Miguel Soeiro de Lacerda Porsche Carrera 6 Aurora
As provas de Grande Turismo e Desporto englobavam os automóveis pertencentes aos Grupos 3, 4 e 5, e para o Nacional de Velocidade, os mais competitivos agruparam-se em Vila Real aos mais modernos bólides que na época competiam no Campeonato Europeu de Sport 2 Litros.
Miguel Soeiro de Lacerda
Porsche Carrera 6 Aurora
Miguel Lacerda inscreveu-se em Sport (grupo 5) no Circuito Internacional de Vila Real, em 1973, no Porsche Carrera 6, o mesmo que no ano anterior foi pilotado por Manuel Nogueira Pinto. O remodelado 906, muda de cor, retoma a traseira original, enquanto mantem a mesma frente do ano anterior. Apesar destas actualizações não deixava de ser um dos modelos mais antigos presentes.
As suas características segundo a Revista Motor:
“(…) Motor de 1993 cc preparado na Garagem Aurora
210 cv ás 8400 rpm
2 Carburadores triplos Weber IDA tipo 46
Caixa de velocidades: Porsche
Óleo: Sacor
Velas: Bosch
Amortecedores: Koni”
Travões: ATE
Pneus: Firestone (…)“
2 Carlos Gaspar Lola T 282,31 Miguel Soeiro de Lacerda Porsche Carrera 6 e 12 Ian Grob Chevron B 23.
Durante os treinos de sexta-feira, o capô traseiro, soltou-se e obrigou a terminar mais cedo os treinos, para a reposição do mesmo, ainda antes de fazer 2. 55,96.
Na segunda sessão de treinos melhorou a performance, 2, 54.44 (nos treinos de Grupo 1, com um Opel 1904 SR obteve 3.19,14) e o direito a partir na 9ª linha, ao lado de Ribeiro de Sousa 2. 59,34, então o primeiro dos Lotus.
David Walker GRD S 73 (2. 20,17) e Carlos Gaspar Lola T 292 ( 2. 23,43)eram os primeiros a postos para iniciar a prova, enquanto o lugar de Carlos Santos estava vazio e Vic Elford era último na grelha de partida.
Na primeira volta o novíssimo March 73 S de Vic Elford já se encontrava à frente de Fletcher Chevron B 21 «Lumaro»GRD S73 e Lacerda.
Impondo um ritmo adequado à sua viatura permite-lhe ser um dos 15 pilotos a terminar a prova e a colocar-se entre o Scorpion de Andrew Fletcher e o Lola T 290 de Tony Birchenhough.
No final, um honroso 10º lugar, após 29 voltas durante 1h 24m 41,04s e uma média de 142,288 Km/h.
A volta mais rápida foi a 26º em 2. 48,57s e uma velocidade média de 147, 891 Km/h.
Fotos amavelmente cedidas por Miguel Soeiro de Lacerda e incluídas na sua página pessoal:
https://www.facebook.com/miguel.soeirodelacerda?fref=ts
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