Equipa Adler de fábrica em Vila Real
Adler Trumpf Rennlimousine
Adler, é o nome de um fabricante alemão de automóveis e em português significa “águia”que construiu entre 1900 e 1941, maquinas, bicicletas, motos e carros.
Nos anos trinta os alemães procuravam demonstrar a sua superioridade em todos os desportos e o automobilismo não fugiu á regra.
Os representantes da marca em Portugal também procuravam a sua ascensão, envolvendo-se na competição através de Lopes da Silva em Lisboa e Mário Ferreira no Porto.
Entretanto a Adler idealiza o conceito Rennlimousine, com o objectivo de participar nas grandes competições internacionais de endurance e vencer a sua classe nas provas em que participassem como representantes do III Reich.
Desenhados pelo famoso Paul Jaray - os 'Rennlimousins' ou - racing saloons- iniciaram a sua construção em 1936. Uma carroçaria extraordinariamente aerodinâmica (tinha um CX de 0.32), muito arrojada, foram equipadas com motores de 1,5 e 2 l.
Revista Stadium
O protótipo do Adler correu em Vila Real
O IT 101157
Quatro Adler estão inscritos no programa de Le Mans para 13 e 14 de Junho de 1936. O nº1 pertencia a Anne Itler, enquanto para o construtor foram designados os números 2,3 e 4. Entretanto as sucessivas greves em França do sector industrial, levaram à anulação da prova.
Na semana seguinte, encontramos a equipa oficial da Adler no 1º Circuito Internacional de Vila Real, na prova de categoria Sport com dois modelos diferentes, um aberto e pilotado por Paul Von Guilleaume - Adler Trumpf Sport - e um fechado para Rudolph Sauerwein - Adler Super Trumpf Stromlinien -. Esta poderá ser a primeira prova em que os 'Rennlimousins' obtiveram o terceiro lugar na prova e segundo na classe, para o carro de Sauerwein.
Adler Super Trumpf Stromlinien Adler Werke)
3º. 26 Rudolph Sauerwein / D 2. 2.0
No Belgian Touring Car Grand Orix, as 24 horas de Spa-Francorchamps a 10 de Junho, a Adler Werke, ocupa o 7º, 8º e 9º lugares e vencem a classe 2.0.
7. 46 Rudolph Sauerwein / D Peter Orssich / D Adler Trumph Adler Werke 1. 2.0
8. 44 Otto Löhr / D Paul von Guillaume Adler Trumph Adler Werke 2. 2.0
9. 48 Paul von Schaumburg Lippe / Boetze Adler Trumph Adler Werke 3. 2.0
No ano seguinte, Vila Real não acolhe nenhum Adler Super Trumpf Stromlinien, mas, precisamente nos mesmos dias, Le Mans recebe três exemplares do Adler Super Trumpf Stromlinien, assim distribuídos:
Adler Super Trumpf Stromlinien (Adler Werke)
Nº 33 - IT 101156 (1,679 cc.)Peter Orssich - Rudolf Sauerwein
Adler Super Trumpf Stromlinien (Adler Werke)
Nº 34 - IT 101159(1,679 cc.) Otto Loehr - Paul von Guilleaume
Adler Trumpf Rennlimousine (Mme A. Itier)
Nº 35 - IT 101160 (1,495 cc.) Anne Itier – Huschke von Hanstein
#168302 - no.112563 L4 1500 cc N/A
A configuração dos faróis é a mesma na equipa oficial, enquanto no carro de Anne Itier – Huschke von Hanstein são agora mais aerodinâmicos.
Em 1938
Adler Super Trumpf Rennlimousine (Adler Werke)
Nº 28 - IT 101158(1,679 cc.) Peter Orssich - Rudolf Sauerwein
Adler Super Trumpf Rennlimousine (Adler Werke)
Nº 33 - IT 101160(1,495 cc.) Otto Loehr - Paul von Guilleaume
#168302 - no:112563 L4 1495 cc
O modelo é o mesmo do ano anterior, o Nº 35 - IT 101160 Anne Itier – Huschke von Hanstein.
Belgian Touring Car Grand Prix, 24 heures de Spa, Spa-Francorchamps , em 10.7.1938
6º. 34 Huschke von Hanstein (D)von der Mühle Adler Trumpf 'Rennlimusine' Adler Werke 171 24:00:27,000 4. 2.0
7º. 30 Otto Löhr (D)Paul von Guilleaume (D) Adler Trumpf 'Rennlimusine' IT 101156 Adler Werke 170 24:00:25,000 5. 2.0
32º Rudolph Sauerwein (D)Peter Orssich (D) Adler Trumpf 'Rennlimusine' Adler Werke Accident 2.0
1939
Adler Super Trumpf Rennlimousine (Adler Werke)
Nº 30 - IT 103436 (1,498 cc.) Otto Loehr - Paull von Guilleaume
O carro é muito mais aerodinâmico principalmente na frente e na retaguarda.
O Barão Huschke von Hanstein/Karkmann inscrito com um Adler não participou.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Uma relíquia com o P de P...
. Aston Martin DB5 descapot...
. Azcona, Gene espera que a...
. Duesenberg Model J - Um o...
. Land Rover 109 - Um olhar...
. Ferrari 312 PB - Um olhar...
. Gabriele Tarquini pergunt...
. BMW Isetta - Um olhar sob...
. Fiat Abarth 2000 Pininfar...
. Morris Bull Nose 1923 Spo...
. O Azulinho de José Luis M...
. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...
. Abarth 1000 bialbero - Um...
. Voisin 17 CV "Carene".- U...
. Seat 850 Sport - Um olhar...
. James Bond 007 Aston Mart...
. Mc Laren M8 A can Am - Um...
. Panhard & Levassor 6 Cil ...
. Ford Capri 2900 Injection...
. Alfa Romeo Carabo Bertone...
. Toyota de You Only Live T...
. Ferrari 512 M Sunoco - Um...
. Alfa Romeo Canguru - Um o...
. Chevrolet Corvette Pininf...
. Jaguar E - Um olhar sobre...
. Renault AG Town Car 1910 ...
. Isso Grifo 7 Litre - Um o...
. Ford Mustang Rally «Spa S...
. Alfa Romeo P 33 Pininfari...
. Circuito de Vila Real 195...
. Cadillac El Dorado1967 - ...
. O Showman continua. Tom C...
. Mercedes SS Torpedo Fecha...
. A ler a Topos & Clássicos...
. Maserati Quatro Porte - U...
. Tiago Monteiro O WTCR est...
. Vauxhall Cresta - Um olha...
. Porsche 917-10 Can Am 197...
. Bentley Continental Sport...
. Alfa Romeo 33 Protótipo "...
. Maserati Indy - Um olhar ...
. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...
. 6º Encontro Virtual de Cl...