Isep Barchetta 00
Não é muitas vezes que deparamos com novos automóveis de corrida e muito menos projectados e construídos em Portugal.
Foi com grande surpresa que vi o novo protótipo, o Barchetta 00 a ser apresentado ao público no seu lugar de eleição, um circuito, em seu pleno funcionamento. Esta estreia coube ao Circuito da Boavista durante a realização da prova do Campeonato do Mundo de Turismo WTCC 2011.
Só tive pena de não o ver a dar uma voltinha na pista citadina, como bem merecia.
BARCHETTA – ISEP
No Boletim Informativo nº6 / 2008 do Instituto Superior de Engenharia do Porto
podia ler-se:
A NOSSA TECNOLOGIA ISEP.BI
BARCHETTA
NOVO PROJECTO ISEP/MUNDAUTO
QUASE PRONTO PARA COMPETIR
Chama-se Barchetta e é um automóvel de competição de dois lugares, mais leve e mais rápido do que o vencedor Fiat Uno 45. A nova criação do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto foi concebida para ser ela própria a origem de um novo troféu de competição. O desafio está lançado, os parceiros convencidos e o novo automóvel quase apto para correr nas pistas.
É mais um exemplo da cooperação entre docentes, alunos e empresas.
A ideia surgiu no final de um treino do Team ISEP/Mundauto para oChallenge Desafio Único no circuito de Braga, no final do ano passado.
Hoje, a Barchetta é um protótipo real quase pronto para ser experimentado.
O ambicioso projecto de uma equipa que envolve o Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP e a empresa Mundauto, liderada por
Luis Miranda Torres (ISEP) e José Leite (Mundauto), envolveu directamente, até à data, sete alunos do curso de Engenharia Mecânica.
Esta equipa conta ainda com a colaboração das empresas Alto-Perfis Pultrudidos Lda, BP Portugal SA, Interescape Lda e DBE Suspension Engineering.
Para Luís Miranda Torres, a Barchetta é, antes de mais, um exercício de integração e aplicação de conhecimentos de engenharia, no qual os alunos têm a oportunidade de trabalhar num cenário real. Mas a ambição vai mais além. Para além deste exercício, temos como objectivo homologar a Barchetta para uma competição do
Campeonato Nacional de Velocidade, criando um troféu de baixocusto, que se pode posicionar entre o Challenge Desafio Único e as restantes categorias existentes no panorama do Nacional de Velocidade, acrescenta o docente.
Neste momento, a equipa criadora da Barchetta encontra-se a desenvolver uma segunda versão do chassis, corrigindo alguns pontos em conformidade com a regulamentação da Fédération Internationale de LAutomobile (FIA) e da Federação Portuguesa de Automobilismoe Karting (FPAK).
A nova versão do chassis terá um novo desenho dos berços frontal e traseiro e uma solução mais evoluída no que diz respeito às suspensões, explica Luís Miranda Torres. Estas correcções, segundo o engenheiro, vão servir para uma homologação do automóvel para as futuras provas.
Depois do desenvolvimento desta segunda versão do chassis, segue-se a sua construção, acertos de pormenor na carroçaria, montagem de todos os componentes mecânicos, testes e instrução do processo de homologação e, depois sim, a Barchetta estará pronta para correr em cenários de verdadeira competição.
Dado que o objectivo último da Barchetta é a criação de um troféu de baixo custo, que se posicione entre o Desafio Único e as provas situadas nos escalões superiores, Luís Miranda Torres explica que o projecto tem sido desenvolvido de forma a permitir que este carro de corrida possa ser adquirido em kit e construído pelas equipas concorrentes de acordo com instruções de montagem, respeitando os regulamentos aplicáveis.
A técnica da engenharia
A construção da Barchetta integra dois tipos de elementos: uns reciclados e outros criados especificamente para este projecto. O chassis tubular em aço, incluindo os braços de suspensão, a carroçaria em fibra de vidro, o conjunto de pedais e o depósito de gasolina foi,segundo o docente responsável, concebido especialmente para a Barchetta. Os restantes componentes mecânicos são provenientes de automóveis usados sem valor comercial, neste caso, o Fiat Uno 45, entre eles o motor, a caixa de velocidades, a caixa de direcção, as mangas de eixo e os discos de travão.
Em termos técnicos, a Barchetta é um carro de corrida aberto com um chassis tubular que se insere na categoria II (automóveis decompetição), grupo E (fórmula livre) e classe 5 (até 1000 c.c.). Tem uma carroçaria em fibra de vidro, motor central de origem FIAT (modelo Uno 45), tracção traseira, travões de disco nas quatro rodas e suspensões com triângulos sobrepostos.
Tal como Luis Miranda Torres explicou ao ISEP.BI, a Barchetta é um carro de corrida para circuitos e rampas que usa a mesma mecânica dos modelos intervenientes no Challenge Desafio Único. A diferença está nos materiais usados na construção, sendo de esperar que o tempo por volta, em qualquer circuito, seja significativamente mais baixo do que o conseguido pelos melhores Fiat Uno, uma vez que é mais leve cerca de 200 kg, possui um centro de gravidade e uma distribuição de pesos mais favorável, para além de permitir mais afinações da geometria de suspensões, explicou o engenheiro.
Investigação fundamental para o desenvolvimento do ISEP
Para Luís Miranda Torres, todas as iniciativas e projectos ligados à investigação são fundamentais dado que promovem a aplicação de conhecimentos num cenário real e contribuem para o desenvolvimento da cultura técnica dos alunos. Além disso, promovem o desenvolvimento de uma visão integrada dos problemas, facto que é, para o engenheiro, fundamental no exercício de qualquer actividade de engenharia. Projectos como a Barchetta contribuem também para o desenvolvimento das suas capacidades de trabalho em equipa.
Outro aspecto importante é o facto de os alunos desenvolverem trabalho em colaboração com empresas, potenciando a sua colocação mercado de trabalho, como aliás tem acontecido, acrescenta odocente.
No Departamento de Engenharia Mecânica, a satisfação pelo sucesso da Barchetta é geral. Quanto a novos projectos, Luís Miranda Torres confessa que ideias não faltam, no entanto, é necessário concluir os projectos que estão a decorrer e depois partir para novos desafios.
Entretanto...
Começaram os testes do Projecto Barchetta 00
No início do mês de Agosto teve início o programa de desenvolvimento da Barchetta do ISEP no circuito Vasco Sameiro. Com o apoio do KIB/CAM, a pista de Braga, que reúne características muito interessantes para a realização dos testes dinâmicos, passou a ser o circuito oficial de desenvolvimento deste carro, o que permitirá chegar à fase da sua homologação, para provas de velocidade.
Pedro Matos, o responsável pelo desenvolvimento em pista do carro, registou tempos por volta muito próximos de 1 minuto e 40 segundos, o que deixou toda a equipa muito satisfeita.
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