13º Circuito Internacional de Vila Real Fórmula V
A presença de um Fórmula Junior que em 1958 efectuou umas voltas de demonstração ao circuito de Vila Real, marcou certamente a estreia dos monolugares de Fórmula, na pista transmontana.
Mas, seria Nardi, o primeiro a construir em 1959, uma fórmula e a utilizar um motor Volkswagen Beetle, seguindo as indicações de Hubert Brundage, um revendedor VW da Flórida, desiludido com os fracos resultados obtidos com seu Beetle.
O protótipo foi equipado com um motor 1200 cc fez enorme sucesso nas corridas de “single seater” americanas do Sports Car Club of América. Em 1963 tem início o primeiro campeonato regulamentar da recém lançada Fórmula Vee, promovido pelo SCCA
A categoria rapidamente se expande pela Europa, África do Sul e Austrália como uma fórmula barata de se iniciar ou praticar automobilismo.
Os Palma V iniciam a sua carreira desportiva em 1966 no circuito de Montes Claros e o seu primeiro vencedor foi Joaquim Filipe Nogueira, piloto oficial e principal piloto de testes.
Para Vila Real, estavam inscritos 11 pilotos, todos em Palma V, com cilindradas a variar entre 1285, 1288 e 1300 c.c.
Durante os treinos, demonstraram uma velocidade fora do esperado, onde o mais rápido foi Manuel Nogueira Pinto e Jorge Passanha.
Alinharam à partida seis concorrentes, e o primeiro a arrancar foi o mais rápido nos treinos e que nunca mais largou o primeiro lugar.
Filipe Nogueira parte da segunda fila da grelha, quinto lugar, e volta após volta, sobe ao segundo da geral.
No final, Luís Fernandes, o terceiro classificado, protestou os dois primeiros carros.
Para um circuito como o de Vila Real a lista de participantes terá de se alargar sob pena de se tornarem em provas muito pouco interessantes, num circuito muito grande para este tipo de carros.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Joaquim Coelho da Rocha S...
. Ferrari 750 Monza - Um ol...
. 173º Encontro de Clássico...
. BMW V12 LMR - Um olhar so...
. Ford Sierra RS Cosworth 4...
. Chrysler Town & Country 1...
. Ferrari 166 MM spyder str...
. Mercedes Benz CLK GTR - U...
. Fiat Bravo - Um olhar sob...
. Citroen 2CV /Bimoteur - U...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Leonel Moreira Meireles M...
. Opel Omega 3000 24v Evo 5...
. Bugatti EB 110 - Um olhar...
. Renault Dauphine 1093 - U...
. 173º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt Tiger - Um ...
. Ferrari 166 MM Coupé 195 ...
. BMW M3 DTM - Um olhar sob...
. Porsche 935 K3 - Um olhar...
. Last Race of Keke Rosberg...
. Mini Cooper S - Um olhar ...
. Morris Cooper S - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Sauber Mercedes C9 - Um o...
. BMW 320 Gr 5 - Um olhar s...
. Karmann Ghia conversível ...
. Ferrari 330P4 Spyder - Um...
. Ford V8 1935 - Um olhar s...
. Chevrolet Impala Daytona ...
. 53° Circuito Internaciona...
. Chevrolet Corvette- Um ol...
. 172º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt KR 200 - Um...
. Chevrolet Lumina ou Buick...
. DKW Júnior - Um olhar sob...
. Volkswagen US Army - Um o...
. Citroen 2cv 1954 - Um olh...
. Pontiac Grande Prix - Um ...
. Volkswagen Golf - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Ferrari 125 S - Um olhar ...
. Porsche Boxster protótipo...
. Lancia Ferrari D50 um car...
. BMW E30 3 Series 325i - U...