Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

Esteve em Vila Real em 1958, o Ferrari 250 TR #0714, o carro mais caro do mundo.

 

Ferrari 250 Testa Rossa 1957.

Um dos modelos lendários de corrida da Ferrari é  o 250 Testa Rossa, com o design de Scaglietti, esteve em produção de 1957 a 1958 e apenas 22 exemplares foram feitos. O 250 TR participou em 19 corridas internacionais entre 1958 e 1961 obtendo 10 vitórias, converteram-no num dos mais desejados e competitivo Ferrari construído.  


Piero Drogo, Gomez Mena, Fernando Tavano, Phil Hill, Peter Collins, Wolfgang von Trips e Olivier Gendebien, foram alguns dos seus pilotos.

 

O carro, chassis 0714TR, pertenceu a de Piero Drogo e utilizado por ele em algumas provas de sport em 1958, na Argentina, Cuba e Portugal, foi terminado em Dezembro 1957, em Modena, Italy, é o segundo carro com volante à esquerda e com uma a frente arredondada “pontoon fender”, uma característica comum a todos os 250 TR, na versão cliente e destinado aos pilotos privados.

- Piero Drogo, Venezuela

1958-Janeiro-26 4º - 1000km Buenos Aires Piero Drogo/Sergio Gonzales #26

1958-Fevereiro-24 - GP Cuba Piero Drogo #30  

1958-Julho-13 - XII Circuito Internacional de Vila Real,

 

Piero Drogo, no Ferrari 250 Testa Rossa, está prestes a ultrapassar o
Alba de Corte Real Pereira,no final da ponte da Timpeira.

 

O leilão “Ferrari Leggenda e Passione”, decorreu no dia 17 de Maio de 2009, nas dependências da fábrica da Ferrari em Maranello e foi organizado pela empresa de restauração e venda de carros antigos RM Auctions em parceria com a casa de leilões Sotheby's e um valor estimado em  US$ 15,5 milhões mas o comprador apenas pagou US$ 12,2 milhões (cerca de 8,85 milhões de euros)por este belo histórico Ferrari, mas mesmo assim, certamente um valor histórico.

 

 

 

 

 

 

 

(Foto: Darin Schnabel/PRNewsFoto / RM Auctions/AP)

 

Modelo 250 Testa Rossa Ano de Fabricação 1957/1958 Versões   250 TR motor 128 LM(1958)
  250 TR motor 296 S (1958)
  250 TR/59
  250 TRI/60 Motor   12 cilindros em V de 60°;
  posição dianteira longitudinal;
  corpo e cabeça em liga leve Percurso do Cilindro 73 x 58,8 mm Cilindrada Unit./ Total   246,10;
  2953,21 cc Taxa de Compressão 9,8 : 1 Potência Máxima 290 CV a 7500 rpm Distribuição   2 válvulas por cilindro;
  1 eixo de comando por cabeça Alimentação 6 carburadores Weber 38 DCN Combustão   Mono;
  bobinas de ignição Transmissão   Fricção a mono disco à seco Fichtel - Sachs;
  câmbio de 4 marchas + ré;
  diferencial autoblocante ZF  Chassis Tubular Suspensão Dianteira   Rodas independentes;
  quadriláteros deformáveis;
  molas helicoidais Suspensão Traseira   Ponte rígida;
  molas helicoidais Freios Hidráulicos à tambor Direção   Distância entre Eixos e Bitolas 2350 / 1308 / 1300 mm  Pneus Dianteiro: 5.50 - 16
Traseiro: 6.00 - 16 Peso Bruto 800 kg Tanque 140 lt

 


publicado por dinis às 02:31
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