Terça-feira, 5 de Março de 2013

Porsche Carrera 6 ou 906 #126 Aurora Porsche 2000

 

Porsche Carrera 6 ou 906 #126 Aurora Porsche 2000

 

Um dos mais belos modelos da Porsche vistos em Vila Real, na minha juventude, embora já muito desactualizados, ainda foram estrelas no campeonato nacional e um Campeão Nacional de Velocidade em 1972.

O Porsche Carrera 6, com o chassis # 126 percorreu as várias pistas internacionais com as cores da “Ecurie Basilisk” em 1966. O seu proprietário Hans Khunis e Heini Walter percorreram as pistas internacionais intercalando com algumas provas de rampa, onde também foi um sério candidato à vitória na classe até dois litros. Em 1967 Richard Broström também o usou até que foi adquirido em 1969 por Manuel Nogueira Pinto (Campeão Nacional Turismo Especial e Desporto Protótipos) e João Posser de Andrade Villar, e que em conjunto com o de Carlos Santos e depois de Vila Real, se juntou o de Joaquim Filipe Nogueira para animar o nosso campeonato nacional de velocidade na categoria Grande Turismo e Desporto.

Manuel Nogueira Pinto, João Posser de Andrade Villar, Álvaro Parente e Carlos Santos foram os seus orgulhosos volantes.

A estreia aconteceu em Jarama no dia 27 de Abril, onde Andrade Villar foi 2º da geral à média de 116,833Km/h, depois do Ford GT40 de José Maria Juncadella.

A vez de Manuel Nogueira Pinto estrear o 906 foi no Grande Prémio do ACP, na Granja do Marquês onde terminou em segundo, depois de uma boa luta com o vencedor, Ernesto Neves no Lotus 47.

Pintado de branco e vermelho os seus proprietários Nogueira Pinto e Andrade Villar participaram nas 6 horas de Vila Real no Porsche Carrera 6, onde conseguiram nos treinos a 11ª posição na grelha de partida e no final um 7º lugar e ser a melhor equipa portuguesa em prova.

Nas 3 Horas da Granja do Marquês, a 20 de Julho, o melhor tempo foi o de Nogueira Pinto 1.43.81, seguido de Carlos Santos em igual carro (1. 44.30)  e de Max Wilson / Mac Daghorn  em Lola T 70 BRM MK III - SL73/113. Uma má partida e problemas com os apoios do motor obrigam-no a abandonar, o mesmo acontecendo aos dois únicos pilotos estrangeiros presentes, sendo Carlos Santos o vencedor. 

Novamente na Granja do Marquês decorreu o  II Grande Prémio do A. C. P onde Manuel Nogueira Pinto, foi o vencedor ao fim de 40 voltas, Carlos Santos (Lotus Elan) foi segundo com 36 v e  Américo Nunes (Porsche 911) o terceiro.

10700685_748979585173524_4104313790142759035_o.jpg

150097_748979645173518_5650935221602259287_n.jpgPáginas da Revista Noticia 

(foto de E.Baião)

1452582_827583200626263_5293298689665118006_n.jpg 

No Circuito Palanca Negra, em Luanda, realizado a 21 de Dezembro e após a largada escalonada em função dos números atribuídos pela organização, Andrade Villar com o nº 16 e saído da 4 linha de partida, tenta ultrapassar os mais lentos, inesperadamente provoca uma tragédia junto dos espectadores com várias vítimas mortais, destrói por completo o Porsche do qual também acaba por ser mais uma vítima mortal algum tempo mais tarde.    

Posteriormente adquirido por Carlos Santos e Eduardo Santos o carro foi reconstruido na garagem Aurora de uma maneira artesanal e com uma carroçaria inspirado nos carros de Sport da época.

Uma tarefa engenhosa onde a arte, o engenho, criatividade e a perseverança estiveram sempre presentes no propósito de o recuperar novamente para as corridas, aquilo que segundo as fotos parecia irrecuperável.

Em Julho de 1973, Robert Giannone veio a Vila Real estrear o novo protótipo onde foi inscrito como Porsche 2000, modelo que posteriormente ficou conhecido como Aurora Porsche Spyder.

Durante os três dias de prova e alguns acertos, conseguiu o 18º lugar nos treinos oficiais, mas na prova abandonou após 19 voltas, enquanto o carro “irmão” de Miguel Lacerda (Aurora #133) conseguiu um honroso 10º lugar.

Ainda nesse ano e em Outubro, Robert Giannone consegue a primeira vitória absoluta do Aurora Porsche Spyder, agora com uma nova traseira mais envolvente, tipo Chevron B 21, ao fazer os 5.000 metros da subida do Monte Farinha em Mondim de Basto em 3.06.16. Mário Gonçalves em Austin 1275 GT (3.12.43) e Francisco Fino em Datsun 1200 Coupé (3.15.59) foram segundos e terceiros respectivamente.

Em 1974 e durante a revolução, o Aurora Porsche foi a Angola para o Circuito das Festas do Mar em Moçâmedes, onde Giannone abandonou.

No Estoril e durante o I Circuito Nacional do ACP, em Junho 1975, o Porsche Aurora surge com novos desenvolvimentos visíveis, um novo aileron, aletas na dianteira e está pintado de amarelo e verde. O vencedor foi Carlos Santos GRD S 73,  Giannone é segundo e “Lumaro” também em GRD, é terceiro.

Nova decoração no circuito de Vila do Conde agora de branco vermelho e azul,  a corrida dos grupos 2,3,4e5 e naturalmente a prova principal.  Gianonne fez o melhor tempo 1. 74,06 seguido por Santos 1. 04,76  e “Lumaro” 1. 04,91. No final e depois de uma corrida bem disputada o Aurora Porsche terminou em 3º lugar, Santos foi primeiro e “Lumaro” o segundo.

No Circuito da Costa de Lisboa, em 1976 na prova de Fórmula Livre para carros dos grupos 6 e 8, Álvaro Parente estreava-se no Aurora Porsche, Carlos Santos no GRD S 73 e António Oliveira em Lotus Seven os únicos presentes enquanto no grupo 8 estavam quatro Fórmula Ford entre eles o Lotus Ford de Robert Gianonne e três Fórmula V. Álvaro Parente arranca muito bem, mas no final da recta já esta em segundo depois de uma rápida adaptação ao carismático bólide, onde Carlos Santos averba nova vitória.

No Circuito de Verão, no Estoril, em Agosto de 1977, Carlos Santos na prova de Formula Livre (Grupos 6 e 8) inicia os treinos, alcança 2.2,53s e de seguida abandona com problemas no motor, a partir deste daqui, o original bólide é esquecido naquela que deve ser a melhor evolução do Porsche Carrera 6.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Bonhams

 

Afinal, já chegou, e percorreu o Circuito Vasco Sameiro no primeiro fim-de-semana de Março.de 2013 

 

Imagem gentilmente cedida por António Carvalheira 

 


publicado por dinis às 23:56
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De António Carvalheira a 6 de Março de 2013 às 20:27
Por curiosidade, posso referir que hoje, em conversa com o Mestre Eduardo (Garagem Aurora), este me contou que na época do 25 de Abril, vendeu um exemplar destes que tinha comprado em parceria com Carlos Santos, pela quantia de 240 contos. O valor atual desta viatura ultrapassa os 500.000 euros, quanto valerá daqui a 30 anos ? Vamos esperar...


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Gilera 125 2001 Manuel Po...

. Pedro Lamy Chrysler Viper...

. Simca 1000  - Um olhar so...

. Honda NSR 500 1987 Wayne ...

. Circuito Internacional de...

. Porsche 962 Racing 1986 -...

. Renault 4 CV - Um olhar s...

. Honda NSR 500 1999 Alex C...

. Série 100 Anos de Desport...

. Maserati 450S  - Um olhar...

. Renault Sport Spider - Sa...

. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...

. Kenny Roberts Yamaha YZR ...

. Citroen DS 19  - Um olhar...

. Williams FW07B F1- Um olh...

. Yamaha Tech3 - Um olhar s...

.  Renault 5 - Um olhar sob...

. Jean Alesi Tyrrel 019 199...

.  Júlio Ferreira Alves 195...

. Lamborghini Diablo - Um o...

. Loris Capirossi - Um olha...

. Renault 8 Gordini - Um ol...

. Keke Roseberg Williams FW...

. Melkus RS 1000  - Um olha...

. Aprilia RS3 990 2002 Regi...

. Renault 4 - Um olhar sobr...

. Bruce McLaren Cooper T53 ...

. Renault Floride - Um olha...

. Fiat 600D 1953 - Um olhar...

. Valentino Rossi Honda RC ...

. 180º Encontro de Clássico...

. Volkswagen - Um olhar sob...

. Auto Clássico Porto 2024 ...

. Tyrrel 008 1978 Patrick D...

. Suzuki RGV 500 Kevin Schw...

. Citroen 2cv6  - Um olhar ...

. Alberto Ascari Lancia D50...

. Honda NSR500 de Alexandre...

. Les Jouets Solido Mini - ...

. 179º Encontro de Clássico...

. Ligier JS11 1979 Jacques ...

. Opel Olympia 1952 - Um ol...

. Pedro Lamy Mercedes-Benz ...

. Fiat Punto Kit Car S1600 ...

. Ducati 996 1999 Carl Foga...

. Lotus 72 D 1972 Emerson F...

. Wayne Rainer Yamaha YZR 5...

. 179º Encontro de Clássico...

. Niki Lauda Brabham BT 46 ...

. Ferrari 166 Alemano Giamp...

.arquivos

. Novembro 2024

. Outubro 2024

. Setembro 2024

. Agosto 2024

. Julho 2024

. Junho 2024

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub