Quinta-feira, 8 de Setembro de 2016

Jerez 30 – La Leyenda

Jerez 30 – La Leyenda
Novos máximos na pista andaluz

• 37 Equipas com presença garantida no Circuito de Jerez
• Grelha com excelentes automóveis para corridas repletas de fair-play
• Ford GT40, De Tomaso e quatro novos Mini são as estrelas da prova do Iberian Historic Endurance

A corrida do Iberian Historic Endurance é uma das principais atracções desportivas do Jerez 30 – La Leyenda, um evento de competição automóvel que se realiza no próximo fim-de-semana, 10 e 11 de Setembro, no circuito espanhol de Jerez de La Frontera, mais uma vez com a assinatura de qualidade organizativa da Race Ready. O entusiasmo em torno deste desafio é tal que a pista andaluza recebe a maior comitiva de sempre do Historic Endurance.

Quase quatro dezenas de verdadeiras relíquias da história do desporto automóvel reúnem-se pela mão dos seus apaixonados proprietários e pilotos para as sempre animadas corridas do Iberian Historic Endurance, desta vez integradas no Jerez 30 – La Leyenda. Entrando já na fase final de 2016, os gentlemen drivers juntam-se a pilotos profissionais para mais uma celebração da competição, desta vez no entusiasmante circuito andaluz de Jerez de La Frontera. Esta prova está integrada num vasto e rico programa competitivo que promoverá dois dias muito interessantes na pista e na fantástica região do Sul de Espanha.

No total, são 37 belíssimos automóveis, naquele que é um novo máximo de inscritos para uma corrida do Iberian Historic Endurance em Jerez, com pilotos provenientes de sete países. Espanha e Portugal são as nações mais representadas, mas há concorrentes da Bélgica, da Colômbia, da Alemanha, Suiça e Chile. O parque automóvel volta a apresentar grande qualidade, com particular destaque para os Ford GT40, De Tomaso Pantera e Jaguar E. Mas o Historic Endurance não vive só de carros milionários. Acima de tudo, são automóveis que motivem a paixão de cada piloto individualmente. Nesse campo, a organização recebeu a inscrição de quatro formações espanholas com novos Mini, naquela que é, também, a maior comitiva do popular modelo britânico em provas do IHE e favoritos ao Index Performance Cuervo y Sobrinos.

Para o responsável do Jerez 30 – La Leyenda, Diogo Ferrão, esta vai ser uma fantástica reunião de apaixonados pelos automóveis. “É sempre com satisfação que viajamos para Jerez de la Frontera. Para além da habitual ansiedade de saber como vão ser as corridas e quem vai ganhar, temos a certeza que vamos passar fora da pista grandes momentos. Nenhuma cidade recria melhor o espírito Gentlemen Drivers do que Jerez, sempre com animados jantares e convívios entre amigos. Muitos que vêm, apenas, para acompanhar aqueles que têm a sorte de participar. É o conceito Iberian Historic Endurance no seu melhor”, afirmou.

Foto de Race Ready by Diogo Ferrao Historic Racing.
 
 

A preparar para Jerez de la Frontera

Foto de Fernando Soares.
 
 

Equipa preparada para treinos

Foto de Fernando Soares.
 
1ª corrida em Jerez, 2° lugar Históricos 71. 
 
 
Primeira corrida não deu para acabar o motor teve um problema, mas está resolvido agora, amanhã há mais...
 

 

 
 
 

Jerez 30 – La Leyenda

Primeira corrida muito quente


· Volte face final dá vitória a Jorge Lopez na categoria H1976

· Corrida disputada sem incidentes e com grande desportivismo por todas as equipas

· Lara/Bellmont vencem 1300cc e lideram Index Performance na estreia do Mini

O primeiro dia do Jerez 30 – La Leyenda acabou da melhor forma com uma emocionante corrida do Iberian Historic Endurance. Mais de 35 equipas formaram uma grelha valiosa e variada que proporcionou confrontos entusiásticos e levou à definição do vencedor até à última volta.

As corridas do Historic Endurance regressaram, neste fim-de-semana, às pistas, em particular ao Circuito de Jerez. Mais de 35 formações apresentaram-se no traçado espanhol para mais uma jornada da conceituada competição de automóveis clássicos organizada pela Race Ready. Quase seis dezenas de pilotos, a maioria gentlemen drivers, puseram-se à prova nesta exigente pista e o resultado foi uma corrida disputada com indefinição até ao fim.

Durante a qualificação, Francisco Albuquerque colocou o seu nome no topo da tabela de tempos. O piloto português tirou partido do icónico Ford GT40 preparado pela ASM Team e estabeleceu a melhor marca à frente dos espanhóis Lopez/Rodriguez, que correm com um Porsche 911 3.0 RS. Os primeiros de H1971 foram Ferreira/Pina Cardoso em Ford Escort RS1600.

A fechar o programa competitivo deste primeiro dia de Jerez 30 – La Leyenda, realizou-se a primeira de duas corridas do Historic Endurance no traçado situado na Andaluzia. Foram 50 minutos de resistência cheios de reviravoltas na classificação em que os pilotos tinham de dar o seu melhor sem cometer erros na pista e na troca de pilotos que implicassem perda de posições.

O primeiro golpe de teatro aconteceu logo na partida. O detentor da pole teve um problema de transmissão quando o leading car ser preparava para dar início à corrida. Assim, o primeiro líder foi a dupla Briones (Chile)/Horm (Alemanha). No entanto, à terceira volta, o carro preparado pela Garagem Aurora Lopez/Rodriguez, passou para o comando, ganhando distância para o pelotão constituído pela equipa chileno-alemã, por Jorge Lopez, por Bastos Rezende/Pais do Amaral e por Botero/Orjuela (Colômbia).

A meio da corrida, foi a vez da dupla Lopez/Rodriguez abandonar, deixando o caminho livre para a vitória nos H1976 para a equipa Bastos Rezende e Pais do Amaral. Mas surgiu novo volte face exactamente na última volta com o Porsche da dupla portuguesa a perder rendimento, o que permitiu a Jorge Lopez vencer Em terceiro ficou a formação local de pai e filho, Sanchéz Alcalá..

“Foi uma corrida muito intensa e dura. Grande confronto com o Pedro Bastos Rezende e o Miguel Pais do Amaral. Não esperava poder passá-los, mas quando eles começaram a perder tempo, aproveitei a oportunidade”, contou o vencedor Jorge Lopez após a cerimónia de pódio.

Nos H1965, com a desistência do super favorito Ford GT40, Carlos Cruz, em Jaguar E, e Carlos Barbot, em Lotus Elan 26R, ultrapassaram-se várias vezes até dez minutos do fim da corrida. Nesse momento, o Jaguar E acabou por desistir. João Teves Costa e Francisco Formosinho Sanchez ficaram em segundo com o único Lotus Seven presente nesta jornada. Luís Sousa Ribeiro também obteve um resultado marcante pois pela primeira vez conseguiu chegar aos três melhores com o Ford Cortina Lotus.

Entre os H1971, a discussão foi renhida mas Francisco Pinto imiscuiu-se numa grelha com modelos muito variados, em que havia Porsche, Ford ou Alfa Romeo e impôs o seu BMW 2002 para ser o quinto da uma hipotética classificação absoluta. O piloto foi secundado por Miguel Vaz e Fernando Soares que, apesar de disporem de um menos potente Datsun 1600 SSS 510, bateram adversários como José Carvalhosa e Piero Dal Maso que colocaram o Porsche no terceiro posto.

A competição reservada aos modelos com motores até 1300cc, com quatro Minis de equipas espanholas que faziam a sua estreia no Historic Endurance animou o público presente. Foi ganha pela dupla catalã, Muset Lara/Bellmont que não escondeu a satisfação “de vencer na estreia do carro. Esta competição é espectacular”, afirmou Muset Lara após as celebrações no pódio regadas com muito champanhe. Esta equipa encontra-se, também, na frente do Indez Performance Cuervo y Sobriños.

Amanhã está reservada a segunda corrida do programa do Iberian Historic Endurance integrada no Jerez 30 – La Leyenda.

Programa Historic Endurance (Hora de Espanha +1 que em Portugal Continental)
Domingo, 11 de Setembro de 2016
13h10 – 14h00 – Corrida 2

Foto de Race Ready by Diogo Ferrao Historic Racing.
Race Ready by Diogo Ferrao Historic Racing

 

2ª corrida com muito calor , mas conseguimos mais um pódio.
Grande Datsun

 

 

 

Fernando Soares

 

 

 Segunda corrida, correu bem a rodar o motor suplente para as restantes provas do CNacional, 50 minutos sem problemas.

João KGhia

 Foto de Race Ready by Diogo Ferrao Historic Racing.

Jerez 30 – La Leyenda
Clássicos dão espectáculo

• Convidados colombianos Botero/Orjuela vencem à frente de Briones/Horm
• Mais de uma centena de ultrapassagens durante a corrida
• Muset Lara/Bellmont conquistam Index de Performance Cuervo y Sobriños

Foi com uma corrida espectacular, cheia de glamour e indefinida até ao fim, que se concluiu mais uma jornada da conceituada organização de automóveis clássicos, o Iberian Historic Endurance, no icónico Circuito de Jerez. Houve emoção, tensão, discussões intensas e muita festa no final. Tudo vivido no melhor espírito de quem é apaixonado por automobilismo.

O fim-de-semana começou com uma sessão de treinos cronometrados em que Francisco Albuquerque se fez valer do carismático Ford GT40 para obter a pole-position entre os H1965. Nos H1976, o Porsche de Lopez/Rodriguez revelou-se mais rápido, enquanto em H1971, a dupla lusa Ferreira/Pina Cardoso colocou o Ford Escort RS1600 na primeira posição. Entre os 1300cc, os Mini espanhóis que se apresentaram pela primeira vez na competição mostraram que são sérios candidatos aos triunfos, com destaque para a volta rápida de Muset Lara/Bellmont que fizeram a pole.

Com a grelha definida, o primeiro dia de competição encerrou as hostilidades após uma intensa e exigente corrida de 50 minutos. Foram vários os protagonistas, numa sessão cheia de reviravoltas e ultrapassagens, mas em que o desportivismo e o respeito em pista prevaleceram. Francisco Albuquerque, favorito à partida, não chegou a arrancar devido a problemas de transmissão no seu carro. Perante este acontecimento, várias formações se alistaram para subir ao primeiro posto. Foram os casos de Briones (Chile)/Horm (Alemanha), que ocuparam essa posição de imediato, mas também Lopez/Rodriguez que pressionaram os seus adversários até passarem para a frente. Contudo, e devido a um problema técnico, a equipa espanhola foi obrigada a desistir. Bastos Rezende/Pais do Amaral assumiram o comando já depois de se terem superiorizado a Jorge Lopez, que se atrasou após pião. No entanto, também a dupla lusa teve problemas no Porsche e Lopez, que já se tinha resignado à segunda posição, subiu a primeiro na derradeira volta para vencer esta emocionante corrida.

Nos H1965, Carlos Barbot, em Lotus Elan 26R, capitalizou com a vitória, o abandono de Francisco Albuquerque depois de se terem ultrapassado mutuamente enquanto estiveram os dois em prova. Nos H1971, a discussão foi renhida mas Francisco Pinto impôs o seu BMW 2002 numa categoria muito eclética. Na competição reservada aos modelos com motores até 1300cc, Muset Lara/Bellmont tiveram a melhor estreia possível e assumiram a liderança do Index Performance Cuervo y Sobriños.

No segundo confronto do fim-de-semana, quem esteve presente no Circuito de Jerez assistiu a uma verdadeira homenagem às corridas de automóveis. Com a pista mais suja e quente do que na véspera, as equipas sentiram mais dificuldades para tirar partido dos automóveis.

As equipas convidadas, uma proveniente da Colômbia, Botero/Orjuela e a outra formada por Briones (Chile)/Horm (Alemanha), andaram sempre na discussão pelo primeiro lugar, com várias trocas de posições. A estas juntaram-se os Porsche de Jorge Lopez, de Bastos Rezende/Pais do Amaral e de Zorrilla/Moreno que, até à troca de pilotos, andaram sempre muito próximos uns dos outros e protagonizaram ultrapassagens vistosas. Além deste quinteto, Francisco Pinto também se imiscuiu na “guerra” durante as primeiras voltas. Mas perdeu o contacto e acabou por fazer a sua própria corrida.

Já na segunda metade da prova, Briones/Horm estabilizaram na frente e foram os primeiros a ver a bandeira de xadrez. Contudo, uma penalização relegou-os para segundo e deu a vitória, entre os convidados, a Botero/Orjuela. Nos H1976, Jorge Lopez voltou a ser o mais feliz. “Foi uma vitória dura mas que soube muito bem. Tive de me aplicar a fundo e cheguei a sair de pista. Não podia terminar melhor o fim-de-semana”, explicou. Já Bastos Rezende/Pais da Amaral fizeram segundo muito perto do vencedor e levaram a definição de quem iria ganhar mesmo até à última volta. Ficaram a três segundos numa corrida de 50 minutos. Zorrilla/Moreno completaram este pódio.

Francisco Pinto voltou a ser o melhor dos H1971 com o BMW com a original decoração branca e verde, depois do triunfo alcançado na véspera. O português protagonizou um duelo intenso com o Lotus Elan de Carlos Barbot até este ser forçado a parar. Assim, foi acompanhado no pódio por Gutierrez/Steuer, que ficaram em segundo, e por Miguel Vaz e Fernando Soares, que chegaram ao terceiro posto com o agressivo Datsun SSS. Teves Costa e Formosinho Sanchez destacaram-se entre os H1965, não sem antes terem réplica de Luís Sousa Ribeiro. O piloto do Ford Cortina voltou ao pódio, tal como na corrida de sábado. António Torres da Silva, fechou o pódio nesta categoria.

O Index de Performance Cuervo y Sobriños voltou a ser extremamente disputado e, no final, houve caras novas entre os vencedores. O Mini preparado pela Cars by Simon e pilotado por Muset Lara/Bellmont voltou a destacar-se com uma corrida muito consistente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado. Para a estreia, obter duas vitórias no fim-de-semana foi o melhor que podíamos fazer”, disse um dos pilotos. O bom desempenho valeu a vitória entre os 1300cc, categoria em que a equipa sentiu dificuldades no início para se distanciar de Francisco Gonzalez. Este acabou por ficar em terceiro depois de sentir problemas na segunda parte da corrida. António Escalante herdou a segunda posição.

O Iberian Historic Endurance prepara-se, agora, para ir pela primeira vez a Portugal. É entre os dias 27 e 30 de Outubro, durante o Algarve Classic Festival, que se realiza no Autódromo Internacional do Algarve.

Race Ready by Diogo Ferrao Historic Racing

 

Algumas voltas à pista em Jerez na segunda corrida com partida largada. Tivemos um problemazinho no motor no primeiro dia e como nem eu nem o Rui Alberto Caravela somos mecânicos não conceguimos resolver. Para não dar a viagem como perdida, trocamos nas calmas para o segundo motor porque trocar é fácil. O segundo motor nunca tinha rodado fizemos então uma rodagenzinha para o resto das provas do ano. Em ritmo lento, não passando das 4200RPM tive sempre á perna os lindos Minis... Fiz os 50 minutos parando a meio para ver o óleo, uma seca andar a passear enquanto os outros correm... mas foi descontarido e sempre muito divertido.

João KGhia

 

 

 


publicado por dinis às 19:03
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Racing Weekend Vila Real ...

. Race In Peace. WTCC 2005-...

. 99º Encontro de Clássicos...

. WTCR FIA World Touring Ca...

. WTCR Vila Real 2018

. 99º Encontro de Clássicos...

. Spa e Vila Real

. Parabéns Pedro Lamy

. FIA WTCR 2018

. Macau Grand Prix FIA GT ...

. João Barbosa venceu as 24...

. GP Comunidade Valenciana

. Highlands 501

. Chevron B 19 John Bamford...

. De corrida com matricula ...

. 98º Encontro de Clássicos...

. McLaren M8C #70-01- Vila ...

. 98º Encontro de Clássicos...

. Candy de Tomaso Pantera G...

. "...nos rastos do..." Mas...

.arquivos

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.Estatísticas

genius stats



SAPO Blogs

.subscrever feeds