O Ford Especial do Ferreirinha, Ponto de Interrogação ou o que resta dele,
o Felcom, um distinto automóvel nacional, ainda existente.
Um automóvel de corrida que é bem o exemplo do espírito empreendedor e do desenrascanço português.
Um modelo desactualizado, o celebre Ponto de Interrogação desenvolvido e utilizado por Eduardo Ferreirinha nas competições, já não era utilizado pele equipa, com outras prioridades e certamente a pensar nas potencialidades do revolucionário V 8 da Ford.
O Ford A N-8659 de 4 cilindros, equipado com a cabeça Miller foi vendido com todos os seus componentes a Eduardo Carvalho, inclusive o seu ainda mais velho Turcat-Méry dos anos 20.
Eduardo Carvalho compareceu com a sua aquisição no Circuito da Campo Grande, disputado em Maio de 1933, mas abandonou.
O bólide foi entretanto reconstruído com o chassis mais leve e invertido do Turcat-Méry, ao qual se juntou o experimentado conjunto motor/transmissão do Ford A, com a transformação Miller, sob os cuidados de Salvador Vila Maior.
Com este chassis foi necessário redesenhar a carroçaria com ela uma nova decoração.
IIIº Circuito da Boavista, a última prova do ano, o Felcom em acção, pilotado pelo seu construtor.
A primeira prova foi na última edição dos anos 30ª, do Circuito da Boavista a 13 de Agosto de 1933, onde o Felcom foi naturalmente inscrito na categoria Corrida.
Após a partida, Eduardo Carvalho levou o seu bólide às boxes, logo na primeira volta e só entrou na prova quase meia hora depois, não conseguindo classificar-se.
Henriques dos Santos com o Felcom - inscrito como Ford - no circuito do Estoril.
Com um novo motor a 20 de Outubro de 1935 no circuito do Estoril Henriques dos Santos saiu da primeira linha de partida - lugar que lhe coube por sorteio - mas era um carro lento e arrastou-se com muitas dificuldades até à sua desistência.
Já durante os treinos de sexta-feira, na curva da Estação, o Ford partiu uma roda nas pode participar na corrida.
Características
Ano de fabrico - 1933
Motor - Ford 4 cilindros em linha com transformação Miller.
Cilindrada - 3285cc
Caixa de velocidades - manual de 3 velocidades + marcha atrás.
O Felcom no Museu do Caramulo, durante a exposição Automóveis Portugueses.
In Antigos – Revista das Viaturas Antigas Nº 9 de Março de 1993
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