nome do seu criador, o engenheiro mecânico José Jorge Canelas. Conhecido como MG Especial, este elegante automóvel de corrida foi construído no ano de 1954.
José Jorge Canelas em MG na Rampa de Santa Luzia em 1952
No inicio dos anos 50º fez algumas provas com o um MG TC, aquele que foi o primeiro modelo do pós-guerra da Morris Garage, sucessor do TB, idêntico a seu antecessor, agora com três velocidades sincronizadas, tavões hidráulicos e habitáculo 10 cm mais largo. Conforme os dados da época, com um motor idêntico ao do TB, capaz de atingir 125 km/h.
Duas taças
Rampa da Penha 1952 - 1º do IIIº Grupo
Rampa do Gradil 1952 - III grupo - 1º classificado
Mais três taças
Rampa da Pena 1952Campeonato de condutores 1956Rampa de Santa Luzia 1952 1º do III GrupoInsatisfeito com as performances do MG TC, iniciou uma serie de modificações no qual resultou num novo automóvel.
Para o desenho da carroçaria recorreu aos trabalhos do seu colega no Instituto Superior Técnico, António Andrade, também engenheiro que gostava de delinear novos automóveis.
O chassis original não correspondia aos seus desejos e um novo chassis tubular começou a ganhar corpo, numa oficina improvisada nos Olivais.
Idealizou um novo chassis utilizando tubos em aço cromo – molibdénio soldados nas instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.
A carroçaria em alumínio foi executada a mão segundo os desenhos do seu amigo e adaptados no local com a sua ajuda, às dimensões do carro.
Quando terminado era um automóvel muito diferente do original, mais baixo, elegante e muito original, ao ponto de Dennis Jenkinson num artigo da Motorspor o considerar como um exemplo de engenharia e de qualidade de acabamento.
Inscrito, não compareceu no Circuito da Boavista em 1954 para a IIº Taça Cidade do Porto, devido a problemas de alimentação do motor..
A primeira prova do novo automóvel foi então o Circuito de Monsanto onde José Canelas obteve o sétimo lugar.
No ano seguinte, 1955, no Circuito da Boavista e na IIIª Taça cidade do Porto a classificação seria a seguinte:
1º - Joaquim Filipe Nogueira Porsche Spyder 1500
2º Wolfgang Seidel Porsche Spyder 1500
3º Ernest LautenschlagerPorsche Spyder 1500
4º Joaquim Correia de Oliveira Olda
5º Jorge Canelas MG
Ficha técnica:
Motor - 4 cil.;
Cilindrada - 1500 cc;
Caixa de velo. - 4 velocidades;
Chassis Nº 2949;
Peso 550 kg;
95 cv;
Velocidade máxima - 195 km/h
O MG Canelas no Museu do Caramulo, durante a exposição Automóveis Portugueses.
O seu fabuloso desenho, lembra em muito o futuro Ferrari Testa Rossa de 1957
Saber mais
Auto Clássico Dezembro de 1992
Motor Clássico Nº 25
Encontrámos o MG Canelas
Motor Clássico Nº 26
"Desenhei o MG Canelas" António Andrade
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