AutoClássico Porto 2013
50º Aniversário Lamborghini
A completar meio século de existência, a Lamborghini, marca italiana de superdesportivos foi fundada em 1963 por Ferrucio Lamborghini, era descendente de toureiros, Ferrucio, assim como a maior parte da sociedade de elite da época, utilizava automóveis da marca Ferrari. Consta que, um dia, insatisfeito com o sistema de embriaguem do seu Ferrari, foi reclamar pessoalmente a Enzo Ferrari, que não aceitou os seus argumentos.
“Continue dirigindo seus tractores e não fale dos meus carros”. Lamborghini, ofendido, respondeu-lhe: “Então vou-lhe mostrar como se faz um carro desportivo”.
Assim, a 30 de Outubro de 1963, é constituída a fábrica Lamborghini, em Sant´Agata Bolognese, perto de Modena, onde, rodeado de engenheiros de renome, como Bizzarrini, Dallara e Stanzani, começou a construir os seus famosos carros, como uma filial da sua fábrica de tractores, a Lamborghini Trattori S.P.A.
O primeiro modelo foi o GT 350 em 1963, era um elegante cupê de dois lugares com motor V12, sobre um chassi Dallara, tradicional fabricante de carros de corrida.
Salva da falência em 1987 pela Chrysler que além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estreia nesta competição automobilística ocorreu em 1989. Em 1998 foi a vez da Volkswagen, a adquirir e recuperar, mantendo-a na sua esfera de influência, até aos dias de hoje.
Visão mágica,ao centro e em destaque o primeiro modelo da Lamborghini que vi em Vila Real, como não podia deixar de ser, nas corridas...
O Miura foi produzido entre 1967 e 1973.
O Lamborghini Miura foi o primeiro supercarro da Lamborghini que debitava mais de 300cv. O chassi foi desenhado e desenvolvido por Gian Paolo Dallara o fundador da Dallara Automobili.
O Lamborghini Espada foi construída entre 1968 e 1978
Durante os 10 anos de produção o carro sofreu algumas mudanças e 3 séries foram produzidas. S1 (1968-1970), S2 (1970-1972) e S3 (1972-1978)
O Islero foi produzido entre 1968 e 1970
O Urraco foi produzido entre 1973 e 1979.
O Diablo foi produzido entre 1990 e 2002. O desenvolvimento iniciou-se em 1985 e foi projectado para ser o sucessor do famoso Countach, mas somente entrou no mercado no início de 1990.
Em 1993 chegava a versão VT, com tração integral, direcção hidráulica, novos freios da italiana Brembo e novo sistema de suspensão com amortecedores Koni controlados electronicamente, essas modificações deixaram o Diablo um carro mais fácil de controlar, ao mesmo tempo em que melhoravam seu desempenho, porém ainda faltava o sistema de freios ABS.
O SV Diablo introduzido em 1995 no Salão do Automóvel de Genebra, reavivando o super-veloce primeiro título usado no SV Miura . O SV foi baseada no padrão Diablo e, portanto, não tinha a tração nas quatro rodas do VT
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ferrari 225S GP Mário Val...
. Suzuki RGV 500 Kenny Robe...
. Williams FW 18 1986 - Um ...
. Yamaha YzR 500 cc 2001- U...
. Lotus 72 C 1970 - Um olha...
. Honda NSR 500 cc 2001 - U...
. Porsche 804 F1- Um olhar ...
. 179º Encontro de Clássico...
. March STP 711 - Um olhar ...
. Lotus 33 1965 Climax 1965...
. 179º Encontro de Clássico...
. Miniaturas do Circuito In...
. 178º Encontro de Clássico...
. 178º Encontro de Clássico...
. Luís Correia de Azevedo 2...
. 53º Circuito Internaciona...
. 178º Encontro de Clássico...
. III Perícia Cidade de Vil...
. III Perícia Cidade de Vil...
. III Perícia Cidade de Vil...
. 178º Encontro de Clássico...
. III Perícia Cidade de Vil...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 177º Encontro de Clássico...
. 53º Circuito Internaciona...
. Exposição de miniaturas d...
. 53º Circuito Internaciona...
. Paulo Pinheiro no Autódro...
. 53º Circuito Internaciona...
. 177º Encontro de Clássico...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. Corridas de Vila Real 202...
. Desfile de carros de corr...
. Inscritos 24º Circuito In...
. Na Gomes uma exposição de...
. 9ª Rampa de Santa Marta p...
. Cartaz do Circuito de Vil...
. 9ª Rampa de Santa Marta p...