Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Piloto de dragster, John Woolfe (1936 - 1969)

 

O camião Fiat que transportava a equipa de  John Woolfe Racing

As provas de Dragster surgiram nos Estados Unidos, durante a década de 40.

Com um poder aceleração de 0-100 km/h quase instantânea, chega à linha de chegada, a uma velocidade na ordem dos 530 km/h, aí o piloto tem que accionar o pára-quedas, já que o sistema de travagem não chega para parar a tal velocidade.

De aspecto estranho e curioso, o Dragster é um tipo de veículo leve, com motores extremamente potentes, especialmente projectados para provas de arranque em rectas com um quarto de milha.


Estas miniaturas eram fabricadas pela Corgi Toys e foi com elas que muitos de nós brincaram e muitas corridas certamente participamos.
 

Sem saber usamos a réplica do modelo de inglês pertencente a John Woolfe, conhecido piloto de automóveis e um dos participantes no Circuito Internacional de Vila Real.

 

Os dois Cobras

 

 Em 1967 adquire dois  AC Cobra, um para as provas de velocidade (volante à esquerda GTM 700F) e o outro para as corridas de dragster em Inglaterra (o primeiro aligeirado com volante à direita de 1965, chasis nº CSX 3167  matrícula GTM777P).

 

 Nas corridas vila-realenses o GTM 700F é uma das atracções principais e muitos ainda hoje recordam aquele "cantar" ensurdecedor, provocado pelo enorme V 8 daquele carro azul-escuro com listas amarelas, que rivalizava com o verde sabonete de Micael Grace d`Udy.
Sortes distintas, para o AC Cobra 428 a desistência, enquanto o esbelto Lola T 70 Mk 3 iniciou uma série de vitórias algumas dos quais com o mesmo piloto na capital transmontana.

 


Lola T 70 Mk 3

 

John Woolfe preferia os automóveis rápidos e potentes, com grande poder de aceleração. No ano seguinte adquire o Lola T70-Chevrolet ( SL 102) a Sidney Taylor e dirige-se imediatamente para o nosso Circuito Internacional.

Parte da segunda linha da grelha de partida ao lado de John Miles e classifica-se em 6º lugar, atrás de Miles e do português Carlos Gaspar.

 


A titulo experimental faz algumas provas com o novo Chevron B12 -Repco V8 ,equipado com  um motor BRM três litros e com ele foi 8º em Karlskoga 1968 e abandona em Le Mans.

 

 

Miniatura da JPS 24 horas de Le mans 1968

 

O novíssimo Porsche 917
Naquela que foi a sua última corrida, estreava o seu imponente Porsche 917, um monstro com mais de 500 HP, 800 Kg e de estabilidade um tanto ou quanto duvidosa. Inesperadamente tornou-se no primeiro piloto a quem foi entregue o novo modelo e que com ele participou nas 24 horas de Le Mans.

 

Mas infelizmente a aventura terminou tragicamente em La Sathe, naquele Sábado 14 de Junho de 1969, durante a primeira volta, na fatidica Maison Blanche...  

 


A sua equipa a John Woolfe Racing em Le Mans, numa das suas últimas fotos.


http://www.woolfe.com/

http://www.theaccelerationarchive.co...woolfe_01.html

 

 


publicado por dinis às 02:04
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Ford Capri Roger Clark - ...

. Avallone Chrysler - Um ol...

. Mazda Cosmo Sport da Poli...

. Cyan Racing "Estamos tris...

. Maestro Tiago Monteiro e ...

. Brixia Zust 10 Hp 1908 - ...

. Este ano não há corridas ...

. GAZ-69 - Um olhar sobre a...

. De Dion Bouton Cab 1900 -...

. 140º Encontro de Clássico...

. Porsche 917 Le Mans 1971 ...

. Fiat 525 N quase como o d...

. Honda N 360 Zagato Mini B...

. Ford Capri - Um olhar sob...

. Citroen GS Solido - Um ol...

. Lotus Climax F1- Um olhar...

. 140º Encontro de Clássico...

. Chevrolet Astro 1 - Um ol...

. Datsun 240z safari - Um o...

. Rover P6 2000 TC - Um olh...

. Volkswagen para desmontar...

. Matra V8 F1 - Um olhar so...

. Ferrari 250 Gt Lusso Berl...

. Citroen Dyane, Dyane Dyan...

. O meu Drive-It Day

. Drive it day

. Fiat 1100 - Um olhar sobr...

. Peugeot 204 Táxi- Um olha...

. Renault AG Town Car 1910 ...

. Ferrari Fórmula 1 - Um ol...

. Uma relíquia com o P de P...

. Aston Martin DB5 descapot...

. Azcona, Gene espera que a...

. Duesenberg Model J - Um o...

. Land Rover 109 - Um olhar...

. Ferrari 312 PB - Um olhar...

. Gabriele Tarquini pergunt...

. BMW Isetta - Um olhar sob...

. Fiat Abarth 2000 Pininfar...

. Jaguar Mark X  Sallon Cor...

. Morris Bull Nose 1923 Spo...

. O Azulinho de José Luis M...

. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...

. Abarth 1000 bialbero - Um...

. Voisin 17 CV "Carene".- U...

. 7º Encontro Virtual Além ...

. Seat 850 Sport - Um olhar...

. James Bond 007 Aston Mart...

. 139º Encontro de Clássico...

. Mc Laren M8 A can Am - Um...

.arquivos

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub