Estoril Racing Festival 300 Kms Super Seven
Estreia na velocidade do Jovem Vila-realense Rafael Lobato
No passado fim de semana realizou-se o Estoril o Racing Festival, com as últimas corridas do ano das diversas competições nacionais de velocidade. A Superseven by KIA foi a prova de estreia na velocidade do jovem Vila-realense Rafael Lobato, uma prova de 300 km, dividida por quatro mangas sendo uma das mais animadas de todo o fim-de-semana.
“Duas semanas após ter completado os 16 anos de idade, idade mínima para competir nos circuitos de velocidade, o piloto de Vila Real confirmou a sua participação no Estoril Racing Festival 2013, que se disputa nos próximos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro.
Sobre esta sua participação, o piloto refere: “Vai ser a minha estreia na Velocidade e o meu objectivo é aproveitar ao máximo esta oportunidade para aprender o circuito do Estoril e desfrutar desta fantástica experiência ao volante de um carro muito divertido de conduzir. Não tenho nenhuma pressão relativamente ao resultado final e encaro esta participação como a preparação da próxima época, onde espero regressar a este e outros circuitos míticos, como o da minha Vila Real”
“Classificação dos treinos: 35º lugar. Sempre a melhorar de volta para volta, mas ainda muito para aprender sobre o carro e o circuito. Não conseguimos apanhar o cone de ar de nenhum carro e isso é fundamental aqui. Tanto eu como o Tiago não estávamos confortáveis com a posição dos pedais, mas isso vai ser corrigido para amanhã. O carro é muito divertido e o ambiente está fantástico! Amanhã eu faço a 1ª e 3ª corridas e espero progredir bastante no nosso andamento”.
Parada de pilotos. Entrada para a pista às 11:05.
"Chegado a casa depois de 2 dias espectaculares no Autódromo do Estoril. Cansado mas muito satisfeito. É brutal conduzir este carro no meio de mais 38. As primeiras voltas da Corrida 1 foram emocionantes! Já mais adaptado à condução do Caterham no Estoril, fui subindo na classificação desde o 35º lugar no arranque e cheguei a andar nos 20 primeiros. Depois o meu Cat começou a fazer birra no sistema eléctrico e o Tigre teve amansar, chegando ao final no 23º lugar (8º da classe by KIA). Ainda hoje vou deixar aqui a primeira volta da corrida. Divirtam-se pelo menos tanto como eu!
Foto (c) Júlio Baptista / Zoomsport - fotografia"
“Deixo aqui o vídeo completo da Corrida 1 dos 300 Km Super Seven by KIA, a partir do ponto de vista do Rafael Lobato.”
“Corrida 1 de 4, com 35 minutos de duração cada. Primeira vez nesta pista e neste carro. Nos treinos fizemos o 35º tempo entre 39 carros. Coube-me disputar a Corrida 1 e 3, ficando a 2 e 4 para o meu companheiro de equipa Tiago Fernandes. Foi uma experiência fantástica, no meio de tantos carros e num ambiente fantástico. Terminámos em 23º da Geral (8º da KIA) e sinto que um lugar no Top 20 estava ao nosso alcance, mas alguns erros de condução aliados ao desconhecimento da pista e a um problema eléctrico que nos acompanhou todo o dia, não permitiram melhor”.
http://www.youtube.com/watch?v=xireUhVddTk&feature=youtu.be
Na 2ª Corrida, os problemas eléctricos intermitentes voltaram, apesar dos esforços da assistência em repará-los no intervalo das mangas. Deste modo, Tiago Fernandes não conseguiu melhor que o 26º lugar e 9º dos KIA.
A Corrida 3 seria muito semelhante à anterior e, com os problemas a agravarem-se, Rafael Lobato decidiu rumar às boxes a meio da corrida, para a equipa de assistência ter mais tempo para solucionar a avaria, já não voltando à pista. Com isto caíram para a 30ª posição da Geral.
Depois uma grande intervenção mecânica no carro, o seu companheiro de equipa fez-se à pista para a derradeira Corrida. Os problemas voltaram e não foi possível disputar a prova nas melhores condições. Restou-lhe aguentar o seu ritmo até ao final e beneficiando dos problemas dos outros participantes terminaram os 300 Km na 25ª posição final e 12ª dos Super Seven by KIA.
Terminou assim um dia muito competitivo, onde a aprendizagem foi constante. O elevado número de carros em pista e as lutas constantes entre eles, aliados às dificuldades que o exigente Circuito do Estoril põe aos pilotos que o enfrentam, fizeram com que esta experiência fosse muito enriquecedora e determinante no seu desejo de abraçar esta modalidade na próxima época.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...
. Suzuki RG 500cc 1977 - Um...
. Toyota Celica Turbo 4WD W...
. Porsche 911 GT3R - Um olh...
. Toyota BJ Safari Park - U...
. 185º Encontro de Clássico...
. Panhard 24 CT- Um olhar s...
. Ducati 996 R 2001 Grandes...
. Citroen Saxo S1600 D. Sol...
. Porsche 911 Carrera Slant...
. Ford Deluxe Modelo 40 193...
. 184º Encontro de Clássico...
. Yamaha RD 230 CC 1968 RBA...
. Porsche 017 -1970 Vencedo...
. Peugeot 206 WRC M. Campos...
. Porsche 911 Carrera Coupé...
. Toyota Crown - Um olhar s...
. 184º Encontro de Clássico...
. Mercedes Benz 300 SL - Um...
. Honda VTR 1000 - Um olhar...
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...