Lada Samara- Um olhar sobre as minhas miniaturas
Lada Samara duas portas
Curiosamente as caixas de cartão soviéticas continuava a guardá-las.
Modelo real
A Fabrica de Automóveis de Volga, a VAZ é o mais importante complexo industrial Russo de viaturas particulares instalada com o patrocínio da Fiat em Togliatti em 1969.
O Lada Samara foi apresentado em Dezembro de 1985 na URSS com o nome de um afluente do Rio Volga, tornou-se na primeira viatura soviética de tracção a frente sob a marca Jigouli e vendida localmente com o nome de Spoutnik a evocar o famoso satélite lançado pelos soviéticos em 1957
Desta vez a Lada contou com a ajuda da Porsche, que a par da sua actividade como construtora de GT dispõe também de um gabinete de engenharia que vende os seus serviços a outros construtores.A Porsche intervém tanto no motor (câmara de combustão otimizada) como no chassis., intervença~no motor do contemporâneo Seat Ibiza do Samara. mas, ao contrário de Lada, Seat divulgou muito o que foi dito acima, alardeando alto e bom som o "System Porsche!!"
O Samara foi um automóvel compacto da Lada, produzido em carrocerias hatch e sedan, de 3 portas, o modelo dois-volumes era baseado na plataforma do Fiat 124, e lembrava o já conhecido Volkswagen Passat, já que foi desenvolvido pelo mesmo projetista, o italiano Giorgetto Giugiaro. num desenho bem simples, com linhas retas, frente baixa, para-choques envolventes e grande área envidraçada.
Projetado para ser um veículo simples, durável e barato por um preço acessível, contava com tração dianteira, motor transversal, caixa de 5 marchas, suspensão com atualizações e motorizações diferentes que iam de 1.1 a 1.5 litros. Apesar de ter boa estabilidade, pecava no acabamento, design, qualidade de construção e motor, que tinha sérios problemas de carburação e funcionamento.
Miniatura
Abre as portas, levanta a mala e o capô para ver o motor.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante CCCP URSS
Série
Referencia nº preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - URSS
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Renault Sport Spider - Sa...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Loris Capirossi - Um olha...
. Renault 8 Gordini - Um ol...
. Keke Roseberg Williams FW...
. Aprilia RS3 990 2002 Regi...
. Renault 4 - Um olhar sobr...
. Bruce McLaren Cooper T53 ...
. Renault Floride - Um olha...
. Fiat 600D 1953 - Um olhar...
. Valentino Rossi Honda RC ...
. 180º Encontro de Clássico...
. Volkswagen - Um olhar sob...
. Auto Clássico Porto 2024 ...
. Tyrrel 008 1978 Patrick D...
. Suzuki RGV 500 Kevin Schw...
. Alberto Ascari Lancia D50...
. Honda NSR500 de Alexandre...
. Les Jouets Solido Mini - ...
. 179º Encontro de Clássico...
. Ligier JS11 1979 Jacques ...
. Opel Olympia 1952 - Um ol...
. Pedro Lamy Mercedes-Benz ...
. Fiat Punto Kit Car S1600 ...
. Ducati 996 1999 Carl Foga...