Vila Real, 12 de Outubro de 2013
Eis que tudo acabou onde começou: o Campeonato de Portugal de Montanha(CPM) 2013 chegou ao seu fim na Serra da Penha, em Guimarães, onde no final do mês de Abril teve o seu arranque. Foram oito etapas plenas de emoção e uma das mais competitivas dos últimos anos.
A MartinsSpeed Racing Team, habitual animadora das provas de Montanha nos últimos 10 anos, estabeleceu como grande objectivo para esta temporada a reconquista do título na Categoria 1, titulo que havia conquistado com Joaquim Teixeira em 2011. Com a classificação do campeonato a ser feita com a soma das 6 melhores classificações das 8 provas, a equipa Vila-Realense foi uma das mais activas, marcando presença em 7 provas, com 3 pilotos, sendo a única que conseguiu levar a luta pelo titulo da Categoria 1 (carros de turismo e gt's) até ao cair do pano.
Joaquim Teixeira teve um ano de grande nível (contra todas as expectativas dos seus adversários). Demostrando uma grande consistência, o Piloto de Murça mostrou todo o seu talento em pilotar o SEAT LEON SUPERCOPA #32 ao longo do ano, onde apenas não foram os melhores na Categoria1 na prova de abertura do Campeonato, onde fizeram o seu pior resultado do ano... o 3º lugar! Mas, a consistência de nada serviu quando do outro lado estava a incomparável performance dos Porsche GT do principal rival. No final, ser vice-campeão entre várias dezenas de talentosos Pilotos é muito gratificante, mas numa luta contra "golias" fica sempre um sabor amargo.
Luís Nunes, que no ano transato terminou em 3º lugar da Categoria 1 após 10 anos de ausência das competições, planeou inicialmente subir a fasquia para 2013. Apostando novamente no RENAULT CLIO CUP R3 #31, o Piloto natural de Chaves teve uma temporada pontuada por altos e baixos, fruto de vários desenvolvimentos no carro Francês, feitos no representante da marca em Espanha, que nem sempre permitiram sobressair o talento do Piloto. Luís Nunes conseguiu ainda assim terminar no top 10, num honroso 8º lugar da Categoria 1.
Na Categoria 2 (Protótipos), esteve João Fonseca ao volante do JUNO CN09 #5. Para o piloto natural da Covilhã, que este ano abraçou o desafio de competir pela primeira vez com um protótipo com motor Honda de 2.000cc, esta foi uma época de aprendizagem, com um final em grande. Fonseca foi prova a prova aumentando a confiança e a performance. Como resultado da sua rápida evolução ao protótipo inglês, ficam dois fantásticos pódios consecutivos nas duas últimas provas em que participou e a conquista de novos records pessoais, a espelhar o trabalho árduo desenvolvido pelo piloto que terminou o campeonato no 4º lugar da Categoria.
Terminada a Temporada 2013, é tempo de começar a preparar o próximo ano. O Campeonato de Portugal de Montanha é dos desportos automóveis mais competitivos em Portugal, e aquele que atrai mais público aos eventos. Tal como nos últimos 10 anos, a MartinsSpeed espera poder uma vez mais marcar presença estando já a trabalhar nesse sentido.
Luís Martins, Director da MartinsSpeed: “Depois de termos sido Campeões em 2011 e 2012, a MartinsSpeed termina mais uma temporada na luta pelo título. É verdade que o nosso grande objectivo não foi concretizado, que era reconquistar o título na Categoria 1, mas depois de uma temporada tão competitiva e emotiva, há muitas razões para celebrar. Foi um ano duro e difícil, e com o desequilibro de performances na Categoria 1, já foi extraordinário aquilo que alcançamos, graças aos nossos pilotos.
Esperemos que para 2014 o CPM sofra a necessária modernização do seu regulamento desportivo, com a criação de uma Categoria reservada a carros com mais de 3.500cc, em linha com os restantes países da Europa e com o novíssimo "Masters" de Rampas (encontro Europeu de Campeões Nacionais) criado pela FIA para 2014, que poderá até proporcionar a vinda de mais carros para as Rampas. Da nossa parte, tudo faremos para em 2014 voltarmos a estar presentes, com as nossas cores, e, como têm sido nosso hábito, no centro das lutas pelos títulos.
O meu muito obrigado a todos os que colaboraram e apoiaram a MartinsSpeed ao longo do ano. Ao Joaquim Teixeira, ao Luís Nunes e ao João Fonseca, o nosso imenso obrigado pela confiança depositada na equipa.
De salientar também o trabalho, o esforço e a dedicação de todos aqueles que acompanharam a equipa MartinsSpeed ao longo deste ano: Nuno Martins, o Jorge Mourão, o Nuno Campos, o Oscar Lopes, a Joana "Fineart", o Valter Caldeira, o Miguel Gaivão, o Orlando Petrocci e o Pedro Ferreira.
Importante ainda referir o extraordinário apoio dos nossos parceiros BCLUB eVictor XL Electrodomésticos durante esta temporada, aos quais se irá juntar aMIDLAND em 2014, uma empresa líder na área da rádiocomunicação, Moto Intercom systems e Action Video Cameras, com sede em Itália e uma história de mais de 40 anos neste sector.
Por fim, mas não menos importante, agradecemos a todos os Fãs e Amigos que nos acompanharam e apoiaram nesta aventura pelas Rampas Portuguesas.”
Imagens: © JT FineArt (Seat, Juno, Equipa) e Nuno Organista (Clio)
('clique' nas imagens para obter versão em grande formato)
|
|
|
MartinsSpeed Racing Team
A MartinsSpeed é uma jovem equipa sediada na transmontana cidade de Vila Real, que se dedica ao Desporto Automóvel de Competição. Liderada pelo Piloto Luís Martins, a história desta equipa começou a escrever-se em 1997, quando o próprio, com apenas 17 anos, ganhou o concurso “Onde estão os Ases” e recebeu como prémio a participação no Campeonato Nacional de Fórmula Ford/97.
Após esta excelente experiência, Luís Martins somou diferentes desafios em múltiplas competições. Um caminho onde o Piloto Nortenho adquiriu uma vasta experiência e know-how, e que o motivou a lançar um projecto à sua imagem, a equipa MartinsSpeed. Uma equipa dedicada inteiramente ao desenvolvimento, aluguer e assistência de veículos de competição, por onde já passaram diversos Pilotos Profissionais e Gentlemen Drivers, com vários títulos conquistados.
Palmarés
Vice-Campeões Nacionais de Montanha (2013)
Campeões Ibéricos de Montanha (2012)
Campeões Nacionais de Montanha (2011, 2012)
Campeões Nacionais de Sport Protótipos (2010)
Vice-Campeões da Taça de Sport Protótipos (2010, 2012)
Vice-Campeões Nacionais de Sport Protótipos (2009)
Vice-Campeões da Taça de Velocidade (2002)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...
. Abarth 1000 bialbero - Um...
. Voisin 17 CV "Carene".- U...
. Seat 850 Sport - Um olhar...
. James Bond 007 Aston Mart...
. Mc Laren M8 A can Am - Um...
. Panhard & Levassor 6 Cil ...
. Ford Capri 2900 Injection...
. Alfa Romeo Carabo Bertone...
. Toyota de You Only Live T...
. Ferrari 512 M Sunoco - Um...
. Alfa Romeo Canguru - Um o...
. Chevrolet Corvette Pininf...
. Jaguar E - Um olhar sobre...
. Renault AG Town Car 1910 ...
. Isso Grifo 7 Litre - Um o...
. Ford Mustang Rally «Spa S...
. Alfa Romeo P 33 Pininfari...
. Circuito de Vila Real 195...
. Cadillac El Dorado1967 - ...
. O Showman continua. Tom C...
. Mercedes SS Torpedo Fecha...
. A ler a Topos & Clássicos...
. Maserati Quatro Porte - U...
. Tiago Monteiro O WTCR est...
. Vauxhall Cresta - Um olha...
. Porsche 917-10 Can Am 197...
. Bentley Continental Sport...
. Alfa Romeo 33 Protótipo "...
. Maserati Indy - Um olhar ...
. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...
. 6º Encontro Virtual de Cl...
. Jaguar 3.4 - Um olhar sob...
. De Dion Bouton 1890 Vis à...
. Alfa Romeo 33/3.1970 - Um...
. Ford T 1915 - Um olhar so...
. Chevron B 16 - Um olhar s...
. Porsche 911 Targa - Um ol...
. Fiat Balilla 1934 "Copa D...
. Hillman Minx Sallon de qu...
. Ferrari 330 P2 - Um olhar...
. Alfa Romeo TZ 1 - Um olha...
. Abarth 3000 radiador aile...