Sidónio Cabanelas
BMW 528i
Sidónio Sérgio Alves Cabanelas nasceu a 17/05 de 1954 em Felgueiras, mas cedo veio viver para Vila Real. Depois de várias provas em duas rodas abraçou o automobilismo e venceu o Campeonato de Iniciados da Zona Norte em 1982 com um Triumph Dolomite Sprint, onde foi 1º na Rampa da Lagoa Azul, Caramulo, Falperra, Circuito de Vila do Conde e Rampa de Bragança.
1983
Em 1983 adquire um BMW 528i para participar nas provas do Agrupamento A 2 do Campeonato Nacional de Velocidade onde alcança o 1º na Rampa Lagoa Azul, 3º no Caramulo e é 2º na Rampa de Portalegre.
A estreia do BMW 528i foi na Rampa da Lagoa Azul onde obteve o segundo lugar da geral e primeiro do A2, atrás de Manuel Fernandes em Toyota Starlet.
Ao Auto Mundo de 20 de Abril de 1983 afirma:
“ Foi muito bom para a 1ª prova do campeonato e para a primeira vez que peguei no carro”.
No Autódromo do Estoril aquando do Circuito Costa do Estoril, abandona ao fim de três voltas, enquanto Rufino Fontes é primeiro em Alfa Romeo GTV6 e segundo é Manuel Fernandes Toyota Starlet .
Rampa de Portalegre é 6º e Taveira é 18º.
No Estoril, no Trofeu Grão Pará e durante a prova do Agrupamento A2/B1, a 9 de Maio, o BMW de Sidónio Cabanelas escorrega no óleo derramado na pista despistando-se espectacularmente e sobre o qual o Jornalista Pedro Mariano escreveu na revista Auto Mundo, um pormenorizado artigo com o título:
“Será que há milagres?”
E após minuciosa descrição, termina:
“Afinal …há milagres!”
Agora aos Vila-realenses Manuel Fernandes, António Conceição e António Taveira, junta-se também Sidónio Cabanelas, não só pelo novo BMW, mas principalmente pela superioridade demostrada com o Triumph Dolomite Sprint no Campeonato de Iniciados, modelo em que ambos foram campeões.
E eu, via finalmente o meu colega do Colégio da Boavista a competir numa prova de automóveis em Vila Real, depois de ter mostrado os seus dotes de condução nos circuitos citadinos de motociclismo, então realizados.
Com o melhor tempo nos treinos, efectua um mau arranque, seguido de um toque no Starlet de Manuel Ferreira na Timpeira e de uma “carambola” envolvendo vários veículos, Sidónio Cabanelas cautelosamente vai à boxe, onde desempena a roda dianteira do lado direito e retoma a corrida com uma volta de atraso.
Meticulosamente efectua uma espectacular recuperação que o levou até ao 8º lugar da geral e 5º do agrupamento, durante a qual obteve a volta mais rápida em 2. 53,57s à média de 143, 630Km/h.
https://www.facebook.com/pages/Sid%C3%B3nio-Cabanelas/100227796731759?sk=photos_stream
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...
. Porsche 912 - Um olhar so...
. Citroen DS19 1958 - Um ol...
. Yamaha R7 2000 Noriyuki H...
. Peugeot 206 WRC - Um olha...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 928 S4 Coupé - Um...
. Peugeot 404 Buenos Aires ...
. Honda NSR 250 1991 - Um o...
. Citroen Xsara WRC - Um ol...
. Porsche 911 Carrera Targa...
. Jaguar XJ 12 - Um olhar s...
. Freddie Spenser Honda NS ...
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...