S. Martinho “Clássico” nas Barraquinhas Jalotas parte 6
Por aqui, na já empedrada rua principal de Campo de Jales e por baixo da casa onde também tinham um café, o primeiro da aldeia, ficava a oficina do Sr. Aires, pai do Carlos e do Agripino, onde consertavam as bicicletas dos mineiros e tinham outras para alugar.
Era aquela roda 28, a que eu mais gostava, por ser igual à que eu andava na minha rua, em Vila Real.
Muitas voltas à aldeia por lá dei, e por vezes, fugindo um pouco à ordem estabelecida, íamos visitar as outras aldeias da redondeza.
Voltei a encontrar os Chinos, também conhecidos por Porquinhos-da-índia, desaparecidos misteriosamente na minha meninice, muito apreciados pelos lavradores por não permitirem a existência de ratos no seu habitat, embora não se alimentem deles!!!.
Chegou a hora da partida e de deixar o subsolo dourado de Jales encontrado pelos romanos, provavelmente os seus primeiros exploradores, numa mina de ouro e da qual tenho uma muito vaga ideia, que me foi mostrada e descrita pelo meu pai, na minha juventude, sentados no parque infantil, ou na pedra que existia mesmo ao lado da casa que servia de banco e mesa, durante os longos verões, sem a existência da TV mas na companhia diária de o Comercio do Porto.
Por aqui subiam os camiões das empresas que faziam o transporte do minério, para S. João da Madeira, Transportes Guimarães e Viúva de Amândio Ferreira, cuja sonoridade dos potentes camiões, ainda se encontra gravada a vencer a subida que se prolongava até ao cimo da serra, em busca do repouso em Vila Real, para no dia seguinte, seguirem viagem.
Também a “cabra”, nome pela qual era conhecida a sirene que se ouvia em todo o lado e indicava o início ou o fim dos trabalhos á superfície, enquanto o trabalho na mina era contínuo e dividido em três turnos, meia-noite, 8 horas e 14 horas.
O tanque do compressor ainda cá está, mas sem a beleza de outrora principalmente quando ocorria a refrigeração e a água jorrava em jacto pelos imensos buraquinhos dos dois tubos.
As instalações dos anos 30, eram as primeiras e únicas edificações que encontrávamos junto da estrada principal, agora sem vestígios, no cruzamento para Campo de Jales. A velha casa, o tanque muito alto, e um enorme sardão verde que no alto do telhado nos desafiava habitualmente.
O mesmo aconteceu ao primeiro poço e elevador, situado para os lados do cruzamento para a Vreia, já desactivado naquela época e a funcionar como respiro da mina, eram visitados frequentemente, na companhia do meu Pai, assim como todo o complexo mineiro das quais se destacavam aquelas grandes máquinas da lavaria e também o barulhento compressor.
Mas, uma das visitas mais agradáveis era a que fazíamos à barragem, lá para os lados de Raiz do Monte, que abastecia o complexo industrial, e as casas do aldeamento. A viagem era dura, pela estrada ia-se bem, mas o caminho, ui, se áquilo se podia chamar caminho, era rude, cansativo e o que me valia era a mão do meu Pai, mas o que eu mais gostava, era ir às “carrachilas”.
Das primitivas instalações de Campo de Jales, já nada resta, das novas pouco ou quase nada ficou daquilo que foi a sua época dourada.
Jales está irreconhecível, mais bonita, mas sem o encanto de outrora, o seu património mineiro, sempre na esperança de que apareça algum investidor capaz de explorar a riqueza e a potencialidade que aquele subsolo esconde e tem para oferecer aquela terra e às suas gentes.
Um vídeo de Rui Vieira a bordo do Mercedes Benz de 1936 a passagem por Vales
https://www.facebook.com/photo.php?v=10201455022835273&set=vb.1166566600&type=2&theater
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Fiat 519S 1823 - Um olhar...
. Porsche 935 Giannone - Um...
. Rolls Royce Phanton III c...
. McLaren M26 - Um olhar so...
. Bugatti Atalante 1939 - U...
. 152º Encontro de Clássico...
. Lola T 70 P 101 BRM MK 3 ...
. Blitzen Benz o Benz de re...
. Brabham Alfa Romeo BT 46 ...
. BMW 2002 TI Alpina Gr2 Ma...
. 51ª Edição Circuito Inter...
. Porsche 917/10 Can Am Bru...
. Alfa Romeo T 33/TT/12 Red...
. 152º Encontro de Clássico...
. Nash Healey Le Mans 1950 ...
. BMW 320i Jagermeister - U...
. Mini Cooper Grupo 5 - Um ...
. Lotus 78 Formula 1 John P...
. Lancia Stratos HF de velo...
. Porsche Aurora RSR - Um o...
. 152º Encontro de Clássico...
. Toyota Celica Rally - Um ...
. Talbot Tagora - Um olhar ...
. Fiat 12 HP 1902 - Um olha...
. Porsche Carrera RSR Robet...
. 152º Encontro de Clássico...
. BMW 320 Grupo 5 - Um olha...
. Benz HP 200 Corsa Blitzen...
. BMW 2.8 CS Alpina - Um ol...
. Austin Healey LM 1953 - U...
. Porsche 917/10 Can Am - U...
. Lamborghini Countach - Um...
. Porsche 935 com faróis Va...
. 151º Encontro de Clássico...
. Miguel Oliveira Fim de se...
. Ford Mustang - Um olhar s...
. Citroen DS curto - Um olh...
. As equipas começam a apre...
. Duesenberg Modelo SJ - Um...
. Porsche 917 10 Can Am - U...
. Lola T 280 Jo Bonnier 197...
. 51º Circuito Internaciona...
. Porsche 930T "Meccarillos...