Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

MG Especial 1952

 

MG, MG Especial ou o MG Canelas

Mais um exemplar único construído em Portugal e que não foi referenciado com o nome do seu criador, o engenheiro mecânico José Jorge Canelas. Conhecido como MG Especial, este elegante automóvel de corrida foi construído no ano de 1954.

José Jorge Canelas em MG na Rampa de Santa Luzia em 1952

 

No inicio dos anos 50º  fez algumas provas com o um MG TC, aquele que foi o primeiro modelo do pós-guerra da Morris Garage, sucessor do TB, idêntico a seu antecessor, agora com  três velocidades sincronizadas, tavões hidráulicos e habitáculo 10 cm mais largo. Conforme os dados da época, com um motor idêntico ao do TB, capaz de atingir 125 km/h.


Duas taças

Rampa da Penha 1952 - 1º do IIIº Grupo

Rampa do Gradil 1952 - III grupo  - 1º classificado


Mais três taças

Rampa da Pena  1952
Campeonato de condutores 1956
Rampa de Santa Luzia 1952  1º do III Grupo


Insatisfeito com as performances do MG TC, iniciou uma serie de modificações no qual resultou num novo automóvel.

Para o desenho da carroçaria recorreu aos trabalhos do seu colega no Instituto Superior Técnico, António Andrade, também engenheiro que gostava de delinear novos automóveis.

O chassis original não correspondia aos seus desejos e um novo chassis tubular começou a ganhar corpo, numa oficina improvisada nos Olivais.

Idealizou um novo chassis utilizando tubos em aço cromo – molibdénio soldados nas instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.

A carroçaria em alumínio foi executada a mão segundo os desenhos do seu amigo e adaptados no local com a sua ajuda, às dimensões do carro.

Quando terminado era um automóvel muito diferente do original, mais baixo, elegante e muito original, ao ponto de Dennis Jenkinson num artigo da Motorspor o considerar como um exemplo de engenharia e de qualidade de acabamento.



 

Inscrito, não compareceu no Circuito da Boavista em 1954 para a IIº Taça Cidade do Porto, devido a problemas de alimentação do motor..

A primeira prova do novo automóvel foi então o Circuito de Monsanto onde José Canelas obteve o sétimo lugar.


No ano seguinte, 1955, no Circuito da Boavista e na IIIª Taça cidade do Porto a classificação seria a seguinte:

1º - Joaquim Filipe Nogueira Porsche Spyder 1500

2º Wolfgang Seidel Porsche Spyder 1500

3º Ernest LautenschlagerPorsche  Spyder 1500

4º Joaquim Correia de Oliveira Olda

5º Jorge Canelas  MG

Ficha técnica:

Motor - 4 cil.;

Cilindrada - 1500 cc;

Caixa de velo. - 4 velocidades;

Chassis Nº 2949;

Peso 550 kg;

95 cv;

Velocidade máxima - 195 km/h

 

 

 

 

 

 

 


O MG Canelas no Museu do Caramulo, durante a exposição Automóveis Portugueses.

 


O seu  fabuloso desenho, lembra em muito o futuro Ferrari Testa Rossa de 1957

Saber mais


Auto Clássico Dezembro de 1992

 


Motor Clássico Nº 25

Encontrámos o MG Canelas


Motor Clássico Nº 26

"Desenhei o MG Canelas" António Andrade


publicado por dinis às 02:15
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