Ferrari Dino Berlinetta Speciale. - Um olhar sobre as minhas miniaturas
O percursor do Dino de estrada.
Modelo real
Dino Berlinetta Speciale
Os desenhos de Aldo Brovarone originaram o Dino Berlinetta Speciale construído sobre um Dino 206S de competição #0840, em menos de seis meses e o último Ferrari a receber a contribuição do fundador da casa de design, Battista Pinin Farina, antes da sua morte em 1966 e um dos primeiros a ser supervisionado pelo seu filho Sergio, o seu sucessor na empresa.
Apresentado no Salão Automóvel de Paris, em Outubro de 1965, o protótipo do motor central surpreendeu e convenceu Enzo Ferrari no modelo para homenagear o seu filho Alfredino 'Dino' .
“O carro foi pintado no tradicional vermelho Ferrari, cor que também apareceu na cabine. O painel era preto e os bancos creme não eram ajustáveis, ao contrário dos pedais. As janelas laterais eram operadas manualmente com maçanetas. O portão de câmbio era típico da Ferrari com uma alavanca curta encimada por uma maçaneta redonda de alumínio polido. A caixa de fusíveis foi posicionada sob o painel do lado do passageiro. Havia uma roda de três raios com aro de couro e outra instrumentação esparsa, com apenas os mostradores necessários. Um grande conta-rotações centralmente posicionado era flanqueado por um medidor de pressão de óleo e um respiradouro, e havia um medidor de temperatura da água inserido à direita. Não havia aquecimento ou sistema de degelo no carro. O único limpador de pára-brisa curto não era extremamente prático.”
A Pininfarina berlinetta, com motor V6 traseiro, foi a precursor do que viria a ser os Ferrari Dino 206 e 246 GT, e esse protótipo já apresenta várias características que o modelo de produção teria, as linhas da carroçaria como as entradas de ar laterais côncavas.
Sergio Pininfarina doou o protótipo ao museu de La Sarthe com a promessa de nunca vender o carro, mas não aconteceu e o ACO baseado em que o carro não tem relação comas 24 Horas de Le Mans, colocou-o a venda.
Modificação na miniatura
Estive à espera de um modelo em Vermelho mas nunca o encontrei.
Miniatura
Abrindo as portas e o capô. Volante e alavanca das mudanças cromados.
Roda sobressalente dentro do capô.
Reprodução do motor
Duas ponteiras de escape cromadas.
Volante e rodas dianteiras moveis e posteriormente já eram fixas.
Quatro faróis dianteiros de strass cobertos por uma faixa de plástico transparente. Luzes traseiras de plástico.
Placa preta MI-A72.
Cores vermelho pastel brilhante com interior preto, vermelho escuro metálico com interior preto, azul metálico com interior marrom e azul francês com interior marrom. As primeiras saídas (com caixa preta do primeiro ou segundo tipo) as rodas viram. As últimas séries , caixa amarela e preta ou caixa de plástico possuem rodas fixas. A primeira série, as rodas viram, e a segunda série, não. A diferença é na base e apenas na frente, com e o parafuso deslocado para um pouco par a frente.
As últimas séries, com caixa de plástico transparente, são menos refinadas.
Abre as portas e levanta o capô para ver o motor.
Motor e interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de metal de acordo com as originais.
Fabricante Politoys
Série
Referencia nº 536
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e posteriormente com vitrine plástica.
País – Itália
Anos de fabrico 1967 a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...
. Porsche 912 - Um olhar so...
. Citroen DS19 1958 - Um ol...
. Yamaha R7 2000 Noriyuki H...
. Peugeot 206 WRC - Um olha...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 928 S4 Coupé - Um...
. Peugeot 404 Buenos Aires ...
. Honda NSR 250 1991 - Um o...
. Citroen Xsara WRC - Um ol...
. Porsche 911 Carrera Targa...
. Jaguar XJ 12 - Um olhar s...
. Freddie Spenser Honda NS ...
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...
. Ducati 996 R - Um olhar s...
. Porsche GTI 1998 - Um olh...
. Porsche 911 Turbo 1986 - ...
. Na sua passagem pelo Circ...