Ferrari F333 SP - Ferrari Colection - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1626ª Ferrari F333 SP –Ferrari Colection RBA Fabri
Ferrari F333 SP apresentação
20 anos depois, a Ferrari revelou o Ferrari F333 SP, para o Campeonato Mundial de Carros Desportivos Exxon da IMSA em 1994,
Modelo real
Ferrari F333 SP
O F333 foi construído utilizando técnicas do carro de Fórmula 1 da Ferrari, o F92, foi projetado e fabricado parcialmente nas instalações da Dallara em Parma e, posteriormente, com a Michelotto Automobili em Pádua.
O projetista-chefe Mauro Rioli e os especialistas em aerodinâmica Dialma Zinelli e Giorgio Camaschella projetaram o carro como um F1 alargado, com carroceria fechada de dois lugares. Os regulamentos do WSC exigiam um design aberto, com fundo plano, sem venturis de efeito solo e fosse impulsionado por um motor de 4,0 litros sem compressor, proveniente de um carro de produção.
A Ferrari tinha o F50, também conhecido como projeto F130, o motor foi aproveitado e reduzida a cilindrada de 4,7 para 4,0 litros, resultando em uma cilindrada de 333 cc por cilindro. Era possível atingir 650 cv quando o carro não estava equipado com os restritores que foram impostos às equipes nos anos posteriores. Um dos diferenciais do projeto era o cabeçote de 5 válvulas, que podia girar livremente acima de 10.000 rpm e produzia um som característico, descrito pelas equipes como "l'arrabiata" ou "enfurecido".⁴
A construção do chassi do F333 é feita de compósito de fibra de carbono e estrutura alveolar de alumínio, revestida por uma carroceria de fibra de carbono/Nomex. Os painéis são facilmente removíveis, revelando o motor V12 totalmente estrutural e a caixa de velcdades sequencial manual, que são parte integrante do chassi. O piloto é muito bem protegido por uma robusta gaiola de proteção e reforços adicionais. o cockpit é propositalmente espartano, com exceção de alguns itens essenciais, como interruptores, fusíveis e o painel digital.
O primeiro F333 foi apresentado a potenciais compradores antes da temporada de 1994 por Giampiero Moretti, proprietário e piloto ocasional da MOMO.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante
Ferrari Colection
Referencia nº 10 preço 10€99
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de plástico envolto em expositor plástico transparente para exposição
País –China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 195º Encontro de Clássico...
. 1659ª Fiat 850 1967 – Os ...
. Porsche 803 GT3 - Um olha...
. 1656ª Ferrari 125 S – Fer...
. Lagonda LG 6 Drophead Cou...
. Alfa Romeo Giulietta - Um...
. Saleen S7R - Um olhar sob...
. 195º Encontro de Clássico...
. Lancia Astura Pininfarina...
. Ford Anglia Fascinante 19...
. Maserati Coupé - Um olhar...
. Ferrari Enzo Ferrari Cole...
. 195º Encontro de Clássico...
. Hispano-Suiza H6C 45 CV N...
. José António Meireles 202...
. MGB - Um olhar sobre as m...
. Lancia Lybra - Um olhar s...
. Ford GT 40 2002- Um olhar...
. Ferrari Colection - Um ol...
. Bugatti 57 SC Atlantic - ...
. Fiat 124 Sport - Um olhar...
. Toyota Célica - Um olhar ...
. 194º Encontro de Clássico...
. Chevrolet Corvette C6-Z51...
. Ferrari Colection - Um ol...
. Renault Suprastela Coach ...
. Afinal ainda há Pai Natal...
. Natal
. Ford Capri - Um olhar sob...
. 1633ª Porsche Carrera GT ...
. Ferrari Colection - Um ol...
. Lincoln Cntinental Carros...
. Opel Kadet 1204 Coupé 197...
. Jaguar MKII B. Costen – J...
. Bugatti Veyron - Um olhar...
. Delahaye 165 Carros Cláss...
. Volvo PV 544 - Um olhar s...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. Ferrari 360 Modena Spyder...
. 194º Encontro de Clássico...
. Graham Paige Sharknose Co...