Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

Aerodinâmica em forma de gota - 10 – Volkswagem


KdF-Wagen Volkswagem

 

 

Motorizar a Alemanha era a ambição de Adolf Hitler, que esteve na origem do "carro do povo" Volkswagen, projectado pelo genial Ferdinad Porsche.

Ferdinand desenhou o protótipo VW em 1933 e foi apresentado ao Ministério Alemão dos Transportes, no dia 17 de Janeiro de 1934, englobado no seu “Estudo da Produção de um carro Alemão para o Povo” , tendo com base quatro grandes objectivos: espaço para toda a família, conforto, potência suficiente para subir montanhas e um chassis polivalente que se pudesse adoptar a diversas carroçarias.

O dia 22 de Junho de 1934, marca a história do automóvel quando a Associação do Reich Alemão para a Indústria Automóvel dá a ordem para construir o Volkswagen. Os protótipos são desenvolvidos e submetidos aos mais duros testes.

 

Para a apresentação do KdF-Wagen e lançamento da primeira pedra da fábrica de Wolfsburg, o governo alemão programou uma grande festa, com a presença de seu líder, em Maio de 1938. Na ocasião foram apresentados três modelos: um convencional, um cabriolet (conversível) e um com teto solar.

 

Muito interessante também foi a forma como os automóveis iriam ser vendidos: metade do seu valor deveria vir do preenchimento de um álbum de selos, comprados semanalmente.

Com um preço fixo de  990“reichsmarks”, o KdF-Wagen mostrava ser acessível a uma maioria dos alemães. Mas, a guerra frustrou todos os desejos e não foi possível conseguir entregar um único carro que fosse a um cliente privado, os 340 mil investidores no projecto perderam o seu dinheiro, embora houvesse varias tentativas para o reaver.

 

A partir de 1939, Ferdinand Porsche desenvolveu novas variantes do Volkswagen para o uso militar. Assim, mais de 60.000 unidades dos jipe Kübelwagen, do Schwimmwagen (anfíbio e do Kommandeurwagen (carro de comando), alguns dos quais com tracção integral, foram construídos durante a Segunda Guerra Mundial.

No do final do conflito, os britânicos recuperaram a fábrica de Wolfsburg onde o "Carocha" começou finalmente a ser produzido no Verão de 1945, até ao ano de 1974 para ser substituído pelo Golf. Depois de 30 anos e 11.916.519 carros produzidos, a Volkswagen em Wolfsburg pára com a produção, continuando na Europa em Emden em Bruxelas.

 

De uma forma espantosa ficou popular em todo o mundo e ficou conhecido em Portugal como "Carocha", no Brasil como "Fusca", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e na Inglaterra, como "Beetle” com Kafer. Foi também por isso que o Carocha estabeleceu recordes de longevidade e volume de vendas, foi fabricado até Julho de 2003 e foi produzido num total de 21.529.464 unidades, sendo de longe o carro mais produzido de todos os tempos.

O México pois, foi o último Pais no Mundo a fabricar o fusca .

Hans Ledwinka. comentava muito as suas ideias com Ferdinand Porsche que utilizou várias características dos desenhos do Tatra no projecto VW de 1938. Esta circunstância resulta particularmente evidente ao observar-mos o Tatra 97 de 1936 com motor traseiro de 4 cilindros refrigerado a ar e a sua carroçaria de formas arredondadas. A Tatra moveu imediatamente acções legais, porém o litígio só foi concluído em 1961, quando a Volkswagen foi condenada a pagar 30 milhões de marcos alemães por danos e prejuízos.

 

 


publicado por dinis às 01:13
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