L’ Automobile Junho de 1966
Uma das revistas mais vista e “revista” naquele ano de 1966 e mesmo depois.
Como todos os meses o L’ Automobile era exposto, dependurada por uma mola nas portas do Bragança, um quiosque onde se vendia um pouco de tudo: revistas, livros, artigos escolares, miniaturas, brinquedos (uma folha de 25 linhas, uma folha de papel azul, um selo, um envelope, um postal, um ponteiro, cromos, sei lá… tudo o que fosse preciso… e muitos brinquedos nas prateleiras debaixo. No andar de cima, a sua esposa, cabeleireira, era uma visita por vezes das nossas mães que de vez em quando nos surpreendiam com um brinquedo ou então com uma guloseima na pastelaria mais próxima, isto muito raramente, porque as idas ao cabeleireiro também o eram.
Actualmente ainda mantêm alguns dos traços antigos, incluindo a máquina de registar para a qual contribuí várias vezes, pois foi ali que iniciei as minhas intermináveis colecções.
Nunca me lembro de aquilo ter outra actividade, mas em conversa no local, fiquei a saber que antigamente o quiosque era uma barbearia afamada e das mais chique da cidade. Era um salão com espelhos à sua volta, muito bem iluminado e decorado. Aí se arranjavam as unhas e outros serviços dedicados à beleza corporal. Nesse salão à entrada, havia um pequeno canto para vender tabaco, jornais e revistas e outras miudezas.
Entre nós, dizia-se “ Não tens, vai ao Bragança”.
Por lá passeai várias vezes e habituei-me a “adorar” as suas montras, repleta de novidades, entre elas os desejados e caríssimos carrinhos de ferro.
Aberto todos os dias, a quase toda a hora, incluindo sábados e domingos, os seus proprietários revezavam-se com uma empregada que pontualmente, com o balcão cheio de jornais ou revistas recém-chegadas, alinhava, ordenava, escrevia a lápis o preço e retirava as encomendas “assinaturas” que religiosamente guardava e posteriormente entregava aos clientes. Aos potenciais comparadores, deixava-os folhear e entusiasmarem-se com as revistas.
Ao lado eram as revistas de banda desenhada, os famosos “cowboys” do oeste americano,Fantasma, Zorro, mas também Zé Carioca, Tio Patinhas, Mundo Motorizado, lá estava o L’ Automobile, revista muito desejada com um suplemento sobre o desporto automóvel muito especial o Sport Mecanique e que podia ser adquirida por 27$50.
Na capa, o Cobra 7 litres, era a atracção principal assim como a antevisão das 24 horas de Le Mans assinada por Cristian Moity onde se encontravam algumas das máquinas que só passariam por cá nos anos seguintes.
Nas longas e intermináveis cavaqueiras nos cafés e esplanadas da nossa cidade, e que me dá muito gozo em recordar, um dos temas principais eram os Formula 3 e tudo o que encontrávamos servia para imaginar como iriam ser aqueles estranhos veículos com as rodas de fora.
A página referente à prova de Monaco e as fotografias ajudaram em muito a um melhor conhecimento daquela modalidade, enquanto outros recordavam a s corridas do ano passado em Cascais, o vencedor Rodney Banting que não estava incrito, John Fenning 2º, do português Felipe Nogueira 4º, o americano Steve Matchett, e do britânico Tim Cash.
Mas era o AC Cobra o mais desejado e por alguns comentado era a prestação do AC Ford de António Herédia em Cascais e que pouco tempo depois ardeu.
Outro AC Cobra muito falado era o de Bob Olthoff , um fazendeiro sul-africano e especialista em Cortinas, muito gabado pelos angolanos em férias na metrópole, em especial por um amigo que foi a Inglaterra buscar um Ford Cortina Lotus MK II para levar para Angola para dar “cartas” aos “Perana” e nos proporcionou umas agradáveis voltas ao circuito e também alguns sustos. O Ac Cobra foi alvo de um insólito capotamento do camião que o transportava para a corrida de Cascais em 1964 na qual só fez uma volta depois do motor “ter dado o berro”, após ter partido da primeira fila.
Por cá também o esperávamos…o que só aconteceu em 1967.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 1299ª –Ducati 996 R 2001 ...
. 2025 Circuito Internacion...
. Ford Fairlane Havana - Um...
. Peugeot 504 Coupé - Um ol...
. C-Guyot- S. Scarnato- N. ...
. 182º Encontro de Clássico...
. Brabham BMW BT 52 f1 1983...
. Citroen Traction Avant 11...
. Renault 25 - Um olhar sob...
. MV Augusta 500cc 1967 - U...
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...