Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010

Adler Rennlimousine Competition - 5º parte

 

 

3º modelo sobrevivente

 

 

 

Adler Stromliniencoupe

A ideia de que somente teriam sobrevivido dois automóveis de competição Adler foi agora alterada com o aparecimento de um outro carro.

A descoberta deste Adler inspirou nos fãs da história do automóvel uma sensação semelhante á descoberta de uma pintura de um Picasso num sótão empoeirado, ou a achado de um esqueleto de dinossauro completamente preservado.

Este automóvel é uma testemunha silenciosa da história de um clássico portador dos inúmeros vestígios do seu passado, preservados até aos nossos dias.

Mas o que é que de espectacular este veículo representa?

Uma carroçaria aerodinâmica.

Naquela época, a fábrica Adler, procurava com diversas tentativas o reconhecimento internacional.

A ideia de um coupé aerodinâmico para as corridas de turismo baseado no Adler Trumpf, partiu de um projecto de Barão Reinhard von Koenig-Fachsenfeld, de implementar os estudos aerodinâmicos  de Paul Jaray.

O director da Adler-Werke, Erwin Kleyer autoriza então a construção de seis coupés de corrida.

Em  Bad Cannstatt, perto de Stuttgart a carroçaria foi feita em alumínio e aplicada sobre uma estrutura de aço tubular.

Visto de perfil, a secção de baixo é similar á de uma asa, enquanto visto de cima tem uma forma de uma gota. O teto encurvado flete para a frente e as pequenas janelas curvas lembram o cockpit de um avião.

Os Adler Renncoupés foram aprovados para a estrada

Cinco dos seis carros produzidos, foram equipados com motores de  1,5 - ou 1,7 - litros e comprovados em corridas no logo no início. O primeiro sucesso teria sido em Vila Real na prova de carros de sport, e depois nas 24 hora de Spa para carros de turismo, em 1936,onde ocuparam os três primeiros lugares.

Um novo  sucesso para a Adler em 1937onde ganhou obteve em Le Mans o 1º e 2º lugar da categoria de dois litros um segundo lugar para o sexto lugar geral.

Mas o que era aplicado por Huschke von nos cupês de corridas Hanstein agora temos diante de nós?

O fato é que todos os carros foram "aprovados para a estrada", disse Gerd Heinz Schott do Veteran Eagle Motor Club.

Agora, apesar de sabermos o número do chassis deste modelo, necessitamos de uma ajuda na sua “identificação ", ela não funciona devido à falta de testemunhos para elaborar uma melhor identificação, lamenta o arquivista do clube, Apesar de uma investigação intensiva, a história do carro, apresenta algumas lacunas.

A pintura encontrada sugere um dos quatros veículos utilizados em exemplares brancos. A frente acabou por receber uma entrada de ar menor, como o que foi feito em1939 no carro usado na corrida. Este modelo possui um motor de dois litros conforme indica a placa do compartimento do motor.

O que aconteceu durante e imediatamente após a guerra com o carro, permanece incerto. Em qualquer caso, o Adler chegou numa data desconhecida em os E.U onde um tal Joe Gertler o levou o para a garagem de Gertler Raceway em Bronx. Em que estado estava o Adler, quando o comprou, infelizmente, não poderemos saber. Em qualquer caso, perdeu os faróis e outras pintadas de azul, enquanto se prevê um telhado azul. Ele consertou os pára-choques dianteiro e traseiro, com algumas peças ainda disponíveis.

Em 1953, foi publicado na revista especializada Motor Trend um artigo sobre Gertler e seu 'Adler'.

O seu restauro, inicialmente tão promissor, perdeu-se e a partir dai nada mais mudou, até ser matriculado em 1951 como PV 67 F Nova Jersey.

Na edição de Abril de 1954, Gertler, coloca no New York Times um anúncio para venda do carro por $ 2.500.

O novo proprietário, um entusiasta de carros clássicos Andrew Adler, tomou conta dele até ao final dos anos 70. Ainda tentou, sem sucesso. encontrar ainda um outro carro para restauro.
Um americano de nome James Lynas, alegou uma vez que ser o dono do carro de Gertler e de um outro veículo.

Inegavelmente, o actual proprietário comprou o carro com o número do chassis de 167 673 há dois anos ao sobrinho do falecido Andrew Adler.

Ao contrário dos dois carros já conhecidos, com os nº 167 671 e 168 302, este apresenta-se no estado de não restaurado e é, portanto, um dos destaques da colecção Steim e pode ser admirado desde Maio de 2007 em Schramberg, na Floresta Negra.

Aliás, informações para colmatar lacunas na sua história será bem-vinda. Porque, infelizmente, os carros não podem falar .

Como disse  Bernd Woytal no seu trabalho na Motor Klassik de 20. Juni 2007


publicado por dinis às 00:20
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