Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021

Citroen Ami 8 - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Citroen Ami 8 - Um olhar sobre as minhas miniaturas

394ª – Citroen Ami 6 Norev

Um Citroen de boa memória

 Modelo real

O Citroën Ami foi produzido entre 1961 e 1978 e surgiu 1961, quando a Citroen decidiu produzir um modelo intermedio pois só vendia dois modelos que se posicionavam nos dois extremos, o 2CV e o DS/ID.

A necessidade de preencher a lacuna na oferta da marca, levou a que Flaminio Bertoni ficasse encarregue da criação de um modelo de gama média, internamente designado por “Projeto AM” depois de desenhar o Traction Avant, o 2 CV e o DS com a equipa de design Citroën,

O resultado foi o Ami 6, uma criação em que pela primeira vez Bertoni teve a oportunidade de se expressar sem nenhuma influência externa na definição do estilo deste automóvel.

 Apresentado a 24 de Abril de 1961 o projecto MI deu origem ao Ami 6, como uma extrapolação do 2CV e que se caracterizava pela oculo traseiro invertido, copia do Lincoln Americano ou do Europeu Anglia, uma solução encontrada que visava garantir mais espaço para a bagageira sem penalizar o conforto dentro do habitáculo, tendo por base a plataforma do 2CV, o seu comportamento e agilidade, herdados da famosa suspensão.

O Ami 6 é muito mais acolhedor e confortável., teve inspiração direta no modelo DS, no volante monobraço aos manípulos das portas, comandos e bancos, tudo se assemelhava ao topo de gama da Citroën.

Em 1962 foi disponibilizado nas versões Turisme e Confort. Em 1963 adopta os amortecedores hidráulicos telescópicos enquanto o motor vê a sua potência aumentada de 22 para 26 Cv. Em 1966 a bateria e o dínamo deram lugar a um 12 volts e a um alternador. Em 1967 janelas frontais deslizantes duplas em 1968 ganha alguns cavalos sem aumento da cilindrada mas com a elevação da taxa de compressão de 9 para 7,5 e a adopção de um carburador duplo.

Mais tarde o Ami 6 recebeu uma versão Break, com uma aceitação surpreendente.

Em 1969 este modelo é substituído pelo Ami 8, que é uma natural evolução do Ami 6 sobretudo ao nível de design, mas que mantém os mesmos princípios ao nível da mecânica.

De 1972 a 1976 é ainda produzido o Ami Super, uma versão mais musculada, com uma plataforma reforçada que permite a aplicação de um motor mais potente e que permite melhores prestações.

Do modelo foram produzidas 550 mil unidades, perfazendo um total de 1 milhão de unidades Ami 6 fabricados até 1971

IMG_20211118_142650.jpg

IMG_20211118_142504 - Cópia.jpg

IMG_20211118_143003 - Cópia.jpg

Miniatura

Os bancos são rebatíveis.

Interior detalhado

Com suspensão.

As rodas são de plástico de acordo com as originais.

Fabricante  Norev

Série P

Referencia nº 54

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

A base está cravada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.

País - França

Anos de fabrico  a

 

 

 


publicado por dinis às 17:53
link do post | comentar | favorito (1)

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9


23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Citroen LN - Um olhar sob...

. Aston Martin DB5 - Um olh...

. Renault 5 Le Car Van - Um...

.  Lincoln Continental - Um...

. Maserati A6 GCS - Um olha...

. Fiat 128 Coupé - Um olhar...

. Triumph TR2 Le Mans - Um ...

. Peugeot 305 - Um olhar so...

. Porsche 718 Fórmula 2 - U...

. Volkswagen 1300 L Polisti...

. Porsche 917/30 Can Am - U...

. Cooper Bristol F2 - Um ol...

.  Seat 128 3P Rallye - Um ...

. 148º Encontro de Clássico...

. Aston Martin DB3S - Um ol...

. Peugeot 604 landauet  - U...

. Porsche 917 Spyder - Um o...

. Volkswagen Scirocco - Um ...

. Ford T 1909 - Um olhar so...

. Campeonato de Portugal de...

. Luís Nobre da Veiga   a 4...

. 148º Encontro de Clássico...

. Porsche 928 - Um olhar so...

. Aurora Porsche Spyder - U...

. Lamborghini Espada - Um o...

. 148º Encontro de Clássico...

. Vanwall F1 Grande Prémio ...

. Citroen Maserati SM Prési...

. MG 182 EX - Um olhar sobr...

. BMW Turbo - Um olhar sobr...

. Connaught Type A 1953 - U...

. Vasco Callixto deixou-nos...

. Simca, Dodge, Plymouth e ...

. Jaguar C - Um olhar sobre...

. Ford Fiesta 1978 - Um olh...

. Maserati A6 GCS Bialbero ...

. Boas Festas

. Mercedes Benz 220 - Um ol...

. Aureliano Barrigas e o Au...

. Lotus 11 em Vila Real  - ...

. Renault 4L - Um olhar sob...

. Ford Escort  - Um olhar s...

. Simca 1307- 1308 - Um olh...

. Chevron B 23 de um ídolo ...

. Citroen 2 CV - Um olhar s...

. Lola T 280 DFV Team BIP c...

. Citroen DS 21- Um olhar s...

. Alfa Romeo GTA 1300 - Um ...

. Ferrari BB - Um olhar sob...

. Matra Simca Bagheera - Um...

.arquivos

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub