Quarta-feira, 21 de Março de 2012

Antero & Borges classic racing team

 

ANTERO & BORGES classic racing team no Campeonato Portugal Clássicos 1300 2012

Foi a 18 de Março 2012,ao meio da tarde que a equipa Antero & Borges na sede da equipa, apresentou a sua formação que vai disputar do CPCC – Campeonato de Portugal de Clássicos Circuitos. Com um palmarés invejável, conseguido em trinta anos de trabalho ligado a competição, vai no ano de 2012 tentar que os pilotos que lhe confiaram as suas “máquinas” revalidem os títulos conseguidos anteriormente, e que os recém-chegados conquistem novas vitórias. Equipa que ganha, não se mexe – este é o lema. Entrosada pelos muitos anos a trabalhar juntos, conquistaram os títulos mas mais importante ainda, a confiança dos pilotos e o respeito dos adversários.

Na revalidação de títulos a equipa conta com Miguel Ferreira que vai pilotar o habitual Ford Escort ,

e José Filipe Nogueira em Mini Marcos. Ambos com títulos ganhos que mais uma vez vão tentar trazer os louros para casa.

Joaquim Dias é o “novo” recruta – já esteve nesta equipa – e vai usar como argumento para levar de vencida a Taça 1000, o reconstruído Fiat 600 Abarth.

A grande novidade é a equipa das Senhoras, composta por Isabel Nogueira e Joana Filipe Nogueira, a terceira geração de um nome conectado com as vitórias. Se Isabel Nogueira é a estreia absoluta, já a Joana cumpriu uma etapa do campeonato em 2011. As duas vão unir esforços para darem à equipa a primeira vitória no Troféu ANPAC no feminino.

Antero Pereira foi lacónico a falar das suas previsões para o presente ano: Temos tudo para vencer, vamos trabalhar sempre mais e melhor.

 

JOSÉ FILIPE NOGUEIRA

Filho de Joaquim Filipe Nogueira, um ícone do automobilismo nacional, desde muito novo acompanhou de perto o desporto que mais tarde viria a abraçar. Em 1975 vence o campeonato de iniciados em Morris Cooper S.

Em 1977 e 1978 participa no Troféu Mini com um Morris Mini 1000. Em 2009 com um 1275 GT disputa o CPCC1300. Ainda com o mesmo carro em 2010 é o vencedor da Taça de Portugal –Históricos 71. Em 2011 com o novo Mini Marcos repete a dose na Taça e é também Campeão dos Históricos 71 no CPCC 1300.

Objectivo: Vencer a Taça e o Campeonato Históricos 71 e se possível abraçar um novo projecto.

 

ISABEL NOGUEIRA

A neófita da equipa. Vai pela primeira vez estar aos comandos de um carro de competição. Faz equipa com Joana Filipe Nogueira para disputar o ANPAC HISTORIC RACING TROPHY.

Objectivo: Fazer a maior quantidade de kms antes da primeira prova para aprender e assim obter os melhores resultados possíveis e tentar vencer o AHRT no feminino.

 

JOANA FILIPE NOGUEIRA

Tem “às costas” a responsabilidade de um nome histórico no desporto automóvel nacional. Estreou-se na competição em 2011 onde fez uma prova integrada no CPCC1300 no circuito do Estoril. Este ano disputa com Isabel Nogueira o ANPAC HISTORIC RACING TROPHY. Objectivo: Fazer a maior quantidade de kms antes da primeira prova para aprender e assim obter os melhores resultados possíveis e tentar vencer o AHRT no feminino.

MIGUEL FERREIRA

Nome bem conhecido das pistas nacionais e espanholas, Miguel Ferreira, tem uma carreira de sucessos. Correu em diversos carros, Porsche, Aston Martin, mas o “menino bonito” é sem dúvida o Ford Escort com que em 2010 foi campeão do CPCC 1300, ano em que também venceu os históricos 74.

Objectivo: Vencer em cada etapa do CPCC 1300 e somar mais um título de campeão no final do presente ano.

 

JOAQUIM DIAS

O popular Quim Zé, volta à competição depois de um hiato de 10 anos. Fez karting sem competir, em 1997 estreou-se na competição com um Fiat 600 Abarth, modelo que o acompanha até hoje. Entre 1997 e 2001 venceu por 3 vezes no campeonato de montanha e 4 vezes na velocidade a classe 1000cc. O circuito de que mais gosta é Vila do Conde. Esteve presente na Boavista e no Estoril em 2005.

Objectivo: Competir na taça mil e se possível ser campeão. Não está posta de parte a participação na montanha, ainda que pontualmente.

 

 Antero & Borges classic racing team

 

UM POUCO DE HISTÓRIA – resultados mais relevantes

3 campeonatos de montanha na classe 1000 - Joaquim Dias Fiat 600 Abarth

4 campeonatos de velocidade na classe 1000 - Joaquim Dias Fiat 600 Abarth

1º troféu nacional de gr 5 – Fernando Soares – Mini

1º campeonato de históricos 65 – Fernando Soares – Mini

1º CPCC 1300 – Miguel Ferreira – Ford Escort

1º CPCC 1300 – H74 - Miguel Ferreira – Ford Escort

1º Taça de Portugal 1300 – H71 – José Filipe Nogueira – Mini 1275 GT

1º CPCC 1300 – H71 – José Filipe Nogueira – Mini Marcos

1º Taça de Portugal 1300 – H71 – José Filipe Nogueira – Mini Marcos

1º 6 Horas de Braga – Pedro Vera Cruz/Nuno Caride – Ford Escort

2º 6 Horas de Braga – Albino Abrantes/Fernando Soares – Porsche 911

2º CPCC 1300 – H71 – José Filipe Nogueira – Mini 1275 GT

3º Taça de Portugal – Miguel Ferreira/Francisco Carvalho – Porsche GT3

4º CPR – Miguel Ferreira/Francisco Carvalho – Porsche GT3

 

ANTERO PEREIRA

Iniciou a sua vida nos automóveis em 1982 – Álvaro Ribeiro – começa a construir motores e caixas de velocidades 11 anos depois. Preparou e venceu com os mais variados carros (Escort, Mini, Alfa, BMW, Cortina Lotus, Fiat 600) e pilotos (Bibi, Fernando Soares, José Filipe Nogueira, Quim Zé, Miguel Ferreira, Pedro Vera Cruz, Nuno Caride) na montanha Quim Zé…) e nos circuitos, tanto em provas de resistência (6 hora de Braga) como em provas sprint onde todos os pilotos e viaturas mencionadas viram a bandeira de xadrez em primeiro lugar. Hoje Mestre Antero é o dono da Antero & Borges onde prepara veículos de competição e reconstrói carros clássicos.

Objectivo: Vencer com os quatro carros que preparou em todas as competições em queestão inseridos.

 

MIGUEL GONÇALVES

Tal como o Antero diz: Miguel, meu braço direito. Gosta de automóveis e da competição, gosta ainda de novos desafios. Esteve no Raimundo Branco, depois na Citroën e hoje na Antero & Borges onde faz de tudo desde a montagem dos carros de corrida com preponderância para o trabalho de suspensões. A trabalhar na competição desde 1997, tem hoje um know how que lhe permite identificar e resolver em poucos segundos os problemas que os pilotos encontram nos carros, tarefa imprescindível na competição automóvel.

Objectivo: Vencer com os quatro carros que ajudou a preparar em todas as competições em que estão inseridos

 

PEDRO DINIS

O relações publicas. Faz a ponte entre a equipa e a FPAK, as organizações e todas as entidades envolvidas no desporto automóvel que mantenham uma relação com a equipa.

Elemento fulcral no terreno pois é ele que ajuda os pilotos a saber o lugar que ocupam em cada prova. A sua presença no muro das boxes indicando a posição de cada piloto, bem como o fornecimento de todas as informações antes e pós-prova são fundamentais para o bom desenrolar de cada etapa que compõem o calendário. Amante de tudo o que cheire a gasolina, em especial os clássicos, é também ele assíduo participante em provas de regularidade.

Objectivo: Vencer juntamente com a equipa todos os projectos em que esta se envolva.

 

PETKO VASILEV

O beijamin da equipa, também conhecido pelo amigo Pedro. Búlgaro de nascença como o nome indica, veio para Portugal muito novo e hoje é tão português como os restantes membros da equipa. Antes de entrar na Antero & Borges era estudante e o enorme gosto pela mecânica coloco-o neste grupo, onde abraçou a profissão de corpo e alma.

Objectivo: Aprender sempre mais e vencer em tudo aquilo a que está ligado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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