Competição termina em Misano com posições a definir
Lugares no pódio final ainda em aberto
O Troféu 500 Assetto Corse Portugal, cumpre nos dias 2, 3 e 4 de Outubro, a sua quinta e derradeira jornada, no circuito italiano de Misano, naquela que foi uma temporada em que a internacionalização foi a nota dominante, e uma aposta ganha por parte de Jorge Rodrigues, responsável pela organização da competição.
Depois da passagem por Braga e Vila Real, em solo nacional, o Troféu 500 Assetto Corse Portugal, já passou por Spa-Francorchamps, na Bélgica, Imola em Itália, terminando agora com mais uma etapa transalpina no Misano World Circuit - Marco Simoncelli.
Manuel Pedro Fernandes é já o virtual campeão, mas nem por isso esta etapa deixará de ter pontos de interesse na luta pelos lugares seguintes que ainda estão em aberto.
Nuno Cardoso, campeão em 2013 é, nesta altura, o segundo classificado, depois de já ter vencido este ano uma vez, neste caso, em Vila Real. O piloto de Vila das Aves tem apenas dois pontos de avanço sobre José Carlos Pires. Este último, está a ter uma parte final de época forte, vencendo três corridas seguidas, das oito realizadas no total. A luta pelo segundo lugar promete, tal como para os lugares seguintes.
Bernardo Gonzalez é quarto, tem nesta altura mais sete pontos que José Rodrigues. Estes dois pilotos ainda têm possibilidades de ascender ao segundo lugar, embora não dependam apenas de si para isso suceder. No entanto, a luta pontual entre os dois também se apresenta como um foco de interesse, mais que não seja, na disputa pela terceira posição final.
Depois, assiste-se ao regresso de José Manuel Pires e Francisco Carvalho, ausentes em algumas provas. Quer um, quer o outro, já subiram ao pódio este ano e com apenas três pontos entre eles de diferença, a luta também se espera animada.
O programa começa no dia 2 de Outubro com uma sessão de treinos livres agendada para as 17h20. No dia seguinte, os treinos cronometrados começam às 10h40. Ainda no sábado, a primeira corrida está marcada para 18h30. Por fim, a segunda corrida será no domingo, às 16h20.
Treinos Cronometrados - Troféu 500 AC Portugal
Circuito de Misano - Itália
1º José Rodrigues, 1m56,796s; 2º José Carlos Pires, 1m57,003s: 3º Nuno Cardoso, 1m57,725s; 4º Bernardo Gonzalez, 1m58,789s.
1ª Corrida - Troféu 500 AC Portugal – Disputada à noite
Circuito de Misano - Itália
1º José Carlos Pires; 2º Bernardo Gonzalez; 3º José Rodrigues; 4º Nuno Cardoso
2ª Corrida - Troféu 500 AC Portugal
Circuito de Misano - Itália
1º José Rodrigues; 2º Nuno Cardoso; 3º José Carlos Pires; 4º Francisco Rodrigues.
José Carlos Pires e José Rodrigues foram os vencedores em Misano
O Troféu 500 Assetto Corse Portugal, cumpriu a sua derradeira jornada no circuito de Misano, em Itália, com José Carlos Pires e obter mais uma vitória, na primeira corrida, enquanto na segunda, foi José Rodrigues a levar a melhor. Pires foi penalizado na segunda corrida, depois de ter liderado de início a fim.
Na primeira corrida, com a particularidade de ter sido à noite, José Rodrigues aproveitou bem o fato de largar da primeira posição para se colocar na frente. Logo a seguir vinha José Carlos Pires e Bernardo Gonzalez. Nuno Cardoso sofreu um toque logo no arranque e desistiu mais tarde com o intercooler danificado.
No final da primeira volta o «Safety-Car» entrou em pista, e no reatamento, Rodrigues e Pires lutavam metro a metro pela liderança, com estes dois pilotos a serem mesmo os melhores entre os concorrentes do Troféu 500 Europeu.
Com sete voltas decorridas, o «Safety-Car» volta a entrar em ação, depois de mais um acidente, e no recomeço, faltavam três voltas para terminar, José Carlos Pires chega à liderança, mas José Rodrigues nota que o seu carro começa a perder rendimento. Este problema, que se traduziu num furo pequeno na radiador, depois dos toques no arranque da corrida, veio mesmo a implicar a desistência do piloto de Braga. José Pires limitou-se depois a segurar o primeiro posto e a conquistar mais uma vitória: “Foi uma boa corrida para mim, depois de uma boa partida, pois tive uma boa opção de arrancar por fora ao contrário de alguns adversários. Ganhei algumas posições e disputava o lugar com o José Rodrigues. Atrás de nós vinham alguns pilotos do Troféu 695 que não facilitavam e forçavam a passagem. Um deles capotou quando tentava passar-me e eu desviei-me bem. No reatamento, consegui passar o José Rodrigues e fui até ao final em primeiro”, esclareceu.
Bernardo Gonzalez, ficou com o segundo lugar, depois de andar sempre no grupo dos portugueses, ou seja, no topo da corrida. O piloto de Lisboa viu a oportunidade de chegar ao lugar intermédio do pódio e não a desperdiçou. José Rodrigues, apesar de cumprir apenas oito voltas, ainda foi terceiro classificado.
Na segunda corrida, José Carlos Pires arrancou muito bem e esteve na liderança até ver a bandeira de xadrez. Contudo, não venceu a prova pois sofreu uma penalização de 25 segundos, que lhe retirou o triunfo nacional e europeu: “Entenderam que eu cortei muito as bermas numa parte da pista e penalizaram-me. De qualquer forma, sou segundo na classificação final do Troféu”, esclareceu o piloto que ainda foi terceiro da corrida.
Com os danos da primeira corrida reparados, José Rodrigues voltou à ação para terminar a vencer. Sempre seguido por Nuno Cardoso, os dois pilotos tentaram ao longo da prova ir ganhando posições em termos gerais e isso foi conseguido. Na parte final, Rodrigues conseguiu alguma vantagem que permitiu gerir: “Estou muito satisfeito com esta minha primeira vitória. Já não contava correr hoje, mas a equipa V-Action conseguiu recuperar o meu carro e dou-lhes os meus parabéns. Venci porque o José Carlos Pires foi penalizado, mas tive hoje a sorte que não tive na primeira corrida”, disse no final.
Nuno Cardoso fechou as presenças no pódio, depois de ter quase sempre andado perto de José Rodrigues. O piloto de Vila da Aves confirmou a terceira posição da classificação geral.
Já Francisco Rodrigues, que partilhou o carro com Bernardo Gonzalez, ficou com a quarta posição, tendo sofrido um toque logo nos primeiros metros da corrida que o atrazou.
A classificação final do Troféu 500 Assetto Corse Portugal é a seguinte:
1º Manuel Pedro Fernandes, 175 pontos; 2º José Carlos Pires, 153; 3º Nuno Cardoso, 131; 4º José Rodrigues, 125; 5º Bernardo Gonzalez, 121.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault Laguna Spyder Con...
. Maserati 300S LM 1955 Per...
. Peugeot 106 XSi - Um olha...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. Ferrari 375 Plus - Um olh...
. Bugatti Atlantic 57 SC - ...
. Dino Ferrari - Um olhar s...
. Joaquim Coelho da Rocha S...
. Ferrari 750 Monza - Um ol...
. 173º Encontro de Clássico...
. BMW V12 LMR - Um olhar so...
. Ford Sierra RS Cosworth 4...
. Chrysler Town & Country 1...
. Ferrari 166 MM spyder str...
. Mercedes Benz CLK GTR - U...
. Fiat Bravo - Um olhar sob...
. Citroen 2CV /Bimoteur - U...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Leonel Moreira Meireles M...
. Opel Omega 3000 24v Evo 5...
. Bugatti EB 110 - Um olhar...
. Renault Dauphine 1093 - U...
. 173º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt Tiger - Um ...
. Ferrari 166 MM Coupé 195 ...
. BMW M3 DTM - Um olhar sob...
. Porsche 935 K3 - Um olhar...
. Last Race of Keke Rosberg...
. Mini Cooper S - Um olhar ...
. Morris Cooper S - Um olha...
. 172º Encontro de Clássico...
. Sauber Mercedes C9 - Um o...
. BMW 320 Gr 5 - Um olhar s...
. Karmann Ghia conversível ...
. Ferrari 330P4 Spyder - Um...
. Ford V8 1935 - Um olhar s...
. Chevrolet Impala Daytona ...
. 53° Circuito Internaciona...
. Chevrolet Corvette- Um ol...
. 172º Encontro de Clássico...
. Messerschmitt KR 200 - Um...
. Chevrolet Lumina ou Buick...