Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

MG Especial 1952

 

MG, MG Especial ou o MG Canelas

Mais um exemplar único construído em Portugal e que não foi referenciado com o nome do seu criador, o engenheiro mecânico José Jorge Canelas. Conhecido como MG Especial, este elegante automóvel de corrida foi construído no ano de 1954.

José Jorge Canelas em MG na Rampa de Santa Luzia em 1952

 

No inicio dos anos 50º  fez algumas provas com o um MG TC, aquele que foi o primeiro modelo do pós-guerra da Morris Garage, sucessor do TB, idêntico a seu antecessor, agora com  três velocidades sincronizadas, tavões hidráulicos e habitáculo 10 cm mais largo. Conforme os dados da época, com um motor idêntico ao do TB, capaz de atingir 125 km/h.


Duas taças

Rampa da Penha 1952 - 1º do IIIº Grupo

Rampa do Gradil 1952 - III grupo  - 1º classificado


Mais três taças

Rampa da Pena  1952
Campeonato de condutores 1956
Rampa de Santa Luzia 1952  1º do III Grupo


Insatisfeito com as performances do MG TC, iniciou uma serie de modificações no qual resultou num novo automóvel.

Para o desenho da carroçaria recorreu aos trabalhos do seu colega no Instituto Superior Técnico, António Andrade, também engenheiro que gostava de delinear novos automóveis.

O chassis original não correspondia aos seus desejos e um novo chassis tubular começou a ganhar corpo, numa oficina improvisada nos Olivais.

Idealizou um novo chassis utilizando tubos em aço cromo – molibdénio soldados nas instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.

A carroçaria em alumínio foi executada a mão segundo os desenhos do seu amigo e adaptados no local com a sua ajuda, às dimensões do carro.

Quando terminado era um automóvel muito diferente do original, mais baixo, elegante e muito original, ao ponto de Dennis Jenkinson num artigo da Motorspor o considerar como um exemplo de engenharia e de qualidade de acabamento.



 

Inscrito, não compareceu no Circuito da Boavista em 1954 para a IIº Taça Cidade do Porto, devido a problemas de alimentação do motor..

A primeira prova do novo automóvel foi então o Circuito de Monsanto onde José Canelas obteve o sétimo lugar.


No ano seguinte, 1955, no Circuito da Boavista e na IIIª Taça cidade do Porto a classificação seria a seguinte:

1º - Joaquim Filipe Nogueira Porsche Spyder 1500

2º Wolfgang Seidel Porsche Spyder 1500

3º Ernest LautenschlagerPorsche  Spyder 1500

4º Joaquim Correia de Oliveira Olda

5º Jorge Canelas  MG

Ficha técnica:

Motor - 4 cil.;

Cilindrada - 1500 cc;

Caixa de velo. - 4 velocidades;

Chassis Nº 2949;

Peso 550 kg;

95 cv;

Velocidade máxima - 195 km/h

 

 

 

 

 

 

 


O MG Canelas no Museu do Caramulo, durante a exposição Automóveis Portugueses.

 


O seu  fabuloso desenho, lembra em muito o futuro Ferrari Testa Rossa de 1957

Saber mais


Auto Clássico Dezembro de 1992

 


Motor Clássico Nº 25

Encontrámos o MG Canelas


Motor Clássico Nº 26

"Desenhei o MG Canelas" António Andrade


publicado por dinis às 02:15
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. A ler a Topos & Clássicos...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019

. 122º Encontro de Clássico...

. Motos, motos e mais motos

. Pedro Alves e Alexandre A...

. Race of Japan

. WTCR eSports última corri...

. VW a electrificar os seus...

. 51º Circuito Internaciona...

.  BMW M1 Spa Francorchamps...

. Rally de Portugal Históri...

. Rally de Portugal Históri...

. Rally de Portugal Históri...

. 121º Encontro de Clássico...

. 121º Encontro de Clássico...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria

. Ferrari 250 LM e BMW 2800...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. 120º Encontro de Clássico...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Mário Gonçalves na sua pa...

. Caramulo Motorfestival 20...

. NSU de Sanz de Madrid em ...

. 120º Encontro de Clássico...

. 120º Encontro de Clássico...

. 60 Anos de Mini...

.arquivos

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS