40º Circuito de Vila Real
"O 40º Circuito de Vila Real, será uma prova nacional, aberta à participação de pilotos estrangeiros, com 3 dias efectivos de corridas, a decorrer nos próximos dias 5 a 7 de Outubro, com provas para 10 categorias diferentes, tais como o Campeonato Nacional de Velocidade (PTCC), Campeonato Nacional de Clássicos, Campeonato Nacional de Clássicos de Velocidade até 1300cc, Taça Nacional de Clássicos, o ex-troféu Nissan, Vintage e Pós-Vintage, verdadeiras peças de Museu, corrida do Open, destinada aos carros de Sport e GT actuais, incluindo nela a Radical Challange Ibérica, teremos ainda o Desafio UNO, Troféu Caterham, bem como o Memorial Manuel Fernandes, em homenagem ao piloto transmontano recentemente falecido, destinado a carros dos anos 80 a 91 que tenham podido participar no Circuito de Vila Real daquelas épocas, para a qual vão ser criadas condições muito especiais de participação a exemplo do que será feito para a categoria Vintage e Pós-Vintage. Este é sem duvida um aliciante programa, com um total previsto de 16 corridas, estando já disponível no site do Clube, (WWW.CAVR.PT) uma ficha de pré-inscrição para que todos os pilotos interessados em participar possam desde já assegurar o seu lugar, pois as grelhas de partida em algumas categorias podem não comportar todos os interessados em correr em Vila Real.
Está ainda prevista a realização de um desfile ibérico de automóveis clássicos, em parceria com organizações ligadas ao projecto das cidades do Eixo Atlântico, assim como a criação de uma zona social.
Para lá da componente desportiva, o regresso das Corridas a Vila Real, fica ainda marcado por um elevado número de iniciativas paralelas, tais como um concurso para a criação do logótipo e cartaz das corridas, aberto a estudantes das escolas secundárias e superiores da região, exposições ligadas aos desportos motorizados e um concurso de decoração dos espaços comerciais.
No que se refere aos impactos deste projecto é possível estimar desde já o seu provável impacto anual, fruto da dinâmica que vai criar na hotelaria regional, no incremento da restauração e do restante comércio, tendo como base as experiências anteriores nesta cidade, mas também em eventos similares, é possível indicar que com a realização de um único evento, tal deve implicar a introdução directa na economia regional de um valor próximo do 1.300.000€, o que equivale a dizer que por ano, com os dois eventos previstos para o futuro, vão ser injectados directamente nos diferentes sectores da economia local, mais de 2.500.000€/ano.
Por último importa aqui referir alguns compromissos públicos a assumir pela organização deste evento, numa parceria entre o Município de Vila Real e o Clube Automóvel, tais como o estabelecimento de acordos com todas as entidades com actividades desportivas ou sociais, interessadas na participação neste projecto, o compromisso de minimizar eventuais impactos negativos em termos ambientais, que a realização das corridas possa acarretar, colocando na área florestal de Vila Real, todos os anos, um número significativo de árvores que possam compensar a libertação de gases poluentes (CO2) por parte dos veículos concorrentes, bem como o compromisso de fazer com que todos os intervenientes no evento, contribuam directa ou indirectamente, para o desenvolvimento da actividade de uma instituição particular de solidariedade social da região.
O futuro do Circuito está lançado e para os anos seguintes vão continuar os trabalhos para tentar receber distintos eventos, em vários fins-de-semana, para carros Contemporâneos e para carros Clássicos, procurando-se a obtenção de provas para diferentes campeonatos internacionais, solicitando-se a homologação da pista e procurando novas oportunidades de desenvolvimento do circuito, consolidando as suas infra - estruturas, em harmonia com o desenvolvimento da cidade, na busca sempre das melhores soluções para o traçado, para as estruturas de apoio e para a colocação do público".
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...
. Abarth 1000 bialbero - Um...
. Voisin 17 CV "Carene".- U...
. Seat 850 Sport - Um olhar...
. James Bond 007 Aston Mart...
. Mc Laren M8 A can Am - Um...
. Panhard & Levassor 6 Cil ...
. Ford Capri 2900 Injection...
. Alfa Romeo Carabo Bertone...
. Toyota de You Only Live T...
. Ferrari 512 M Sunoco - Um...
. Alfa Romeo Canguru - Um o...
. Chevrolet Corvette Pininf...
. Jaguar E - Um olhar sobre...
. Renault AG Town Car 1910 ...
. Isso Grifo 7 Litre - Um o...
. Ford Mustang Rally «Spa S...
. Alfa Romeo P 33 Pininfari...
. Circuito de Vila Real 195...
. Cadillac El Dorado1967 - ...
. O Showman continua. Tom C...
. Mercedes SS Torpedo Fecha...
. A ler a Topos & Clássicos...
. Maserati Quatro Porte - U...
. Tiago Monteiro O WTCR est...
. Vauxhall Cresta - Um olha...
. Porsche 917-10 Can Am 197...
. Bentley Continental Sport...
. Alfa Romeo 33 Protótipo "...
. Maserati Indy - Um olhar ...
. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...
. 6º Encontro Virtual de Cl...
. Jaguar 3.4 - Um olhar sob...
. De Dion Bouton 1890 Vis à...
. Alfa Romeo 33/3.1970 - Um...
. Ford T 1915 - Um olhar so...
. Chevron B 16 - Um olhar s...
. Porsche 911 Targa - Um ol...
. Fiat Balilla 1934 "Copa D...
. Hillman Minx Sallon de qu...
. Ferrari 330 P2 - Um olhar...
. Alfa Romeo TZ 1 - Um olha...
. Abarth 3000 radiador aile...