Porsche Carrera 6 ou 906 #126 Aurora Porsche 2000
Um dos mais belos modelos da Porsche vistos em Vila Real, na minha juventude, embora já muito desactualizados, ainda foram estrelas no campeonato nacional e um Campeão Nacional de Velocidade em 1972.
O Porsche Carrera 6, com o chassis # 126 percorreu as várias pistas internacionais com as cores da “Ecurie Basilisk” em 1966. O seu proprietário Hans Khunis e Heini Walter percorreram as pistas internacionais intercalando com algumas provas de rampa, onde também foi um sério candidato à vitória na classe até dois litros. Em 1967 Richard Broström também o usou até que foi adquirido em 1969 por Manuel Nogueira Pinto (Campeão Nacional Turismo Especial e Desporto Protótipos) e João Posser de Andrade Villar, e que em conjunto com o de Carlos Santos e depois de Vila Real, se juntou o de Joaquim Filipe Nogueira para animar o nosso campeonato nacional de velocidade na categoria Grande Turismo e Desporto.
Manuel Nogueira Pinto, João Posser de Andrade Villar, Álvaro Parente e Carlos Santos foram os seus orgulhosos volantes.
A estreia aconteceu em Jarama no dia 27 de Abril, onde Andrade Villar foi 2º da geral à média de 116,833Km/h, depois do Ford GT40 de José Maria Juncadella.
A vez de Manuel Nogueira Pinto estrear o 906 foi no Grande Prémio do ACP, na Granja do Marquês onde terminou em segundo, depois de uma boa luta com o vencedor, Ernesto Neves no Lotus 47.
Pintado de branco e vermelho os seus proprietários Nogueira Pinto e Andrade Villar participaram nas 6 horas de Vila Real no Porsche Carrera 6, onde conseguiram nos treinos a 11ª posição na grelha de partida e no final um 7º lugar e ser a melhor equipa portuguesa em prova.
Nas 3 Horas da Granja do Marquês, a 20 de Julho, o melhor tempo foi o de Nogueira Pinto 1.43.81, seguido de Carlos Santos em igual carro (1. 44.30) e de Max Wilson / Mac Daghorn em Lola T 70 BRM MK III - SL73/113. Uma má partida e problemas com os apoios do motor obrigam-no a abandonar, o mesmo acontecendo aos dois únicos pilotos estrangeiros presentes, sendo Carlos Santos o vencedor.
Novamente na Granja do Marquês decorreu o II Grande Prémio do A. C. P onde Manuel Nogueira Pinto, foi o vencedor ao fim de 40 voltas, Carlos Santos (Lotus Elan) foi segundo com 36 v e Américo Nunes (Porsche 911) o terceiro.
(foto de E.Baião)
No Circuito Palanca Negra, em Luanda, realizado a 21 de Dezembro e após a largada escalonada em função dos números atribuídos pela organização, Andrade Villar com o nº 16 e saído da 4 linha de partida, tenta ultrapassar os mais lentos, inesperadamente provoca uma tragédia junto dos espectadores com várias vítimas mortais, destrói por completo o Porsche do qual também acaba por ser mais uma vítima mortal algum tempo mais tarde.
Posteriormente adquirido por Carlos Santos e Eduardo Santos o carro foi reconstruido na garagem Aurora de uma maneira artesanal e com uma carroçaria inspirado nos carros de Sport da época.
Uma tarefa engenhosa onde a arte, o engenho, criatividade e a perseverança estiveram sempre presentes no propósito de o recuperar novamente para as corridas, aquilo que segundo as fotos parecia irrecuperável.
Em Julho de 1973, Robert Giannone veio a Vila Real estrear o novo protótipo onde foi inscrito como Porsche 2000, modelo que posteriormente ficou conhecido como Aurora Porsche Spyder.
Durante os três dias de prova e alguns acertos, conseguiu o 18º lugar nos treinos oficiais, mas na prova abandonou após 19 voltas, enquanto o carro “irmão” de Miguel Lacerda (Aurora #133) conseguiu um honroso 10º lugar.
Ainda nesse ano e em Outubro, Robert Giannone consegue a primeira vitória absoluta do Aurora Porsche Spyder, agora com uma nova traseira mais envolvente, tipo Chevron B 21, ao fazer os 5.000 metros da subida do Monte Farinha em Mondim de Basto em 3.06.16. Mário Gonçalves em Austin 1275 GT (3.12.43) e Francisco Fino em Datsun 1200 Coupé (3.15.59) foram segundos e terceiros respectivamente.
Em 1974 e durante a revolução, o Aurora Porsche foi a Angola para o Circuito das Festas do Mar em Moçâmedes, onde Giannone abandonou.
No Estoril e durante o I Circuito Nacional do ACP, em Junho 1975, o Porsche Aurora surge com novos desenvolvimentos visíveis, um novo aileron, aletas na dianteira e está pintado de amarelo e verde. O vencedor foi Carlos Santos GRD S 73, Giannone é segundo e “Lumaro” também em GRD, é terceiro.
Nova decoração no circuito de Vila do Conde agora de branco vermelho e azul, a corrida dos grupos 2,3,4e5 e naturalmente a prova principal. Gianonne fez o melhor tempo 1. 74,06 seguido por Santos 1. 04,76 e “Lumaro” 1. 04,91. No final e depois de uma corrida bem disputada o Aurora Porsche terminou em 3º lugar, Santos foi primeiro e “Lumaro” o segundo.
No Circuito da Costa de Lisboa, em 1976 na prova de Fórmula Livre para carros dos grupos 6 e 8, Álvaro Parente estreava-se no Aurora Porsche, Carlos Santos no GRD S 73 e António Oliveira em Lotus Seven os únicos presentes enquanto no grupo 8 estavam quatro Fórmula Ford entre eles o Lotus Ford de Robert Gianonne e três Fórmula V. Álvaro Parente arranca muito bem, mas no final da recta já esta em segundo depois de uma rápida adaptação ao carismático bólide, onde Carlos Santos averba nova vitória.
No Circuito de Verão, no Estoril, em Agosto de 1977, Carlos Santos na prova de Formula Livre (Grupos 6 e 8) inicia os treinos, alcança 2.2,53s e de seguida abandona com problemas no motor, a partir deste daqui, o original bólide é esquecido naquela que deve ser a melhor evolução do Porsche Carrera 6.
Imagens: Bonhams
Afinal, já chegou, e percorreu o Circuito Vasco Sameiro no primeiro fim-de-semana de Março.de 2013
Imagem gentilmente cedida por António Carvalheira
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Renault Sport Spider - Sa...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Loris Capirossi - Um olha...
. Renault 8 Gordini - Um ol...
. Keke Roseberg Williams FW...
. Aprilia RS3 990 2002 Regi...
. Renault 4 - Um olhar sobr...
. Bruce McLaren Cooper T53 ...
. Renault Floride - Um olha...
. Fiat 600D 1953 - Um olhar...
. Valentino Rossi Honda RC ...
. 180º Encontro de Clássico...
. Volkswagen - Um olhar sob...
. Auto Clássico Porto 2024 ...
. Tyrrel 008 1978 Patrick D...
. Suzuki RGV 500 Kevin Schw...
. Alberto Ascari Lancia D50...
. Honda NSR500 de Alexandre...
. Les Jouets Solido Mini - ...
. 179º Encontro de Clássico...
. Ligier JS11 1979 Jacques ...
. Opel Olympia 1952 - Um ol...
. Pedro Lamy Mercedes-Benz ...
. Fiat Punto Kit Car S1600 ...
. Ducati 996 1999 Carl Foga...
. Lotus 72 D 1972 Emerson F...
. Wayne Rainer Yamaha YZR 5...
. 179º Encontro de Clássico...
. Niki Lauda Brabham BT 46 ...
. Ferrari 166 Alemano Giamp...