Ferrari Daytona - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Ferrari 365 GTB/4 Daytona
Um dia, um amigo,, que penso ser o Hernâni que já não via há muito tempo e que não voltei a ver mais, de visita a Vila Real, diz-me:
Tenho um carro que tu não tens?
Anda a minha casa vê-lo
É era verdade.
Lá estava o Ferrari Daytona que eu não tinha e na sua caixa original.
Leva-o e guarda-o como recordação
Obrigado
Modelo real
Quando o Ferrari 275 GTB 4 terminou a sua produção o Daytona procurou ocupar o seu lugar. O novo Coupé como o precedente é uma associação entre Pinifarina e Scagliettti e uma mecânica derivada da modelo anterior.
O Ferrari Daytona, oficialmente designado Ferrari 365 GTB/4, como era comum nos Ferrari da altura, onde os três algarismos 365 se referiam à cilindrada do motor, e o algarismo 4 era o número de árvore de cames do seu V12. GTB é o acrónimo para Grand Turismo Berlinetta é um coupé de dois lugares produzido entre 1968 a 1973. Apresentado no Salão do Automóvel de Paris em 1968 apresentava o 275 Colombo V12 aumentado para para 4.390 cc e logo apelidada de “Daytona”. a lembrai o pódio da Ferrari nas 24 Horas de Daytona no ano anterior.
O designer da Pininfarina, Leonardo Fioravanti, também responsável pelo 365 GTB/4 refletia o movimento dos designs arredondados da Ferrari para um visual mais contemporâneo e afiado numa resposta da Ferrari ao radical Lamborghini Miura de motor transversal em posição central traseira.
Os primeiros Daytona apresentavam faróis fixos atrás de uma tampa de vidro acrílico. Mas o novo regulamento de segurança dos EUA a proibir os faróis atrás das tampas resultou em faróis duplos retráteis em 1971.
Um Ferrari Daytona foi conduzido à vitória por Dan Gurney e pelo editor executivo da Car and Driver, Brock Yates, na primeira Cannonball Run durante 36 horas.
O número total de Daytonas é de 1.406 ao longo da vida útil do modelo, incluindo os 156 coupés com volante à direita no Reino Unido, 122 spyders de fábrica, dos quais 7 são com volante à direita e os 15 carros de competição. Todos as carroçaras exceto o primeiro protótipo Pininfarina, foram produzidos pelo construtor italiano Scaglietti,.
Miniatura
Abre as portas, levanta o capô para ver o motor.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de metal de acordo com as originais e têm pneus de borracha.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 165 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – França
Anos de fabrico a
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