Sábado, 28 de Junho de 2014

Equipa Vila-Realense MartinsSpeed muito activa no 44º Circuito de Vila Real

 

Equipa Vila-Realense MartinsSpeed muito activa no 44º Circuito de Vila Real

 

Vila Real, 27 de Junho de 2014

Adormecido' desde 2010, o 44º Circuito Automóvel de Vila Real realizou-se no passado fim-de-semana, recuperado por iniciativa da autarquia local e da APCIVR. Com milhares de fãs presentes, com listas de inscritos de encher o olho e com um traçado muito técnico e exigente, reuniram-se as melhores condições para a realização do principal evento Automobilístico Nacional de Velocidade.

A MartinsSpeed Racing Team não poderia deixar de marcar presença nesta grande festa da sua cidade, à qual respondeu com o triplo desafio: participar no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), no Campeonato Nacional de Clássicos (CNC) e na Legends Cup (LCC). Foram 300 minutos que a equipa esteve com carros em pista, com muita acção, vitórias e histórias para recordar.

 

 

 

Campeonato Nacional de Velocidade (CNV)

 

O Campeonato Nacional de Velocidade reúne este ano os Protótipos, os GT's e os Turismos na mesma prova. São 3 categorias diferentes, mas todas muito apreciadas pelo público, quer seja pela proximidade com as viaturas de sonho - Gt's e Turismos, quer pela rapidez em pista - onde os protótipos lutam pelo record do traçado.

A equipa Vila-Realense inscreveu para esta prova dois Seat Leon SuperCopa, com o #99 a pertencer ao Manuel Pedro Fernandes e o #4 a pertencer à dupla Joaquim Teixeira e Joaquim Santos.

 

Para Manuel Pedro Fernandes, filho do lendário piloto Vila-Realense Manuel Fernandes, esta prova marcou o regresso à competição automóvel após vários anos de ausência. Com uma carreira iniciada em 1992 e marcada pela escola da Formula Ford, o piloto mostrou que apesar da falta de ritmo competitivo "filho de peixe sabe nadar".

Conseguiu ser o mais rápido nos treinos e liderar a primeira parte da 1ª corrida, até à queda da primeira chuva, altura em que circulava com pneus slicks e não conseguiu evitar um toque nas barreiras de protecção. Depois de um longo trabalho de recuperação do carro espanhol para a 2ª corrida, Manuel Pedro Fernandes agarrou a oportunidade e venceu de forma brilhante.

 

Para a dupla de sucesso do Circuito da Boavista 2013, que aqui voltou novamente a unir forças, esta foi uma estreia vitoriosa e suada.

Joaquim Santos veio do Campeonato de Autocross, onde lidera com carros de 4 rodas motrizes, para se estrear neste traçado. Já Joaquim Teixeira, piloto do Campeonato Nacional de Montanha, campeão da modalidade em 2011, "desceu" aos circuitos para brindar o seu público. Foram dois dias com sortes diferentes. Na primeira corrida, no sábado, tudo correu dentro da normalidade, com a dupla a rodar num bom ritmo e a ter a estrelinha da sorte do seu lado, conseguindo a vitória na categoria. Já no domingo, na segunda corrida, uma saída de estrada de Joaquim Santos, devido ao sobreaquecimento dos travões, obrigou à desistência.

 

Campeonato Nacional de Clássicos (CNC)

 

 

O Campeonato Nacional de Clássicos é uma das competições mais apreciadas pelo público, com automóveis clássicos levados ao limite da preparação técnica, que proporcionam grandes momentos de espectáculo de puro "power and control". Divide-se em categorias de cilindradas, acima e abaixo dos 1300 cm3, e também em categorias etárias H65, H71, H75 e H81.

A participar pela primeira vez neste Campeonato, na Categoria H71, esteve Luís Martins, com o novíssimo Ford Escort RS #124.

Há muito que a equipa pensava em estrear o lendário Ford, todo ele construído de raiz nas oficinas da equipa, pelas mãos de Victor Martins (Pai) e este foi o momento escolhido. Um projecto que ainda tem muito a explorar e que neste circuito deu os primeiros passos, mostrou desce cedo grande competitividade.

Sem treinos livres disponíveis, o piloto Transmontano entrou directamente para os cronometrados com um "brinde" do S.Pedro, começou a chover mal o sinal verde deu inicio à sessão. Apesar das más condições e de nunca ter pilotado o Escort à chuva, Luís conseguiu um fantástico 6º lugar sem montar pneus de chuva, num lote de 34 pilotos.

A arrancar da 3ª linha, Martins escapou à confusão da primeira volta e impôs um excelente ritmo na primeira prova, que o permitiu concluiu em 4º lugar. Já a segunda corrida e depois das primeiras alterações do "setup", as expectativas eram grandes, no entanto, logo no arranque a caixa de velocidades ficou encravada e obrigou o piloto a desistir. Apesar do azar, fica o balanço muito positivo desta estreia.

Legends Cup (LCC).

 

Legends Cup é o campeonato de 'pré-clássicos', que traz de volta ao circuito algumas das grandes máquinas que estiveram presentes nos anos 80, tanto em Grupo A como Grupo N, muitas ainda na memória das actuais gerações.

Inscrito com o Toyota Carina E #108 esteve ainda Adolfo Matos. Natural do Peso da Régua e sem experiência competitiva, o único objectivo para o Piloto era participar e sentir esta grande festa do desporto motorizado. Ao longo de todo o fim-de-semana, o Piloto registou uma boa evolução, com os tempos sempre a melhorarem (-13seg dos treinos para a 2ª corrida). Sem arriscar e com o único objectivo de se adaptar ao traçado, Adolfo terminou os treinos em 18º. Com o primeiro degrau alcançado, o desafio para a primeira prova era terminar e melhorar a classificação. Objectivos traçados e superados pelo piloto Reguense, ao alcançar o 16ºlugar na primeira prova e o 10ºlugar na segunda prova.

Um fim-de-semana muito preenchido e emotivo para a equipa MartinsSpeed.

Luís Martins, Director da Equipa e Piloto: "Em primeiro lugar quero agradecer a todos os elementos da minha equipa, que estiveram incansáveis durante este evento.

Participar aqui, na Capital do Automobilismo, tem sempre um significado especial para mim e estou muito contente por termos reunido um excelente grupo de Pilotos. Felicito-os a todos! Alcançaram excelentes prestações e contribuíram positivamente para esta 44ª edição do Circuito de Vila Real.

Obrigado ao meu Pai por me ter confiado o Ford Escort, um carro que adorei conduzir.

Quero ainda dar os parabéns às várias entidades que estiveram envolvidas na Organização do Circuito, porque foi um grande evento!"

 

 

A MartinsSpeed Racing Team regressa à estrada no próximo dia 5 e 6 Julho, na Rampa de Murça, a 4ª etapa do Campeonato de Portugal de Montanha.

 

FIM.

 


publicado por dinis às 00:15
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Ferrari 225S GP Mário Val...

. Suzuki RGV 500 Kenny Robe...

. Williams FW 18 1986 - Um ...

. Yamaha YzR 500 cc 2001- U...

. Lotus 72 C 1970 - Um olha...

. Honda NSR 500 cc 2001 - U...

. Porsche 804 F1- Um olhar ...

. Tyrrel  012 - 01 Michele ...

. 179º Encontro de Clássico...

. March STP 711 - Um olhar ...

. Lotus 33 1965 Climax 1965...

. 179º Encontro de Clássico...

. Miniaturas do Circuito In...

. 178º Encontro de Clássico...

. Artur Passanha 1946-2024

. 178º Encontro de Clássico...

. Luís Correia de Azevedo 2...

. 53º Circuito Internaciona...

. 178º Encontro de Clássico...

. III Perícia Cidade de Vil...

. III Perícia Cidade de Vil...

. III Perícia Cidade de Vil...

. 178º Encontro de Clássico...

. III Perícia Cidade de Vil...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. 177º Encontro de Clássico...

. Desfile do Porsche  Club ...

. 53º Circuito Internaciona...

. Exposição de miniaturas d...

. 53º Circuito Internaciona...

. Paulo Pinheiro no Autódro...

. 53º Circuito Internaciona...

. 177º Encontro de Clássico...

. 53º Circuito Internaciona...

. 53º Circuito Internaciona...

. Corridas de Vila Real 202...

. Desfile de carros de corr...

. Inscritos 24º Circuito In...

. José Vieira 2024

. Na Gomes uma exposição de...

. Desenrolar da Prova.

. 9ª Rampa de Santa Marta p...

. Cartaz do Circuito de Vil...

. 9ª Rampa de Santa Marta p...

.arquivos

. Setembro 2024

. Agosto 2024

. Julho 2024

. Junho 2024

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub