40º Circuito de Vila Real
"O 40º Circuito de Vila Real, será uma prova nacional, aberta à participação de pilotos estrangeiros, com 3 dias efectivos de corridas, a decorrer nos próximos dias 5 a 7 de Outubro, com provas para 10 categorias diferentes, tais como o Campeonato Nacional de Velocidade (PTCC), Campeonato Nacional de Clássicos, Campeonato Nacional de Clássicos de Velocidade até 1300cc, Taça Nacional de Clássicos, o ex-troféu Nissan, Vintage e Pós-Vintage, verdadeiras peças de Museu, corrida do Open, destinada aos carros de Sport e GT actuais, incluindo nela a Radical Challange Ibérica, teremos ainda o Desafio UNO, Troféu Caterham, bem como o Memorial Manuel Fernandes, em homenagem ao piloto transmontano recentemente falecido, destinado a carros dos anos 80 a 91 que tenham podido participar no Circuito de Vila Real daquelas épocas, para a qual vão ser criadas condições muito especiais de participação a exemplo do que será feito para a categoria Vintage e Pós-Vintage. Este é sem duvida um aliciante programa, com um total previsto de 16 corridas, estando já disponível no site do Clube, (WWW.CAVR.PT) uma ficha de pré-inscrição para que todos os pilotos interessados em participar possam desde já assegurar o seu lugar, pois as grelhas de partida em algumas categorias podem não comportar todos os interessados em correr em Vila Real.
Está ainda prevista a realização de um desfile ibérico de automóveis clássicos, em parceria com organizações ligadas ao projecto das cidades do Eixo Atlântico, assim como a criação de uma zona social.
Para lá da componente desportiva, o regresso das Corridas a Vila Real, fica ainda marcado por um elevado número de iniciativas paralelas, tais como um concurso para a criação do logótipo e cartaz das corridas, aberto a estudantes das escolas secundárias e superiores da região, exposições ligadas aos desportos motorizados e um concurso de decoração dos espaços comerciais.
No que se refere aos impactos deste projecto é possível estimar desde já o seu provável impacto anual, fruto da dinâmica que vai criar na hotelaria regional, no incremento da restauração e do restante comércio, tendo como base as experiências anteriores nesta cidade, mas também em eventos similares, é possível indicar que com a realização de um único evento, tal deve implicar a introdução directa na economia regional de um valor próximo do 1.300.000€, o que equivale a dizer que por ano, com os dois eventos previstos para o futuro, vão ser injectados directamente nos diferentes sectores da economia local, mais de 2.500.000€/ano.
Por último importa aqui referir alguns compromissos públicos a assumir pela organização deste evento, numa parceria entre o Município de Vila Real e o Clube Automóvel, tais como o estabelecimento de acordos com todas as entidades com actividades desportivas ou sociais, interessadas na participação neste projecto, o compromisso de minimizar eventuais impactos negativos em termos ambientais, que a realização das corridas possa acarretar, colocando na área florestal de Vila Real, todos os anos, um número significativo de árvores que possam compensar a libertação de gases poluentes (CO2) por parte dos veículos concorrentes, bem como o compromisso de fazer com que todos os intervenientes no evento, contribuam directa ou indirectamente, para o desenvolvimento da actividade de uma instituição particular de solidariedade social da região.
O futuro do Circuito está lançado e para os anos seguintes vão continuar os trabalhos para tentar receber distintos eventos, em vários fins-de-semana, para carros Contemporâneos e para carros Clássicos, procurando-se a obtenção de provas para diferentes campeonatos internacionais, solicitando-se a homologação da pista e procurando novas oportunidades de desenvolvimento do circuito, consolidando as suas infra - estruturas, em harmonia com o desenvolvimento da cidade, na busca sempre das melhores soluções para o traçado, para as estruturas de apoio e para a colocação do público".
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Peugeot 504 Coupé - Um ol...
. C-Guyot- S. Scarnato- N. ...
. 182º Encontro de Clássico...
. Brabham BMW BT 52 f1 1983...
. Citroen Traction Avant 11...
. Renault 25 - Um olhar sob...
. MV Augusta 500cc 1967 - U...
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Wartburg A 311 coupé 1958...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...