Segunda-feira, 11 de Maio de 2009

2º Encontro Nacional do Portal dos Clássicos 1 e 2 de Maio de 2009

Equipa nº 20-Manuel Ferreira Dinis / Esmeralda Cortinhas

Marca - VW Porsche

Modelo - 914 2.0 Ano – 1975

Único modelo da VW Porsche fabricado entre 1969 e 1976

A indústria automóvel esconde por vezes inconfessáveis subtilezas de “marqueting” e o VW Porsche, nunca provocou também uma unanimidade no alinhamento dos nomes como era o desejo de Zufenhausen e Wolfsburg, apesar do êxito incontestável a nível mundial.

O 914 com uma linhas muito típicas e um tejadilho típico da formula “Targa” , que se desmonta-se e se aloja facilmente no porta bagagens traseiro, tornando-se assim um dos mais agradáveis “spiders” para descapotar / capotar.

A concepção geral foi muito pouco modificada ao longo da sua produção e a sua estética redesenhada somente nos pára-choques da frente e nos traseiros, em 1975, tornando-os mais aerodinâmicos e seguros, indo de encontro as normas de segurança norte-americanas, seu principal mercado de exportação.

Características técnicas

Motor - Volkswagem

Posição central á frente do eixo traseiro

Cilindrada - 1971 c.c.

Diâmetro / curso 94x71mm

Transmissão às rodas traseiras

Travões de disco nas quatro rodas

Caixa de 5 velocidades e marcha atrás, todas sincronizadas.

O meu encontro

Logo pela manhã, saímos de Vila Real e iniciamos a viagem de 185 km, na companhia do Fiat 850 Sport Coupé do Paulo Vaz de Carvalho e do Opel Manta do Rui Maldonado. O tempo previsto para a realização do percurso era de cerca de 1h e 55m.

Uma viagem em grupo, onde o Pedro nos ultrapassou na descida para a Régua, segundo as suas palavras “em ponto morto “ a 120 km /h, conforme o meu conta-quilómetros. Saudados por inúmeros automobilistas ao longo do trajecto, sendo de destacar o numeroso grupo de “motars” que se cruzou por nós, perto de Viseu.. Cerca do meio-dia chegamos a Aveiro e após de alguns enganos, encontramos finalmente o Jardim Oudinot.

Um encontro agradável, onde a boa disposição e o espírito de entreajuda esteve sempre presente em todos os mementos.

Durante a recepção foi então possível admirar os belos exemplares presentes, descobrir motores, ouvir estórias , emitir opiniões e realizar pequenos testes, num ambiente de descontracção desportivismo e consequente aprendizagem.

Encontramos velhos amigos e fizemos novos, entre eles o David Silva, que com muito cuidado e orgulho me mostrou o seu belo VW Porsche 914, após uma pormenorizada descrição do seu restauro.

A noite foi agradavelmente passada no Kartódromo de Oia, onde numa forma especial de encarar os clássicos, foi possível por à prova as mecânicas e mostrar os seus dotes de condução enquanto outros procuraram experimentaram novas sensações.

De salientar a visita á Vista Alegre, onde as mulheres por falta de tempo não poderem soltar os cordões á bolsa.

“Sorte a nossa”

Novamente o Jardim Oudinot serviu para continuar as conversas, saborear o lauto Pic-nic, posto á disposição de todos em pleno Jardim, antecedia o passeio da despedida, pela cidade de Aveiro.

No final, era bem visível no rosto dos participantes e acompanhantes, a sua alegria, boa disposição e o desejo de voltar novamente para o ano.

 

 

M Dinis


publicado por dinis às 13:28
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Mercedes Benz Roadster Pa...

. Ferrari Fórmula 1 - Um ol...

. Uma relíquia com o P de P...

. Aston Martin DB5 descapot...

. Azcona, Gene espera que a...

. Duesenberg Model J - Um o...

. Land Rover 109 - Um olhar...

. Ferrari 312 PB - Um olhar...

. Gabriele Tarquini pergunt...

. BMW Isetta - Um olhar sob...

. Fiat Abarth 2000 Pininfar...

. Jaguar Mark X  Sallon Cor...

. Morris Bull Nose 1923 Spo...

. O Azulinho de José Luis M...

. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...

. Abarth 1000 bialbero - Um...

. Voisin 17 CV "Carene".- U...

. Seat 850 Sport - Um olhar...

. James Bond 007 Aston Mart...

. Mc Laren M8 A can Am - Um...

. Siata Coupé Fiat 1500  - ...

. Panhard & Levassor 6 Cil ...

. Ford Capri 2900 Injection...

. Alfa Romeo Carabo Bertone...

. Toyota de You Only Live T...

. Ferrari 512 M Sunoco - Um...

. Alfa Romeo Canguru - Um o...

. Chevrolet Corvette Pininf...

. Jaguar E - Um olhar sobre...

. Renault AG Town Car 1910 ...

. Isso Grifo 7 Litre - Um o...

. Panther Bertone  - Um olh...

. Ford Mustang Rally «Spa S...

. Alfa Romeo P 33 Pininfari...

. Circuito de Vila Real 195...

. Cadillac El Dorado1967 - ...

. O Showman continua. Tom C...

. Mercedes SS Torpedo Fecha...

. A ler a Topos & Clássicos...

. DB Panhard  - Um olhar so...

. Maserati Quatro Porte - U...

. Tiago Monteiro O WTCR est...

. Vauxhall Cresta - Um olha...

. Porsche 917-10 Can Am 197...

. Vila Real 2021 WTCR

. Bentley Continental Sport...

. Jaguar E V 12  - Um olhar...

. Alfa Romeo 33 Protótipo "...

. Maserati Indy - Um olhar ...

. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...

.arquivos

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub