Casa Taboada – Contributo para o Circuito de Vila Real
O 88º Aniversário da Elevação de Vila Real à condição de Cidade decorreu no passado dia 19 e 20 de Julho de 2013.
Integrada nas actividades comemorativas para o 88º Aniversário da Elevação de Vila Real à condição de Cidade, decorreu no dia 20 uma palestra na Casa Taboada subordinada ao tema:
Casa Taboada – Contributo para o Circuito de Vila Real
Perto das 11 horas, começaram a chegar ao largo de S. Pedro os convidados para mais um encontro de estudiosos, entusiastas e admiradores do património vila-realense.
Aí recordei as minhas compras “no Taboada”, especialmente os parafusos e as porcas para juntar as enormes folhas de papel Almaço, onde colava as fotografias dos carros e recortes retirados das revistas e jornais, sem esquecer as lixas para o fogão de lenha, tintas ou da espreguiçadeira para a praia, prontamente atendido pelos proprietários ,quando os seus empregados se encontravam ocupados.
Do lado direito da moderna exposição, havia uma pequena montra onde se encontravam guardados diversos objectos fora de comercialização...
Após o toque das 11 badaladas, dadas na torre da igreja de S. Pedro, iniciamos a visita à Casa Taboada , um arquivo familiar, onde pude rever o único Cartaz do 1º Circuito de Vila Real e que há mais de duas décadas, o Sr. António Taboada, agora com 90 anos, então me permitiu a sua cópia.
Após a introdução feita por Elísio Amaral Neves, a palavra passou a Manuel Taboada, o neto e filho dos homenageados, que numa agradável palestra, nos traçou de forma interessante o percurso da família e a seu contributo com as corridas, sempre sobre olhar atento do seu pai, como a dado momento afirmou “(… o mentor deste meu conhecimento)”.
“ …Todo o entusiasmo e paixão que nutro pelas corridas de automóveis tem uma explicação: nasci em Vila Real”. “Embora criança na altura, lembro-me perfeitamente do ambiente que se gerava à volta das corridas”.
Penso que esta paixão e entusiasmo deve ser o mesmo que nove muitos dos presentes á volta ou em torno das corridas e do circuito de Vila Real. É esta paixão que nos alimenta e nos faz manter vivo o circuito e as corridas.
A actividade comercial remonta à Firma Serafim Taboada & Filhos Lt.da na viragem do século XIX para o seculo XX.
No dia a dia acompanhando o desenvolvimento automóvel e motociciistico, Luís Taboada e José Augusto Taboada encontraram no seu grupo de amigos, Aureliano Barrigas, José Moreira de Carvalho, Amílcar Moreira de Carvalho e o Eng. Emílio de Sousa Botelho um ambiente favorável a organizarem por vezes corridas de motas a titulo particular .
“ Essas corridas eram apenas particulares, mas eram uma demonstração do gosto pelo desporto motorizado de um grupo de rapazes de Vila Real”.
“Como estavam ligados ao Automóvel Clube de Portugal e a várias marcas de automóveis, resolveram avançar em Vila Real com as corridas de carros a 15 de Junho de 1931”.
Luís Taboada, era o representante local da Ford desde 1926 e delegado do ACP desde os anos 30 enquanto José Augusto Taboada representava a Citroen.
Entretanto, o Stand da Citroen rejubilava com a apresentação do novo Citroen Six
Durante o colóquio foram exibidas imagens sobre os vários momentos citados. Sem esquecer o seu gosto para com aos elegantes e a preformantes automóveis da marca Ferrari.
Ou então a demostração de como um pacato Ford Taunus se pode transformar em carro de corridas como provou Casimiro de Oliveira.(Foto: António Cândido Taboada)
Nos anos cinquenta e no primeiro ano,José Taboada, acompanhado por Maria Manuela Machado foi o primeiro classificado na Ginkana de Automóveis realizada a 15 de Julho, no campo de jogos do Sport Clube de Vila Real .
Entre os locais preferidos para ver as corridas, a escolha incindiu no edifício onde tinha sido o stand e a oficina da Ford. e onde a partir de 1970, começou assistir às suas primeiras corridas de automóveis, apenas com cinco anos…
Imagem obtida de sua casa no final das corridas… pelo seu Pai
No final, foi distribuído a todos os participantes a reprodução do cartaz das Festas da Cidade de Vila Real de 1939.
Um desenho de Aureliano Barrigas
Edição: Grémio literário Vila-Realenses, 2013
Colecção Elísio Amaral Neves
Uma manhã agradável para todos os participantes, sempre interessados e entusiasmados em relembrar, reviver ou a reconhecer alguns dos episódios ali descritos.
E quem sabe, possivelmente um novo ciclo a inaugurar - Um arquivo familiar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...
. Suzuki RG 500cc 1977 - Um...
. Toyota Celica Turbo 4WD W...
. Porsche 911 GT3R - Um olh...
. Toyota BJ Safari Park - U...
. 185º Encontro de Clássico...
. Panhard 24 CT- Um olhar s...
. Ducati 996 R 2001 Grandes...
. Citroen Saxo S1600 D. Sol...
. Porsche 911 Carrera Slant...
. Ford Deluxe Modelo 40 193...
. 184º Encontro de Clássico...
. Yamaha RD 230 CC 1968 RBA...
. Porsche 017 -1970 Vencedo...
. Peugeot 206 WRC M. Campos...
. Porsche 911 Carrera Coupé...
. Toyota Crown - Um olhar s...
. 184º Encontro de Clássico...
. Mercedes Benz 300 SL - Um...
. Honda VTR 1000 - Um olhar...
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...