13º circuito Vila Real Fórmula 3
Joaquim Filipe Nogueira foi um dos mais brilhantes pilotos do automobilismo nacional.
Na juventude, a arte equestre ainda o aliciou, mas o desporto automóvel acabou por o atrair após as inúmeras participações em gincanas, ralis e circuitos.
Os resultados entretanto alcançados nas provas nacionais e internacionais contribuíram para a sua enorme popularidade.
Algumas participações do seu vasto palmarés
1947 Gincana de Lisboa Standard
1950 IV Rallye Internacional Lisboa segundo classificado da geral e melhor português em MG TC
1952 Triunfo no Rallye Internacional de Lisboa em Porsche 356
1952 Volta à França em Porsche
1954 Circuito de Tanger 2º em Denzel
1955 XXV Rallye Automobile de Monte Carlo em Porsche 356
1956 Grande Prémio de Espanha em Porsche 1º
1956 Na taça Cidade do Porto é 2º com um Porsche , mas na prova Internacional a sua carreira foi interrompida após o grave acidente ocorrido com o Ferrari 750 Monza a três voltas do fim, quando comandava aprova.
1957 Volta a Nurburgring onde foi 11º com um Porsche 356 Carrera
1962 Circuito de Fortaleza em Jaguar 3.2 foi 1º
1963 4º no circuito de Montes Claros Porsche 550
1965 Grande Prémio de Portugal em cascais foi 4º com um Lotus F 3
Para as corridas em Vila Real onde a Fórmula 3 era a novidade, todos esperavam uma boa prestação dos volantes nacionais.
Luís Fernandes inscrito com um Matra e Joaquim Filipe Nogueira a estrear o Brabham do seu Portuguese Racing Team para defrontar os concorrentes estrangeiros na prova Internacional, a mais importante da jornada vila-realense.
O Matra de Luís Fernandes não compareceu e assim Filipe Nogueira foi o único concorrente nacional a percorrer o circuito para adaptação, e nos treinos obter o 5º tempo e uma dor de costas, conforme nos informa o Jornalista do Comércio do Porto
“ - Alguma lesão?
- Tenho as costas queimadas. O depósito verteu alguma gasolina e com a transpiração e o calor fiquei ligeiramente queimado. Nada de grave(…).
No dia seguinte
“(…) O nosso Filipe Nogueira fez o que pode perante estes profissionais do “volante “ internacionais. O público logo à tarde vai vibrar com os pequenos “bólides” da Fórmula 3”
Dizia o Comércio do Porto.
Novamente no jornal O Comércio do Porto de Segunda-feira 11de Julho de 1966, podemos ver uma desenvolvida reportagem sobre o acidente ocorrido no Domingo, durante a prova de Fórmula 3.
Joaquim Filipe Nogueira passa entre os destroços do carro de Charles McCarty e Steve Matchett
No final, Joaquim Filipe Nogueira foi 5º com 24 voltas e o tempo de 1h 10m 42,77s. sendo a sua volta mais rápida em 2m 52,03s
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...