Corridas de Vila Real
Encontro de Vila Real com a História
“Dado que uma das vertentes do Grémio Literário Vila-Realense é o fomento da investigação de aspectos relacionados com a história do concelho de Vila Real e este ano evocar-se-á o Circuito de vila Real “
A Iniciativa promovida pelo Grémio Literário e realizada nas instalações do armazém da empresa Correia e Silva na passada quinta-feira, onde se encontram e foi possível tomar contacto com as tábuas e caibros utilizadas nas bancadas de então.
Durante a apresentação o Historiador Dr. Elísio Neves encantou-nos com mais um pouco de história antes de nos desvendar o programa “ O Circuito de Vila Real “
Mas voltamos a história que o Pai do “Tino” lhe contou certamente inúmeras vezes.
… Durante o ano de 1952, foi aberto concurso para a montagem das bancadas para o Circuito de Vila Real, tendo sido escolhida a proposta de Joaquim Maximiano Correia.
No final da prova e como o pagamento não tinha sido efectuado, para minimizar o prejuízo, os empregados da firma Correia e Silva, efectuaram a sua desmontagem.
Como a madeira não era a mais adequada para a sua clientela, foi ficando sem qualquer utilização.
Mais tarde, os caibros e as tábuas das bancadas, foram utilizados nos trabalhos de ampliação do armazém, outrora um lagar de vinho, dos quais ainda existem vestígios.Os caibros e as tábuas ali estrategicamente colocados para aumentar a capacidade de armazenamento da então jovem firma, ainda mantém a particularidade de estarem sequencialmente numerados, correspondendo assim aos lugares da respectiva bancada, permanecendo como memória viva do que outrora foram as bancadas do circuito.
Os dois postais oferecidos durante o evento,numa edição do Grémio Literário Vila-Realense.
António Peixinho, vencedor da Corrida de Turismo em 1967
(No momento no momento da vitoria no circuito de Vila Real , refresca-se com uma Laranjada Transmontana)
O que resta das bancadas do circuito de Vila Real de 1952
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Laguna Spyder Con...
. Maserati 300S LM 1955 Per...
. Peugeot 106 XSi - Um olha...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. Ferrari 375 Plus - Um olh...
. Bugatti Atlantic 57 SC - ...
. Dino Ferrari - Um olhar s...
. Joaquim Coelho da Rocha S...
. Ferrari 750 Monza - Um ol...
. 173º Encontro de Clássico...
. BMW V12 LMR - Um olhar so...
. Ford Sierra RS Cosworth 4...
. Chrysler Town & Country 1...
. Ferrari 166 MM spyder str...
. Mercedes Benz CLK GTR - U...
. Fiat Bravo - Um olhar sob...
. Citroen 2CV /Bimoteur - U...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Leonel Moreira Meireles M...
. Opel Omega 3000 24v Evo 5...
. Bugatti EB 110 - Um olhar...
. Renault Dauphine 1093 - U...
. 173º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt Tiger - Um ...
. Ferrari 166 MM Coupé 195 ...
. BMW M3 DTM - Um olhar sob...
. Porsche 935 K3 - Um olhar...
. Last Race of Keke Rosberg...
. Mini Cooper S - Um olhar ...
. Morris Cooper S - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Sauber Mercedes C9 - Um o...
. BMW 320 Gr 5 - Um olhar s...
. Karmann Ghia conversível ...
. Ferrari 330P4 Spyder - Um...
. Ford V8 1935 - Um olhar s...
. Chevrolet Impala Daytona ...
. 53° Circuito Internaciona...
. Chevrolet Corvette- Um ol...
. 172º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt KR 200 - Um...
. Chevrolet Lumina ou Buick...